Paraty
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Pontos turísticos de Paraty

Paraty vai muito além de belas praias cercadas pela intensa Mata Atlântica. A cidade oferece aos visitantes um rico turismo histórico, sempre permeado por belezas naturais. Fundada oficialmente em 1667, Paraty hoje é Patrimônio Histórico Nacional e divide a atenção dos visitantes entre prédios coloniais e natureza exuberante. Este post é especialmente dedicado aos pontos turísticos históricos de Paraty, veja mais nos posts sobre praias e cachoeiras de Paraty.   

Centro Histórico 

O ponto de partida para os turistas que chegam a Paraty é o Centro Histórico, onde nasceu a "Villa de Nossa Senhora dos Remédios de Paratii". Ele pode ser tranquilamente percorrido a pé em uma tarde, mas a ajuda de um guia é sempre bem-vinda para entender as questões históricas que envolvem a região. Há vários tours guiados oferecidos na cidade. Eles têm baixo custo e tornam a visita muito mais interessante. Normalmente os roteiros têm horários casados com os tours de barco, assim você pode fazer dois passeios no mesmo dia.   

Centro-historico-de-paraty

Aos pés do Morro do Forte e ao redor da construção original da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, estabeleceu-se a vila que foi declarada independente de Angra dos Reis em 1667, dando origem à atual cidade de Paraty. A arquitetura colonial que hoje prevalece no Centro Histórico data principalmente do final do século XVIII e início do século XIX, quando escravos construíram o calçamento de pé de moleque e as ruas foram projetadas em formato xadrez: sete ruas do nascente para o poente e outras seis do norte para o sul. É em meio a essas charmosas construções, repletas de portas e janelões coloridos, que você poderá conhecer mais sobre a história de Paraty. O passeio por si só já é uma delícia, mas vale percorrer os principais pontos de interesse.  


Paraty ganhou importância no cenário histórico nacional especialmente devido aos grandes engenhos de cana-de-açúcar e por ser entreposto comercial para escoamento do ouro que vinha das Minas Gerais. Entre as construções com valor histórico, cultural e arquitetônico estão o Porto de Paraty; a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios; a Igreja de Santa Rita e antiga cadeia; Igreja de Nossa Senhora do Rosário; Igreja de Nossa Senhora das Dores; a Casa da Cultura; o Sobrado dos Bonecos; e do outro lado do rio, o Forte Defensor Perpétuo e a Santa Casa de Misericórdia. 

Caminho do Ouro – Estrada Real 

Para que toda a riqueza que vinha das Minas Gerais chegasse a Paraty, foi construído, entre os séculos XVII e XIX, o que ficou conhecido como Caminho do Ouro. A trilha seguia antigas rotas dos índios Guaianás e o calçamento, todo em pedra, foi projetado pelos portugueses e executado por escravos. O trecho segue por 1.200 km e liga Diamantina ao Porto de Paraty, de onde as riquezas seguiam de navio para Portugal. 


Hoje a trilha é um belo roteiro para ser percorrido a pé, especialmente pelos turistas que curtem ecoturismo. Grande parte do trajeto está sendo recuperado e já permite a prática de trekking. Há passeios que partem de Paraty e levam a cachoeiras e alambiques à beira da Estrada Real. Algumas das principais atrações próximas à cidade são a Cachoeira do Tobogã e Cachoeira da Pedra Branca, além de alambiques como o Engenho D'Ouro e Pedra Branca (veja mais em passeios). Quem optar por fazer trilha de vários dias passará por trechos de propriedades particulares. Por isso, é aconselhável que seja contratado um guia. O percurso também pode ser feito de carro, beirando a Estrada Real. Veja mais sobre a Estrada Real.  

Associação de Guias de Turismo de Paraty: (24) 3371-1783

As 7 atividades preferidas dos turistas em Paraty

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Paraty