Quando ir a Paraty

Paraty é uma cidade extremamente turística e, como tal, ela sofre diretamente os efeitos de períodos de férias escolares e feriados prolongados. Será difícil escapar de hospedagens mais caras entre os meses de dezembro e fevereiro, assim como em feriados de Carnaval, Semana Santa ou qualquer outro que aconteça emendado ao final de semana. Aliás, nos finais de semana, Paraty também é sempre mais cheia. A cidade atrai muitos turistas que a visitam por poucos dias ou fazem viagens de bate e volta a partir de São Paulo e Rio de Janeiro. Sendo assim, espere sempre diárias mais caras e pousadas mais cheias nesses períodos. 

A tarefa de decidir a melhor época para ir a Paraty não é das mais simples. A cidade recebe vários eventos culturais ao longo do ano, sofre muito com a incidência de chuva quando está calor e tem os meses mais secos quando está um pouco frio. Ela provavelmente nunca irá agradar em todos os aspectos, o que não significa que a cidade não seja linda durante todo o ano. Cada período tem encantos que podem ser os prediletos, ou não, dos visitantes. Avalie bem as características da cidade antes de decidir os dias da visita. 

Verão - Dezembro a Março 

Este é o período em que a cidade de Paraty recebe o maior número de turistas. A boa notícia é que, no verão, Paraty pode não ser o melhor destino para visitar. Entre os meses de novembro e março, a cidade sofre muito com as chuvas (que chegam a 264 mm em janeiro) e os efeitos podem ser um pouco desagradáveis para o turista. O Centro Histórico alaga com uma certa frequência, é constante a queda de energia e tudo estará mais caro. Apesar de as temperaturas serem mais altas (com máxima média de 30°), a chuva pode atrapalhar um bocado a vida do viajante. Não só isso, durante as férias de final de ano, os restaurantes lotam e aumenta o movimento nas praias. Os dias de descanso podem não ser tão agradáveis quanto você imaginava. Se embarcar na alta temporada e durante as temperaturas mais quentes não são fundamentais para a sua viagem, fuja do verão. Mas se você não abre mão do calor e adora um destino movimentado, aproveite as festas de final de ano e visite Paraty! 

Os principais eventos da cidade que acontecem nesse período são: Viva o Verão, sempre em janeiro e com shows e apresentações culturais gratuitas; a Folia de Reis, com auge no dia 06 de janeiro; e o Carnaval de Paraty. 

Outono - Final de Março a Junho 

Com o início do outono, as chuvas começam a dar uma trégua para os turistas em Paraty. O mês de março ainda é um pouco chuvoso, porém, a partir de abril, o quadro já melhora bastante. Apesar da menor incidência de chuva ser uma grande vantagem, a temperatura neste período começa a cair e os dias podem ser um pouco mais frios. Nada que um passeio de barco sob o sol não resolva. O outono é um bom período para quem deseja visitar Paraty com mais calma e sem tantos turistas. Além disso, os preços de hospedagem também são mais convidativos. Evite apenas a Semana Santa, sempre lotada na cidade. O período da Festa do Divino (cinquenta dias depois da Páscoa), apesar de atrair muitos turistas, costuma ser mais tranquilo. No mês de maio, costuma acontecer também o Bourbon Festival Paraty, um dos maiores festivais de Jazz do País. Excelente data para os amantes do estilo musical.   

Inverno - Final de Junho a Setembro

O início do inverno é marcado pelo mais famoso evento da cidade, a Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP. O encontro reúne escritores, estudiosos e curiosos de todo o mundo e acontece entre o final de junho e início de julho. Nesse período, Paraty fica lotada e as hospedagens mais caras. Se o seu foco for a FLIP, reserve a pousada com bastante antecedência para não ficar de fora. Mas se você prefere fugir do buxixo cultural, verifique a agenda de eventos da cidade para não embarcar exatamente nesse período. Também no mês de agosto, acontece um dos mais tradicionais festivais da cidade, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, destinado aos amantes da mais típica bebida brasileira, com produção de excelente qualidade na região.  

O inverno é a estação mais seca de Paraty, com céu claro e sol a pico. O que não ajuda são as temperaturas mais baixas, que tornam uma visita à cachoeira um evento não muito agradável. Mas se você não se importa com a água gelada, prepare-se para embarcar nesse período. Os preços são convidativos e o friozinho pode ser excelente para uma taça de vinho ao anoitecer no Centro Histórico.  

Primavera - Final de Setembro a Dezembro 

A primavera é a estação ideal para quem quer fugir da chuva, do frio e dos preços elevados da alta temporada, especialmente nos meses de setembro e outubro. A temperatura começa a subir e as chuvas de verão ainda não chegaram. Você poderá curtir a cidade mais vazia e com valores de diárias bem mais acessíveis. No mês de setembro, acontece o evento Paraty em Foco, destinado à arte da fotografia. Em novembro, quem faz a festa dos turistas é o Festival Gastronômico, quando dezenas de restaurantes oferecem um prato especial, escolhidos a partir de um ingrediente único. 

Veja as médias anuais* na ordem de temperatura mínima, temperatura máxima e índice pluviométrico.  

  • Janeiro - 23°C / 30°C / 264 mm 
  • Fevereiro - 23°C / 30°C / 234 mm 
  • Março - 23°C / 30°C / 245 mm 
  • Abril - 21°C / 28°C / 160 mm 
  • Maio - 19°C / 26°C / 97 mm 
  • Junho - 17°C / 25°C / 67 mm 
  • Julho - 17°C / 25°C / 74 mm 
  • Agosto - 17°C /25°C / 63 mm 
  • Setembro - 18°C / 25°C / 134 mm 
  • Outubro - 19°C / 26°C / 177 mm 
  • Novembro - 20°C / 27°C / 203 mm 
  • Dezembro - 22°C / 29°C / 250 mm 

Período mais chuvoso – Novembro a Março; 

Meses mais secos – Junho, Julho e Agosto; 

Alta temporada - Férias escolares, todos os feriados prolongados e a FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), entre os meses de julho e agosto, com data variada a cada ano.  

*Com dados do Climatempo e The Weather Channel

 

Tudo que você precisa saber sobre Paraty!

Esse texto sobre Quando ir a Paraty faz parte do guia de Paraty no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Paraty

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.