Cachoeiras em Paraty
O intenso verde que abraça Paraty esconde vários paraísos em formato de quedas d'água. A mata é repleta de cachoeiras e poços que rivalizam com as praias, que detêm títulos de mais belas paisagens da região. Visitar Paraty sem conhecer ao menos uma delas é deixar para trás uma preciosidade, por isso, invista em um passeio pelas cachoeiras.
Para quem não tem o hábito de curtir trilhas pela mata, pode parecer que o passeio é muito difícil. Não se preocupe! Várias cachoeiras da região são facilmente acessíveis e não exigem grandes esforços dos visitantes. O único que realmente fará algum esforço será o carro, por isso, prepare-se para pistas de terra, grandes subidas e alguns buracos. Em vários trechos, é preciso maestria no volante para não ficar no meio do caminho. Para quem está de carro 1.0 e não tem muito conhecimento sobre pistas de terra, aconselhamos que os passeios sejam feitos em um tour especializado. Eles são a maneira mais segura e cômoda de se visitar as cachoeiras. Você não irá se preocupar com trajeto, qualidade da estrada ou as condições da cachoeira. A sua única preocupação será com a coragem para mergulhar nas águas geladas de Paraty. Preocupação das melhores, diga-se de passagem!
As cachoeiras mais populares entre os visitantes são a Pedra Branca, junto ao Poço Usina e a Cachoeira do Tobogã, próxima ao Poço do Tarzan. Todas as opções têm acesso muito fácil e quase não há trilha para percorrer. A Cachoeira do Tobogã está entre as atrações mais divertidas da cidade. Você poderá deslizar pela pedra como se realmente estivesse em um tobogã. O tombo final é dentro de um delicioso poço de água límpida. Já a Cachoeira da Pedra Branca reserva alguns segredos para quem se aventura em subir um pouco mais. Há no local uma pedra furada onde é possível entrar e se enconder atrás da cortina de água. Realmente uma paisagem maravilhosa!
Essas atrações são populares entre os visitantes por fazerem parte dos roteiros de jeep oferecidos pelas empresas de turismo. O passeio parte de Paraty pela manhã, leva os turistas a quatro quedas d'água e passa em visita a dois alambiques que produzem cachaças artesanais. O tour tem duração de 4h a 6h, a depender do roteiro escolhido. Os custos variam entre R$ 60 e R$ 90 reais. Além do passeio de jeep, há também a possibilidade de fazer o mesmo trajeto em vans de turismo.
Para quem está de carro, há a oportunidade de conhecer outras cachoeiras, as principais são: Pedra que Engole e Poço Fundo, com trilha a partir da Praia do Meio, em Trindade; Poço dos Ingleses, com fácil acesso e um belo poço para mergulho; Cachoeira do Saco Bravo, com acesso complicado a partir da Praia de Ponta Negra, mas que presenteia o visitante com um visual maravilhoso da cachoeira próxima à praia; e Cachoeira das Andorinhas e Poço da Laje, com dois poços tranquilos e acesso pela estrada do Corisco.
Quem opta por fazer vários dias de trilhas por Paraty, especialmente entre as praias, certamente irá se deparar com vários poços, riachos e cachoeiras no caminho. As atrações não se limitam ao mar. A Mata Atlântica também reserva maravilhosas surpresas!