Lençóis Maranhenses

Quando ir aos Lençóis Maranhenses

Para visitar os Lençóis Maranhenses é preciso estar atento à temporada de chuvas. É nesse período que as lagoas enchem e a paisagem ganha os famosos contornos com milhares de piscinas de água doce em meio às dunas. A temporada de chuva costuma acontecer de janeiro a junho. Quanto mais chuvas no ano, mais cheias ficam as lagoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Assim que as chuvas diminuem de frequência, as lagoas começam a secar. A partir de setembro, já será mais difícil encontrar lagoas com água suficiente para mergulhos. Quem visita a região depois de outubro corre grande risco de ver as lagoas já bem vazias. Entre novembro e janeiro, a situação é ainda mais crítica e apenas as lagoas perenes ficam cheias. E elas são raríssimas.

É muito importante salientar que as chuvas não obedecem a uma regra fixa e a temporada pode variar de um ano para o outro. Antes de viajar, consulte as agências de turismo locais e o ICMBio (pnlm@icmbio.gov.br) para ter certeza das condições do clima no ano vigente.

Sobrevoo-nos-lencois-maranhenses

Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses - junho a agosto

A temporada de chuva nos Lençóis Maranhenses vai de janeiro a junho e atinge o auge nos meses de fevereiro a maio. É nesse período que as lagoas enchem e a paisagem se transforma em um paraíso para os turistas. Para quem deseja viajar no auge da cheia, o ideal é ir ao Lençóis Maranhenses nos meses de abril e maio. A desvantagem dos dois meses, entretanto, é a possibilidade de ainda pegar muitos dias de chuva na região. Para ter certeza de lindos dias de sol e lagoas cheias, o melhor é investir nos meses de junho, julho e agosto. Vale repetir que a temporada de chuvas não é exata e pode variar de um ano para o outro. 

Circuito-lagoa-bonita

Pior época para visitar os Lençóis Maranhenses - novembro a abril

Os meses de novembro e dezembro marcam o auge da seca nos Lençóis Maranhenses e a chance de ver lagoas cheias é bem pequena. Para quem viaja nessa época, o recomendado é ir para a região de Santo Amaro, onde as lagoas são maiores e pode haver algumas ainda com água. Entretanto quem viaja nesse período deve investir mais nos passeios de praia, como Caburé e Atins e estar preparado para ver belas dunas, mas sem água.

Com o início da temporada de chuvas em janeiro, as lagoas começam a encher, porém os dias chuvoso podem atrapalhar os passeios. As chuvas começam a diminuir em maio, quando as lagoas já estão cheias e há maiores chances de dias de sol. 

Circuito-lagoa-da-betania-e-lagoa-do-espigao

Alta temporada nos Lençóis Maranhenses

A alta temporada nos Lençóis Maranhenses acontece no mês de julho (período de férias escolares dos brasileiros) e em agosto (férias no hemisfério norte e quando a região recebe muitos turistas estrangeiros). O mês de setembro marca o início da temporada de kitesuf, o que aumenta o número de visitantes especialmente em Atins. 

Média anual de temperatura e chuvas na cidade de Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses *

Lencois-maranhenses

Lencois-maranhenses

*Com dados do Climatempo.

Tudo que você precisa saber sobre Lençóis Maranhenses!

Esse texto sobre Quando ir aos Lençóis Maranhenses faz parte do guia de Lençóis Maranhenses no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir aos Lençóis Maranhenses

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.