Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Centro Histórico de Paraty

O Centro Histórico marca o ponto onde nasceu Paraty. O local é ponto de parada obrigatório entre os turistas e não só por questões históricas. O lugar é imperdível também pela beleza arquitetônica das construções coloniais, por ser o principal polo gastronômico da cidade, uma região com excelentes hospedagens e também grande centro de comércio. Impossível visitar Paraty e escapar a uma visita ao Centro Histórico.  

Formado por um conjunto com menos de 20 ruas, todas destinadas à circulação de pedestres e dispostas como um tabuleiro de xadrez à beira da baía de Paraty, o Centro Histórico pode ser percorrido em uma tarde. O calçamento em pedras pé de moleque e as casas com portas e janelas coloridas são as principais marcas do local. Passear entre as ruas já bastaria para tornar o passeio imperdível, mas é possível ir mais à fundo na história visitando a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios; a Igreja de Santa Rita e antiga cadeia; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário; e a Igreja de Nossa Senhora das Dores. Vale também visitar as exposições na Casa de Cultura, ver a arquitetura belíssima do Sobrado de Bonecos, caminhar pelo Porto de Paraty e ir até o Forte Defensor Perpétuo.  

Para entender o centro histórico, faça um tour guiado. Os passeios têm duração média de 2h e apresentam detalhes sobre o período em que, aos pés do Morro do Forte e ao redor da construção original da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Paraty foi estabelecida e declarada independente de Angra dos Reis. 

Chegar ao Centro Histórico caminhando já é espetacular, mas pelo mar, após um passeio às praias da baía, é ainda mais espetacular para observar a beleza do local. A paisagem ganha novas dimensões quando em conjunto com a Serra do Mar.    


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Paraty

Centro Histórico de Paraty

Av. Roberto Silveira
Paraty
http://pmparaty.rj.gov.br