Lençóis Maranhenses

Santo Amaro do Maranhão

1 avaliação
0% recomendam
0

Santo Amaro é famosa por ter as lagoas mais bonitas entre as três cidades base dos Lençóis Maranhenses. E, vamos ser honestos, não é mentira. A região do Parque Nacional localizada à beira de Santo Amaro passou muitas vezes na fila da beleza. É impressionante como as lagoas de Santo Amaro conseguem ser ainda mais espetaculares se comparadas a outras regiões também belíssimas dos Lençóis Maranhenses. Apesar de ter as mais bonitas lagoas, Santo Amaro ainda está caminhando no turismo e por isso não é a base principal para quem visita a região. Barreirinhas recebe muito mais turistas, tem mais infraestrutura e oferece mais oportunidades de passeio. Mesmo que Barreirinhas pareça mais atraente à primeira vista, não deixe de tentar se hospedar também em Santo Amaro.

Uma grande vantagem que Santo Amaro tem, além da beleza, é a proximidade da cidade com o Parque Nacional. Santo Amaro está praticamente dentro do parque e é possível até mesmo chegar a pé em algumas lagoas. Com uma hora de caminhada, você já estará mergulhando nas águas entre as dunas. Os passeio de 4x4 muitas vezes chega à beira das lagoas. E com o aumento da fiscalização na região, acabou a bagunça dos veículos nas dunas. Agora todos seguem as regras do ICMBio e assim Santo Amaro fica mais preservada. Ah! E como as lagoas de Santo Amaro são maiores e mais profundas, elas também demoram mais a secar, fazendo do lugar o destino ideal para quem viaja já no final da temporada de lagoas, entre setembro e outubro.

As principais atrações de Santo Amaro são as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, sendo o mais belo passeio o da Lagoa das Emendadas, que exige um percurso de 4h a pé, contando ida e volta. Nada que vários mergulhos pelo caminho não aplaquem o cansaço da caminhada. As lagoas mais acessíveis de Santo Amaro são a Lagoa da Andorinha e a Lagoa da Gaivota. As duas podem ser visitadas no mesmo dia e, o que é melhor, com belo pôr do sol. Mais afastadas, estão a Lagoa do Espigão e a Lagoa da Betânia, que são visitadas em passeio de dia inteiro, também com entardecer. Para fechar o circuito de lagoas, invista no passeio de barco até a Lagoa da América. Quem tiver mais tempo na cidade poderá tentar um passeio para a Praia da Travosa, onde há uma pequena comunidade pesqueira. Para descansar na cidade, sem fazer passeios, o ideal é seguir até o rio que corta a região e tomar um delicioso banho de frente para os quiosques que vendem bebida gelada e petiscos fresquinhos.

Santo Amaro é uma cidade bem pequena e a infraestrutura turística ainda está engatinhando. Para fazer os passeios, procure a cooperativa. Assim você terá certeza de estar fazendo passeios dentro das regras permitidas pelo ICMBio. Na cidade, há pequenos restaurantes, mercadinhos e o agito à noite é na pracinha, de frente para a igreja. Tudo como manda o figurino de uma deliciosa cidade de interior. 

Santo Amaro do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão - MA

Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao Santo-amaro-do-maranhao
Avalie Santo Amaro do Maranhão

  1. Fzgfe Solimar Teixeira
    há 13 dias
    0,0
    Ruim

    DOS PASSEIOS

    #SANTOAMARODOMARANHAO

    #SANTOAMARODOMARANHAONAORECOMENDO

    Estive no mês passado, visitando São Amaro do Maranhão, acompanhado de meus pais, idosos, esposa e filhos ( 4 adultos e 4 crianças ). Saímos de Barreirinhas, ao amanhecer, com passeio pré agendado pela São Paulo Ecoturismo, para visitar esse município. No carro, conosco, tb ia um grupo de alemães, que não falavam português. Nos comunicamos em inglês. Chegamos a esse município, por volta das 8 hs e já encontramos uma enorme fila de carros, para serem autorizados, pela Prefeitura, a somente acessarem os locais de visita acompanhados de um GUIA LOCAL. E lá ficamos por mais de duas hora!!!!!!! Sob um sol escaldante dentro de um carro desconfortável e sem qualquer explicação lógica que justificasse tal absurdo. As ruas da pequena cidade ficaram um caos!!!!. Acho justo e correto que a prefeitura se empenhe em preservar os empregos para os seus munícipes. Mas sacrificar os turistas é contra producente para o turismo local. Uma pena, pois o passeio é lindo!!!! Se for preciso manter essa fiscalização, que sejam disponibilizados postos volantes, em locais diversos, com mais funcionários nos dias de maior movimento e com alguém ( chefia ) presente com autonomia para efetuar os ajustes necessários ao bom fluxo turísticos. Os alemães queriam desistir do passeio, mas os convencemos a ficar, pois não poderiam voltar a Barreirinhas imediatamente e a cidade não tem grandes atrativos no centro.
    Como nós, brasileiros, comentamos com os nosso amigos, nos grupos de WhatsApp esse problema, certamente, os alemães farão o mesmo em seu País....
    Por enquanto, ficamos com a idEia de #SANTOAMARONAORECOMENDO infelizmente......
    Não recebam como crítica, mas como uma colaboração.
    Abraços
    CARLOS M REIS
    RIO DE JANEIRO

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.