Cachoeiras em Paraty

O intenso verde que abraça Paraty esconde vários paraísos em formato de quedas d'água. A mata é repleta de cachoeiras e poços que rivalizam com as praias, que detêm títulos de mais belas paisagens da região. Visitar Paraty sem conhecer ao menos uma delas é deixar para trás uma preciosidade, por isso, invista em um passeio pelas cachoeiras.  

Para quem não tem o hábito de curtir trilhas pela mata, pode parecer que o passeio é muito difícil. Não se preocupe! Várias cachoeiras da região são facilmente acessíveis e não exigem grandes esforços dos visitantes. O único que realmente fará algum esforço será o carro, por isso, prepare-se para pistas de terra, grandes subidas e alguns buracos. Em vários trechos, é preciso maestria no volante para não ficar no meio do caminho. Para quem está de carro 1.0 e não tem muito conhecimento sobre pistas de terra, aconselhamos que os passeios sejam feitos em um tour especializado. Eles são a maneira mais segura e cômoda de se visitar as cachoeiras. Você não irá se preocupar com trajeto, qualidade da estrada ou as condições da cachoeira. A sua única preocupação será com a coragem para mergulhar nas águas geladas de Paraty. Preocupação das melhores, diga-se de passagem! 

Cachoeira-da-pedra-branca

As cachoeiras mais populares entre os visitantes são a Pedra Branca, junto ao Poço Usina e a Cachoeira do Tobogã, próxima ao Poço do Tarzan. Todas as opções têm acesso muito fácil e quase não há trilha para percorrer. A Cachoeira do Tobogã está entre as atrações mais divertidas da cidade. Você poderá deslizar pela pedra como se realmente estivesse em um tobogã. O tombo final é dentro de um delicioso poço de água límpida. Já a Cachoeira da Pedra Branca reserva alguns segredos para quem se aventura em subir um pouco mais. Há no local uma pedra furada onde é possível entrar e se enconder atrás da cortina de água. Realmente uma paisagem maravilhosa!  

Essas atrações são populares entre os visitantes por fazerem parte dos roteiros de jeep oferecidos pelas empresas de turismo. O passeio parte de Paraty pela manhã, leva os turistas a quatro quedas d'água e passa em visita a dois alambiques que produzem cachaças artesanais. O tour tem duração de 4h a 6h, a depender do roteiro escolhido. Os custos variam entre R$ 60 e R$ 90 reais. Além do passeio de jeep, há também a possibilidade de fazer o mesmo trajeto em vans de turismo. 

Cachoeira-do-toboga

Para quem está de carro, há a oportunidade de conhecer outras cachoeiras, as principais são: Pedra que Engole e Poço Fundo, com trilha a partir da Praia do Meio, em Trindade; Poço dos Ingleses, com fácil acesso e um belo poço para mergulho; Cachoeira do Saco Bravo, com acesso complicado a partir da Praia de Ponta Negra, mas que presenteia o visitante com um visual maravilhoso da cachoeira próxima à praia; e Cachoeira das Andorinhas e Poço da Laje, com dois poços tranquilos e acesso pela estrada do Corisco.   

Quem opta por fazer vários dias de trilhas por Paraty, especialmente entre as praias, certamente irá se deparar com vários poços, riachos e cachoeiras no caminho. As atrações não se limitam ao mar. A Mata Atlântica também reserva maravilhosas surpresas!

  • Cachoeira-da-pedra-branca

    Cachoeira da Pedra Branca e Poço Usina

    Nota:  de 10 (0)

    A Cachoeira da Pedra Branca está entre as mais movimentadas de Paraty. Por ser uma das mais tranquilas e belas da região, ela faz parte da rota comum de passeios de jeep. A cachoeira está localizada em área particular, próxima à estrada Paraty-Cunha, e o acesso pela pista de terra pode ser complicado...

  • Cachoeira-do-toboga

    Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan

    Nota:  de 10 (0)

    Enquanto a água corre pela pedra lisa da Cachoeira do Tobogã, moradores da região se preparam, em fila, para descer em alta velocidade. A cena está entre as mais divertidas para os turistas que visitam Paraty. A habilidade dos jovens impressiona e eles capricham nas manobras. Ao final do show, passam uma caixinha pedindo...

Tudo que você precisa saber sobre Paraty!

Esse texto sobre Cachoeiras em Paraty faz parte do guia de Paraty no Melhores Destinos

Comentários para Cachoeiras em Paraty

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.