Lençóis Maranhenses

Pontos turísticos nos Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses atraem os turistas especialmente pelas lindas lagoas de água doce em meio às dunas. O cenário é deslumbrante e único no mundo, por isso vale cada minuto dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Apesar de as lagoas serem o principal foco do turismo na região, os Lençóis convidam a aproveitar outros belos cenários, como praias, rios, mangues e povoados aconchegantes. Não será fácil escolher quais pontos turísticos conhecer e, acredite, as centenas de lagoas do Parque Nacional não são iguais. Sendo assim, quanto mais, melhor! 

Circuito-lagoa-das-emendadas

Ao visitar os Lençóis Maranhenses, invista em uma viagem de, no mínimo, cinco dias. O ideal, entretanto, são dez dias divididos entre as três principais bases: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. E se o tempo e a disposição física permitirem, a melhor pedida é a travessia a pé pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com trajeto que leva de três a cinco dias e passa pelos mais incríveis cenários e povoado isolados que podem ser conhecidos apenas caminhando.

Vale lembrar que a paisagem dos Lençóis Maranhenses muda durante todo o ano. A temporada de chuvas vai de janeiro a junho e atinge o auge nos meses de fevereiro a maio, sendo que de junho a agosto as lagoas estão cheias e quase não chove, esse é o período ideal para a viagem. Depois de setembro, a chance de encontrar as lagoas vazias é bem grande, isso porque, em novembro e dezembro, ver água é coisa rara. A depender da chuva durante o ano, as lagoas podem encher muito ou pouco. Como as dunas são mutáveis, dificilmente o mesmo cenário se repetirá. Sendo assim, não se apegue tanto ao desejo de ir a uma ou outra lagoa com renome. Na sua vez, as porções de água mais belas poderão ser outras. Veja mais sobre quando ir ao Lençóis Maranhenses para ver a paisagem no auge da beleza.

Circuito-lagoa-das-emendadas

Muitos turistas chegam aos Lençóis Maranhenses sem saber a real dimensão do lugar ou mesmo sem ter ideia da diversidade de lagoas. Acredite, elas não são todas iguais. Há lagoas de água verde, outras azuis e há até as multicoloridas. Tem lagoa bem rasa e outras com cinco metros de profundidade. Só tem uma coisa comum a todas elas: a água é sempre deliciosa! Prepare-se para banhos revigorantes depois de caminhar nas dunas. São 155 mil hectares de beleza só na área do Parque Nacional. Um verdadeiro e grandioso paraíso!

A melhor maneira de percorrer os principais pontos turísticos dos Lençóis Maranhenses é fazendo um dos passeios disponíveis nas principais cidades de hospedagem. O serviço é oferecido por diversas empresas e os roteiros variam entre meio dia e dia inteiro. Os valores também diferem, mas os passeios mais simples e populares têm custo médio de R$ 50 e o mais caro, o sobrevoo dos Lençóis Maranhenses, tem custo de R$ 350 por pessoa. A oferta de passeios é bem grande e, para quem tem pouco tempo, será preciso priorizar as melhores atrações. Neste post, você poderá conferir os principais atrativos de cada uma das regiões dos Lençóis Maranhenses e, para ajudar a decidir qual deles escolher, preparamos um tópico especial com detalhes sobre os passeios nos Lençóis Maranhenses.

Atins-e-canto-de-atins

Pontos turísticos de Barreirinhas

Barreirinhas é a principal base para quem se hospeda nos Lençóis Maranhenses e também onde estão os pontos turísticos mais famosos. As principais lagoas a serem visitadas por quem está em Barreirinhas são o Circuito Lagoa Azul e o Circuito Lagoa Bonita. Cada uma delas oferece, ao redor, várias outras porções de água e, a depender da temporada de chuva, lagoas até mais bonitas que as famosas. As duas são apenas pontos de referência para as rotas de passeio.

Circuito-lagoa-bonita

Quem faz o passeio para a Lagoa Azul tem como opções no roteiro a Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa da Paz e Lagoa do Peixe. Já no circuito Lagoa Bonita, os viajantes encontrarão também a Lagoa do Maçarico e a Lagoa do Clone. Porém é importante dizer que há lagoas para todos os lados em todos os passeios. Quase nenhuma delas tem nome. Não se apegue tanto às nomenclaturas e aproveite o banho onde achar mais bonito. Para quem visita Barreirinhas fora da temporada de cheia das lagoas, a opção de passeio é a Lagoa da Esperança, que é perene e nunca deixa de ter água. Esse passeio não é comum de ser encontrado na temporada da cheia, mas salva a visita de quem vai na seca.

Circuito-lagoa-azul

Além dos circuitos das lagoas, em Barreirinhas também é possível fazer a rota pelo Rio Preguiças, que leva aos povoados de Mandacaru, Vassouras e Caburé. Durante o passeio, as principais atrações são as lagoas dos Pequenos Lençóis, em Vassouras; o Farol Preguiças, em Mandacaru e a bela Praia do Caburé. Tudo no mesmo passeio, que acontece de lancha. Vale também experimentar o tour de quadriciclo de Barreirinhas até Caburé, passando pelos Pequenos Lençóis e à beira-mar. Outro ponto turístico que atrai visitantes é o povoado da Cardosa, onde o Rio Formiga serve de entretenimento para quem encara o divertido boia cross. Vale o passeio, especialmente para quem precisa descansar do sobe e desce nas dunas.

Cabure-vassouras-e-mandacaru-de-lancha-ou-quadriciclo

Pontos turísticos de Atins

Atins é um povoado descolado, localizado entre o mar, o Rio Preguiças e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Atins pode ser visitado em um passeio de um dia a partir de Barreirinhas, mas temos a certeza de que, ao chegar por lá, sua vontade vai ser de ficar, por isso, organize-se para passar ao menos duas noites na região. A maior vantagem de Atins é oferecer atrações que não exigem dos turistas a contratação de passeios.O povoado é ideal para quem quer descansar sem pressa ou obrigações a cumprir.

Atins-e-canto-de-atins

A principal atração de Atins é a praia, que está localizada na foz do Rio Preguiças. O mar é calmo, a paisagem linda e o pôr do sol daqueles inesquecíveis. Como se não bastasse, o vento atrai esportistas praticantes de kitesurf, que dão um colorido a mais ao mar. Um pouco mais adiante, a praia ganha o nome de Canto de Atins e oferece um dos ambiente mais isolados e encantadores dos Lençóis Maranhenses. Mas se lagoas forem o grande objetivo da viagem, não há com o que se preocupar: saindo de Atins, será possível fazer passeios para a Lagoa Tropical e Lagoa da Lorena e também para a Lagoa das Sete Mulheres e Lagoa da Capivara. Se a disposição estiver grande, dá até para ir caminhando pela beira-mar até chegar às lagoas e curtir uma porção de água doce sem ninguém. Um paraíso sonhado por muitos!

Atins-e-canto-de-atins

Pontos Turísticos de Santo Amaro

Santo Amaro pode não ter a fama de Barreirinhas, mas certamente não falta beleza à região que cerca essa pequena cidade dos Lençóis Maranhenses. Ainda pouco explorada pelo turismo, Santo Amaro é um paraíso onde estão as mais belas lagoas do circuito principal de hospedagens na região. E não há como negar isso. Sendo assim, pense seriamente em ficar ao menos duas noites por lá.

As principais atrações de Santo Amaro são as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que estão quase dentro da cidade, tamanha a proximidade. Só isso já seria motivo suficiente para tornar Santo Amaro parada obrigatória, mas, além da facilidade de acesso, Santo Amaro é também um espetáculo de beleza. Para ir direto às lagoas mais impressionantes, faça o passeio para a Lagoa das Emendadas. O trajeto é realizado em grande parte a pé, somando quatro horas entre caminhadas e banhos. Vale cada segundo do esforço e o cenário é mesmo deslumbrante!

Santo-amaro-do-maranhao

As lagoas mais acessíveis entre os passeios de Santo Amaro são a Lagoa da Andorinha e a Lagoa da Gaivota. Nos dois casos, o carro chega praticamente à beira das lagoas e elas estão tão próximas da cidade que são acessíveis a pé com pouco mais de uma hora de caminhada. Vale a pena fazer o passeio ao entardecer. É espetacular! Mais afastadas, estão a Lagoa do Espigão e Lagoa da Betânia, que contam também com um povoado e restaurante para almoço, o que permite um passeio de dia inteiro com pôr do sol. Outra opção de tour é a Lagoa América, que tem travessia de barco em meio a um belo alagado, o que já torna o passeio uma opção diferente dos percursos comuns em 4x4.

Santo-amaro-do-maranhao

A partir de Santo Amaro, também é possível ir até a Praia da Travosa, onde há uma pequena comunidade pesqueira. A praia está entre o mar e as dunas, formando um lindo cenário. O passeio não é muito comum entre os turistas e poderá não ser fácil conseguir grupo para ir até lá.

Queimada dos Britos e Barra Grande

Os dois povoados estão localizado dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e são conhecidos por terem as mais belas paisagens dos Lençóis. Chegar até lá não é tarefa fácil e nem para um dia apenas. Para ir às regiões isoladas, chamadas de Zona Primitiva, serão necessários de três a cindo dias de caminhada. O passeio está entre os melhores dos Lençóis, mas exige preparo físico e disponibilidade de tempo. Veja mais sobre a travessia dos Lençóis Maranhenses.

  • Circuito-lagoa-america

    Circuito Lagoa América

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    A Lagoa América é uma ótima opção para quem deseja sair da rotina dos deslocamentos em 4x4. A lagoa, localizada nos arredores de Santo Amaro, é acessível por barco ou lancha em um trajeto que passa por uma grande área alagada nos arredores da cidade. O percurso de lancha é rápido e leva apenas 25 minutos....

  • Santo-amaro-do-maranhao

    Santo Amaro do Maranhão

    Nota: 0.0 de 10 (1)

    Santo Amaro é famosa por ter as lagoas mais bonitas entre as três cidades base dos Lençóis Maranhenses. E, vamos ser honestos, não é mentira. A região do Parque Nacional localizada à beira de Santo Amaro passou muitas vezes na fila da beleza. É impressionante como as lagoas de Santo Amaro conseguem ser ainda mais...

  • Atins-e-canto-de-atins

    Atins e Canto de Atins

    Nota:  de 10 (0)

    O povoado de Atins atrai cada vez mais a atenção dos turistas que buscam uma experiência diferente nos Lençóis Maranhenses. O lugar é tranquilo e tem um clima descolado, com jeitinho de Trancoso e Jericoacoara, mas ainda bem pequenino. E o melhor é que o povoado tem sido reconhecido como o novo point dos praticantes de...

  • Barreirinhas

    Barreirinhas

    Nota:  de 10 (0)

    Cidade mais conhecida dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas é a principal base para quem deseja explorar a região. O lugar oferece boa infraestrutura, vários hotéis e pousadas, restaurantes de qualidade, comércio desenvolvido e muitas agências de turismo que levam os viajantes aos passeios. Por ser a cidade mais...

  • Cabure-vassouras-e-mandacaru-de-lancha-ou-quadriciclo

    Caburé, Vassouras e Mandacaru de lancha ou quadriciclo

    Nota:  de 10 (0)

    O passeio que visita os povoados de Vassouras, Mandacarú e Caburé tem duração de dia todo e é feito em lancha a partir de Barreirinhas. O trajeto acontece pelo Rio Preguiça e ao longo do passeio acontecem as paradas nos povoados. O percurso pela água já é parte do roteiro e no caminho os guias param para dar...

  • Circuito-lagoa-azul

    Circuito Lagoa Azul

    Nota:  de 10 (0)

    O circuito da Lagoa Azul está entre os mais famosos dos Lençóis Maranhenses. O passeio parte de Barreirinhas e tem meio dia de duração. Quando se fala no Circuito da Lagoa Azul, não necessariamente estão incluídas sempre as mesmas lagoas. O roteiro mais comum inclui visita à Lagoa da Preguiça, Lagoa da...

  • Circuito-lagoa-bonita

    Circuito Lagoa Bonita

    Nota:  de 10 (0)

    Um dos mais populares roteiros de Barreirinhas, o Circuito da Lagoa Bonita está entre os mais belos passeios dos Lençóis. Esse circuito se destaca por uma íngreme subida de duna, onde há até ajuda de uma corda. A subida, com 30 m de altura, é recompensada por uma das mais lindas paisagens entre os passeios do Parque Nacional....

  • Circuito-lagoa-da-betania-e-lagoa-do-espigao

    Circuito Lagoa da Betânia e Lagoa do Espigão

    Nota:  de 10 (0)

    O passeio para a Lagoa da Betânia está entre os principais de Santo Amaro e agrada pela diversidade de paisagens no caminho em meio ao campo de dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O roteiro inclui a linda Lagoa da Betânia, que tem formação longa e conta ainda com um belo rio como vizinho. As duas...

  • Circuito-lagoa-da-capivara-e-lagoa-das-sete-mulheres

    Circuito Lagoa da Capivara e Lagoa das Sete Mulheres

    Nota:  de 10 (0)

    Localizadas próximas ao Canto de Atins, a Lagoa da Capivara e a Lagoa das Sete Mulheres estão entre as principais atrações para quem está hospedado no povoado de Atins. As duas fazem parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e são boas pedidas por serem bem mais vazias se comparadas às lagoas de...

  • Circuito Lagoa da Esperança

    Nota:  de 10 (0)

    O passeio para a Lagoa da Esperança é destinado aos turistas que visitam os Lençóis Maranhenses durante o período da seca. Isso porque a Lagoa da Esperança é uma das raras lagoas perenes, ou seja, que permanecem com água durante todo o ano. O passeio dificilmente é realizado no período das chuvas, mas...

  • Circuito-lagoa-da-gaivota-e-lagoa-da-andorinha

    Circuito Lagoa da Gaivota e Lagoa da Andorinha

    Nota:  de 10 (0)

    A Lagoa da Andorinha e a Lagoa da Gaivota são as mais populares de Santo Amaro. Elas estão localizadas muito próximas à cidade e o acesso fácil faz com que elas estejam entre as mais visitadas. O grande ponto positivo, especialmente para quem não pode ou não quer fazer longas caminhadas, é que os carros 4x4 chegam...

  • Circuito-lagoa-das-emendadas

    Circuito Lagoa das Emendadas

    Nota:  de 10 (0)

    Todo o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é incrível, mas se tem um passeio que ultrapassa todas as cotas de beleza é o Circuito Lagoa das Emendadas. Localizada nos arredores de Santo Amaro, a Lagoa das Emendadas é a maneira mais fácil de ver o lado mais bonito do Parque Nacional sem ter que fazer vários dias de...

  • Circuito-lagoa-tropical-e-lagoa-da-lorena

    Circuito Lagoa Tropical e Lagoa da Lorena

    Nota:  de 10 (0)

    A Lagoa Tropical e a Lagoa da Lorena estão entre os passeios oferecidos a quem está hospedado no povoado de Atins. As duas lagoas estão distantes do povoado e por isso será necessário fazer o passeio em veículos 4x4. Não é recomendado ir a pé às duas, mas se um guia estiver disponível, vale tentar...

  • Povoado-da-cardosa-e-flutuacao-no-rio-formiga

    Povoado da Cardosa e flutuação no Rio Formiga

    Nota:  de 10 (0)

    O povoado da Cardosa atrai os turistas que desejam relaxar flutuando no Rio Formiga. O passeio está entre os mais calmos e tranquilos de Barreirinhas e é ideal para quem está cansado do sobe e desce nas dunas. É uma experiência diferente e vale a pena especialmente para quem curte banho de rio. O passeio acontece ao longo do Rio Formiga,...

  • Sobrevoo-nos-lencois-maranhenses

    Sobrevoo nos Lençóis Maranhenses

    Nota:  de 10 (0)

    Os Lençóis Maranhenses são espetaculares, mas se tem um jeito de vê-los ainda mais belos é em um sobrevoo. A partir do Aeroporto de Barreirinhas, é possível fazer voos de trinta minutos para ver do alto essa paisagem única no mundo. Só em um avião para ter noção da magnitude dos...

Tudo que você precisa saber sobre Lençóis Maranhenses!

Esse texto sobre Pontos turísticos nos Lençóis Maranhenses faz parte do guia de Lençóis Maranhenses no Melhores Destinos

Comentários para Pontos turísticos nos Lençóis Maranhenses

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.