Restaurantes em Ouro Preto
A especialidade culinária de Ouro Preto não poderia ser outra que não os maravilhosos temperos e sabores mineiros. Há boa oferta de restaurantes que servem os típicos lombo com tutu, frango com quiabo, costelinha, feijão tropeiro e galinha ao molho pardo. Não será difícil se deliciar entre a intensidade da comida mineira. Os pratos típicos poderão ser degustados em lanchonetes populares que servem PFs ou em restaurantes mais refinados com cardápios que mesclam a culinária mineira aos sabores internacionais. Os preços agradam a todos os bolsos.
Os restaurantes de Ouro Preto estão concentrados no Centro Histórico, especialmente na Rua Direita (ou Rua Conde da Bobadela) e na Rua São José. Não será necessário andar muito para encontrar boas opções. Se quiser ir direto aos mais disputados restaurantes da cidade, experimente o Passo (R. São José, 56) e o Bené da Flauta (R. São Francisco de Assis, 32), os dois com refinados cardápios e pratos mais elaborados.
O Passo funciona em um maravilhoso casarão do século XVIII, onde os clientes se sentam nos cômodos como se fossem convidados. Vale experimentar o ambiente da varanda e também do belo jardim. O cardápio é voltado para a culinária italiana, especialmente pizzas, massas e risotos. A casa chama atenção também pela linda e bem abastecida adega.
O restaurante Bené da Flauta também investe em boas combinações, que apresentam releituras da culinária mineira e dão ainda mais sabor a pratos tradicionais como a Rabada ao Vinho, Carne Seca com Purê de Abóbora, Frango com Quiabo e Tutu à Mineira. O restaurante serva ainda um cardápio mais internacional, com truta, bacalhau, carré de cordeiro e ossobuco. É um menu bem variado, que agrada a todos os paladares.
Seguindo a linha menos regional, porém também com bons menus, os restaurantes Escadabaixo Bar Cozinha (R. Conde de Bobadela 122) e Hanna (R. Getulio Vargas, 241) também agradam. O Escadabaixo oferece pratos bem familiares, como brusquetas, filés, peixes e massas. Sem muita inovação, mas em um ambiente delicioso e regado a jazz ao vivo. Destaque para o Ravioli de Costelinha com ora-pro-nóbis, folha típica de Minas Gerais e pouco encontrada no restante do país. Já o Hanna tem como especialidade a culinária oriental, com sabores bem tradicionais.
Se a busca for por pratos típicos, preparados ao clássico modo mineiro, não deixe de experimentar as delícias dos restaurantes Casa do Ouvidor (R. Conde de Bobadela, 42) e Contos de Réis (R. Camilo de Brito, 21). Os dois oferecem o autêntico sabor mineiro, sem invenções ou adaptações. Lembrando que a cidade é repleta de espaços que oferecem culinária mineira autêntica.
Para uma paradinha de descanso no meio do dia, experimente alguns dos charmosos cafés locais. O ambiente é sempre acolhedor e um cafezinho com pão de queijo é obrigatório em uma visita a Ouro Preto. Boas pedidas são o Opera Café (R. Conde de Bobadela, 75) e o Café Cultural do Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG (Praça Tiradentes, 04). Peça uma porção de pão de queijo, um bolo quentinho e um café mineiro. Vale até experimentar um delicioso hambúrguer, com muito bacon, na Hamburgueria Pão de Queijo Gourmet (R. Barão de Camargos, 22). Nada melhor para continuar a encarar as ladeiras de Ouro Preto por mais algumas horas!
Aqui estão algumas sugestões de lugares testados e aprovados pelo Melhores Destinos em Ouro Preto, mas é claro que a cidade oferece bem mais opções. Não deixe de fuxicar o cardápio ao passar pela porta de um restaurante. E se aquele torresminho com cachaça for irresistível, deixe-se levar!