Melhores Destinos
Paraty
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Quando ir a Paraty

Paraty é uma cidade extremamente turística e sofre diretamente os efeitos de períodos de férias escolares e feriados prolongados. Será difícil escapar de hospedagens mais caras entre os meses de dezembro e fevereiro, assim como em feriados de Carnaval, Semana Santa, Ano Novo ou qualquer outro que aconteça emendado ao final de semana. Aliás, nos finais de semana, Paraty também é sempre mais cheia. A cidade atrai muitos turistas que a visitam por poucos dias ou fazem viagens de bate e volta a partir de São Paulo e Rio de Janeiro. Sendo assim, espere sempre diárias mais caras e pousadas mais cheias nesses períodos. 

A tarefa de decidir a melhor época para ir a Paraty não é das mais simples. A cidade recebe vários eventos culturais ao longo do ano, sofre muito com a incidência de chuva quando está calor e tem os meses mais secos quando está um pouco frio. Ela provavelmente nunca irá agradar em todos os aspectos, o que não significa que a cidade não seja linda durante todo o ano. Cada período tem encantos que podem ser os prediletos, ou não, dos visitantes. Avalie bem as características da cidade em cada estação do ano antes de decidir os dias da visita. 

  • Período mais chuvoso: novembro a março; 
  • Período com menos chuva: junho, julho e agosto; 
  • Alta temporada em Paraty: férias escolares, todos os feriados prolongados e a FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty que acontece nos meses de julho e agosto, com data variada a cada ano);
  • Melhores meses para ir a Paraty: abril, maio, setembro e outubro;
  • Piores meses para ir a Paraty: dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Centro-historico-de-paraty

Verão em Paraty - dezembro a março 

O verão é o período em que a cidade de Paraty recebe o maior número de turistas. A má notícia é que, no verão, Paraty pode não ser o melhor destino para visitar. Entre os meses de novembro e março, a cidade sofre muito com as chuvas (que podem chegar a 500 mm em janeiro) e os efeitos são um pouco desagradáveis para o turista. Nos meses de chuva, o Centro Histórico de Paraty alaga com uma certa frequência, é constante a queda de energia e tudo estará mais caro.

Apesar de as temperaturas serem mais altas no verão (com máxima média de 27°), a chuva pode atrapalhar um bocado a vida do viajante. Não só isso, durante as férias de final de ano, os restaurantes lotam e aumenta o movimento nas praias. Os dias de descanso podem não ser tão agradáveis quanto você imaginava. Se embarcar na alta temporada não é fundamental para a sua viagem, fuja do verão. Mas se você não abre mão do calor e adora um destino movimentado, aproveite as festas de final de ano e visite Paraty! 

Os principais eventos de Paraty que acontecem nesse período são: Viva o Verão, sempre em janeiro e com shows e apresentações culturais gratuitas; a Folia de Reis, com auge no dia 06 de janeiro; e o Carnaval de Paraty, famoso em todo o Brasil.

Paraty    

Outono em Paraty - março a junho 

Com o início do outono, as chuvas começam a dar uma trégua para os turistas em Paraty. O mês de março ainda é um pouco chuvoso, porém, a partir de abril, o quadro já melhora bastante. Apesar da menor incidência de chuva ser uma grande vantagem, a temperatura neste período começa a cair e os dias podem ser um pouco mais frios. Nada que um passeio de barco sob o sol não resolva.

O outono é um bom período para quem deseja visitar Paraty com mais calma e sem tantos turistas. Além disso, os preços de hospedagem são mais convidativos. Evite apenas a Semana Santa, sempre lotada na cidade. O período da Festa do Divino (cinquenta dias depois da Páscoa), apesar de atrair muitos turistas, costuma ser mais tranquilo. No mês de maio, costuma acontecer também o Bourbon Festival Paraty, um dos maiores festivais de Jazz do País. Excelente data para os amantes do estilo musical.

Paraty   

Inverno em Paraty - junho a setembro

O inverno é a estação mais seca de Paraty, com céu claro e sol a pico. O que não ajuda no inverno são as temperaturas mais baixas, que tornam uma visita à cachoeira um evento intenso. Se você não se importa com a água gelada, prepare-se para embarcar nesse período. Os preços são convidativos e o friozinho pode ser excelente para uma taça de vinho ao anoitecer no Centro Histórico.  

O início do inverno é marcado pelo mais famoso evento da cidade, a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty. O encontro reúne escritores, estudiosos e curiosos de todo o mundo e acontece entre o final de junho e início de julho. Nesse período, Paraty fica lotada e as hospedagens mais caras. Se o seu foco for a FLIP, reserve a pousada com bastante antecedência para não ficar de fora. Se você prefere fugir do buxixo cultural, verifique a agenda de eventos da cidade para não embarcar exatamente nesse período.

Também no mês de agosto, acontece um dos mais tradicionais festivais da cidade, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, destinado aos amantes da mais típica bebida brasileira, com produção de excelente qualidade na região.

Centro-historico-de-paraty    

Primavera - Final de Setembro a Dezembro 

A primavera é a estação ideal para quem quer fugir da chuva, do frio e dos preços elevados da alta temporada. Especialmente nos meses de setembro e outubro, a temperatura começa a subir e as chuvas de verão ainda não chegaram. Você poderá curtir a cidade mais vazia e com valores de diárias bem mais acessíveis. No mês de setembro, acontece o evento Paraty em Foco, destinado à arte da fotografia. Em novembro, quem faz a festa dos turistas é o Festival Gastronômico, quando dezenas de restaurantes oferecem um prato especial, escolhidos a partir de um ingrediente único. Ótima pedida para curtir a culinária de Paraty.

*Com dados do Climatempo.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Paraty