Melhores Destinos
Lençóis Maranhenses
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Pontos turísticos nos Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses atraem os turistas especialmente pelas lindas lagoas de água doce em meio às dunas. O cenário é deslumbrante e único no mundo, por isso vale cada minuto dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Apesar de as lagoas serem o principal foco do turismo na região, os Lençóis convidam a aproveitar outros belos cenários, como praias, rios, mangues e povoados aconchegantes. Não será fácil escolher quais pontos turísticos conhecer e, acredite, as centenas de lagoas do Parque Nacional não são iguais. Sendo assim, quanto mais, melhor! 

Circuito-lagoa-das-emendadas

Ao visitar os Lençóis Maranhenses, invista em uma viagem de, no mínimo, cinco dias. O ideal, entretanto, são dez dias divididos entre as três principais bases: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. E se o tempo e a disposição física permitirem, a melhor pedida é a travessia a pé pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com trajeto que leva de três a cinco dias e passa pelos mais incríveis cenários e povoado isolados que podem ser conhecidos apenas caminhando.

Vale lembrar que a paisagem dos Lençóis Maranhenses muda durante todo o ano. A temporada de chuvas vai de janeiro a junho e atinge o auge nos meses de fevereiro a maio, sendo que de junho a agosto as lagoas estão cheias e quase não chove, esse é o período ideal para a viagem. Depois de setembro, a chance de encontrar as lagoas vazias é bem grande, isso porque, em novembro e dezembro, ver água é coisa rara. A depender da chuva durante o ano, as lagoas podem encher muito ou pouco. Como as dunas são mutáveis, dificilmente o mesmo cenário se repetirá. Sendo assim, não se apegue tanto ao desejo de ir a uma ou outra lagoa com renome. Na sua vez, as porções de água mais belas poderão ser outras. Veja mais sobre quando ir ao Lençóis Maranhenses para ver a paisagem no auge da beleza.

Circuito-lagoa-das-emendadas

Muitos turistas chegam aos Lençóis Maranhenses sem saber a real dimensão do lugar ou mesmo sem ter ideia da diversidade de lagoas. Acredite, elas não são todas iguais. Há lagoas de água verde, outras, azuis e há até as multicoloridas. Tem lagoa bem rasa e outras com cinco metros de profundidade. Só tem uma coisa comum a todas elas: a água é sempre deliciosa! Prepare-se para banhos revigorantes após caminhar nas dunas. São 155 mil hectares de beleza só na área do Parque Nacional. Um verdadeiro e grandioso paraíso!

A melhor maneira de percorrer os principais pontos turísticos dos Lençóis Maranhenses é fazendo um dos passeios disponíveis nas principais cidades de hospedagem. O serviço é oferecido por diversas empresas e os roteiros variam entre meio dia e dia inteiro. Os valores também diferem, mas os passeios mais simples e populares têm custo médio de R$ 50 e o mais caro, o sobrevoo dos Lençóis Maranhenses, tem custo de R$ 350 por pessoa. A oferta de passeios é bem grande e, para quem tem pouco tempo, será preciso priorizar as melhores atrações. Neste post, você poderá conferir os principais atrativos de cada uma das regiões dos Lençóis Maranhenses e, para ajudar a decidir qual deles escolher, preparamos um tópico especial com detalhes sobre os passeios nos Lençóis Maranhenses.

Atins-e-canto-de-atins

Pontos turísticos de Barreirinhas

Barreirinhas é a principal base para quem se hospeda nos Lençóis Maranhenses e também onde estão os pontos turísticos mais famosos. As principais lagoas a serem visitadas por quem está em Barreirinhas são o Circuito Lagoa Azul e o Circuito Lagoa Bonita. Cada uma delas oferece, ao redor, várias outras porções de água e, a depender da temporada de chuva, lagoas até mais bonitas que as famosas. As duas são apenas pontos de referência para as rotas de passeio.

Circuito-lagoa-bonita

Quem faz o passeio para a Lagoa Azul tem como opções no roteiro a Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa da Paz e Lagoa do Peixe. Já no circuito Lagoa Bonita, os viajantes encontrarão também a Lagoa do Maçarico e a Lagoa do Clone. Porém, é importante dizer que há lagoas para todos os lados em todos os passeios. Quase nenhuma delas tem nome. Não se apegue tanto às nomenclaturas e aproveite o banho onde achar mais bonito. Para quem visita Barreirinhas fora da temporada de cheia das lagoas, a opção de passeio é a Lagoa da Esperança, que é perene e nunca perde a água. Esse passeio não é comum de ser encontrado na temporada da cheia, mas salva a visita de quem vai na seca.

Circuito-lagoa-azul

Além dos circuitos das lagoas, em Barreirinhas também é possível fazer a rota pelo Rio Preguiças, que leva aos povoados de Mandacaru, Vassouras e Caburé. Durante o passeio, as principais atrações são as lagoas dos Pequenos Lençóis, em Vassouras; o Farol Preguiças, em Mandacaru e a bela Praia do Caburé. Tudo no mesmo passeio, que acontece de lancha. Vale também experimentar o tour de quadriciclo de Barreirinhas até Caburé, passando pelos Pequenos Lençóis e à beira-mar. Outro ponto turístico que atrai visitantes é o povoado da Cardosa, onde o Rio Formiga serve de entretenimento para quem encara o divertido boia cross. Vale o passeio, especialmente para quem precisa descansar do sobe e desce nas dunas.

Cabure-vassouras-e-mandacaru-de-lancha-ou-quadriciclo

Pontos turísticos de Atins

Atins é um povoado descolado, localizado entre o mar, o Rio Preguiças e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Atins pode ser visitado em um passeio de um dia a partir de Barreirinhas, mas temos a certeza de que, ao chegar por lá, sua vontade vai ser de ficar, por isso, organize-se para passar ao menos duas noites na região. A maior vantagem de Atins é oferecer atrações que não exigem dos turistas a contratação de passeios.O povoado é ideal para quem quer descansar sem pressa ou obrigações a cumprir.

Atins-e-canto-de-atins

A principal atração de Atins é a praia, que está localizada na foz do Rio Preguiças. O mar é calmo, a paisagem linda e o pôr do sol daqueles inesquecíveis. Como se não bastasse, o vento atrai esportistas praticantes de kitesurf, que dão um colorido a mais ao mar. Um pouco mais adiante, a praia ganha o nome de Canto de Atins e oferece um dos ambiente mais isolados e encantadores dos Lençóis Maranhenses. Mas se lagoas forem o grande objetivo da viagem, não há com o que se preocupar: saindo de Atins, será possível fazer passeios para a Lagoa Tropical e Lagoa da Lorena e também para a Lagoa das Sete Mulheres e Lagoa da Capivara. Se a disposição estiver grande, dá até para ir caminhando pela beira-mar até chegar às lagoas e curtir uma porção de água doce sem ninguém. Um paraíso sonhado por muitos!

Atins-e-canto-de-atins

Pontos Turísticos de Santo Amaro

Santo Amaro pode não ter a fama de Barreirinhas, mas certamente não falta beleza à região que cerca essa pequena cidade dos Lençóis Maranhenses. Ainda pouco explorada pelo turismo, Santo Amaro é um paraíso onde estão as mais belas lagoas do circuito principal de hospedagens na região. E não há como negar isso. Sendo assim, pense seriamente em ficar ao menos duas noites por lá.

As principais atrações de Santo Amaro são as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que estão quase dentro da cidade, tamanha a proximidade. Só isso já seria motivo suficiente para tornar Santo Amaro parada obrigatória, mas, além da facilidade de acesso, Santo Amaro é também um espetáculo de beleza. Para ir direto às lagoas mais impressionantes, faça o passeio para a Lagoa das Emendadas. O trajeto é realizado em grande parte a pé, somando quatro horas entre caminhadas e banhos. Vale cada segundo do esforço e o cenário é mesmo deslumbrante!

Santo-amaro-do-maranhao

As lagoas mais acessíveis entre os passeios de Santo Amaro são a Lagoa da Andorinha e a Lagoa da Gaivota. Nos dois casos, o carro chega praticamente à beira das lagoas e elas estão tão próximas da cidade que são acessíveis a pé com pouco mais de uma hora de caminhada. Vale a pena fazer o passeio ao entardecer. É espetacular! Mais afastadas, estão a Lagoa do Espigão e Lagoa da Betânia, que contam também com um povoado e restaurante para almoço, o que permite um passeio de dia inteiro com pôr do sol. Outra opção de tour é a Lagoa América, que tem travessia de barco em meio a um belo alagado, o que já torna o passeio uma opção diferente dos percursos comuns em 4x4.

Santo-amaro-do-maranhao

A partir de Santo Amaro, também é possível ir até à Praia da Travosa, onde há uma pequena comunidade pesqueira. A praia está entre o mar e as dunas, formando um lindo cenário. O passeio não é muito comum entre os turistas e poderá não ser fácil conseguir grupo para ir até lá.

Queimada dos Britos e Barra Grande

Os dois povoados estão localizados dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, sendo conhecidos por terem as mais belas paisagens dos Lençóis. Chegar até lá não é tarefa fácil e nem para um dia apenas. Para ir às regiões isoladas, chamadas de Zona Primitiva, serão necessários de três a cindo dias de caminhada. O passeio está entre os melhores dos Lençóis, mas exige preparo físico e disponibilidade de tempo. Veja mais sobre a travessia dos Lençóis Maranhenses.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Lençóis Maranhenses