Ouro Preto

Quando ir a Ouro Preto

Ouro Preto é um cidade voltada para o turismo e durante todo o ano recebe visitantes. Os fins de semana são sempre mais disputados, especialmente pela presença dos turistas de cidades próximas, que buscam viagens rápidas. O mesmo acontece nos feriados e férias escolares, que sempre atraem mais visitantes. Se você deseja visitar a cidade com mais tranquilidade e sem pagar muito caro pela hospedagem, o ideal é fugir dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, quando Ouro Preto é tomada por turistas. 

Entre os feriados que mais atraem visitantes para Ouro Preto estão: o Carnaval, um dos eventos mais famosos de Ouro Preto; a Semana Santa e o Corpus Cristhi, pelas festividades religiosas; e o 12 de outubro, data na qual é realizada a Festa do 12, onde ex-estudantes de Ouro Preto retornam à cidade e às repúblicas para comemorações. Sem esquecer, claro, do Natal e Ano Novo. Em todos esses períodos, assim como nas férias escolares, o preço das hospedagens sobe consideravelmente e a viagem pode ficar bem mais cara.

  • Meses mais quentes: setembro a abril.
  • Meses mais frios: junho a agosto.
  • Meses mais chuvosos: novembro a março.
  • Meses mais secos: maio a agosto;
  • Melhor época para visitar Ouro Preto: de maio a agosto.

  Igreja-sao-francisco-de-paula

Clima em Ouro Preto

O clima em Ouro Preto é marcado por duas estações bem definidas, sendo um período de chuva e outro de seca. E cada um deles oferece experiências bem distintas para quem está em Ouro Preto, por isso é importante ficar atento na hora de escolher quando ir a Ouro Preto.

  Ouro-preto

Estação seca: abril a setembro

Entre os meses de abril e setembro a ocorrência de chuvas é baixa e a temporada é marcada pela seca e clima frio. Os dias começam com névoa e baixas temperaturas, mas logo o céu azul aparece, a temperatura fica amena e o clima se torna bastante agradável para passear a pé, mesmo com o esforço físico para subir as ladeiras. À noite, a temperatura cai e o ambiente se torna convidativo a casacos, luvas e até um cachecol. Uma delícia para curtir um jantar com vista para as igrejas centenárias. 

O período da seca é o mais recomendado para visitar Ouro Preto, já que praticamente não há chances de chuva e o céu estará sempre espetacular, com direito a lindo pôr do sol todos os dias.

  Ouro-preto

Estação chuvosa: outubro a março

Entre os meses de outubro e março, o clima em Ouro Preto é quente e úmido, com maior incidência de chuvas. À noite, faz um frio leve, porém, durante o dia, a umidade e a temperatura mais alta podem fazer você suar um bocado durante o sobe e desce de ladeiras. Sem contar que caminhar pelas ruas de Ouro Preto com o piso de pedra molhado não é das tarefas mais fáceis. A chuva muitas vezes estraga o passeio e dificulta a visita às igrejas e monumentos para quem gosta de percorrer as cidades a pé. Se possível, evite os meses mais chuvosos ao visitar Ouro Preto. 

*Com dados do Climatempo.

Tudo que você precisa saber sobre Ouro Preto!

Esse texto sobre Quando ir a Ouro Preto faz parte do guia de Ouro Preto no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Ouro Preto

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.