Ouro Preto é um cidade voltada para o turismo e durante todo o ano recebe visitantes do Brasil inteiro. Os fins de semana são sempre mais disputados, especialmente pela presença dos turistas de cidades próximas, que buscam viagens rápidas. Feriados prolongados e férias escolares sempre atraem mais visitantes. Portanto, se você deseja visitar a cidade com mais tranquilidade e sem pagar muito caro pela hospedagem, é bom fugir dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, quando Ouro Preto é tomada por turistas.
Entre os feriados que mais atraem turistas estão: o Carnaval, um dos eventos mais famosos de Ouro Preto; a Semana Santa e o Corpus Cristhi, pelas festividades religiosas; e o 12 de outubro, data na qual é realizada a Festa do 12, onde ex-estudantes de Ouro Preto retornam à cidade e às repúblicas para comemorações. Sem esquecer, claro, do Natal e Ano Novo. Em todos esses períodos, assim como nas férias escolares, o preço das hospedagens sobe consideravelmente e a viagem pode ficar bem mais cara.
O clima também influencia na escolha do período para viajar. Ouro Preto tem duas estações bem definidas: o período de chuva e a estação seca. As temperaturas durante o ano são sempre agradáveis e não há excesso de calor ou frio em nenhuma das estações.
Entre os meses de outubro e março, o clima é mais quente e úmido, com maior incidência de chuvas. À noite, faz um frio leve, porém, durante o dia, a umidade e a temperatura mais alta podem fazer você suar durante o sobe e desce de ladeiras. Caminhar pelas ruas de Ouro Preto com o piso de pedra molhado pode não ser uma experiência agradável. A chuva estraga o passeio e dificulta a visita às igrejas e monumentos.
Já entre os meses de abril e setembro a incidência de chuvas cai bastante e a temporada é marcada pela seca e pelo frio. Os dias começam com névoa e baixas temperaturas, mas logo o céu azul aparece, a temperatura fica amena e é bastante agradável para passear a pé, mesmo com o esforço físico para subir as ladeiras. À noite, a temperatura cai e o clima é convidativo a casacos, luvas e até um cachecol. Uma delícia para curtir um jantar com vista para as igrejas centenárias.
Veja as médias anuais* na ordem de temperatura mínima, temperatura máxima e índice pluviométrico.
Meses mais quentes - Setembro a abril.
Meses mais frios - Junho a agosto.
Meses mais chuvosos - Novembro a março.
Meses mais secos - Maio a agosto.
*Com dados do www.pt.climate-data.org.
Esse texto sobre Quando ir a Ouro Preto faz parte do guia de Ouro Preto no Melhores Destinos