Foz do Iguaçu

Quando ir a Foz do Iguaçu

A primeira coisa a fazer antes de programar uma viagem a Foz do Iguaçu é pensar também na maneira que você prefere encontrar as cataratas. Se a ideia é ver as quedas d'água em seu potencial máximo e com muito volume, vá no verão; se, ao contrário, você prefere ver a beleza de quedas d'água mais definidas, o melhor é ir no inverno. Se não puder escolher a data da viagem, não se preocupe: as cataratas são um espetáculo incrível o ano inteiro. 

No inverno, com temperatura média de 18ºC, a chance de pegar chuvas é menor, especialmente nos meses de junho, julho e agosto. O quadro é exatamente o oposto no verão, que, além de apresentar uma média de 26ºC, tem uma grande incidência de chuvas, provocando um forte aumento na vazão das cachoeiras. Setembro e outubro, historicamente, são meses com alto índice pluviométrico e temperaturas razoáveis. O mesmo preceito das chuvas vale para quem quer ver as comportas de Itaipu abertas - as chances são maiores no verão.

O medo de se molhar deve ficar para trás ao conhecer os parques das cataratas, porque, mesmo que não haja chuva, é inevitável ante o vapor que emana das quedas. Vá aos parques com capa de chuva, mas saiba que, ao fazer os passeios de barco, as proteções são praticamente inúteis. Molhar-se um pouco faz parte do passeio.  

Foz do Iguaçu recebe turistas durante todo o ano, mas, principalmente, nos meses de férias (julho, dezembro e janeiro), o turismo é ainda mais intenso. Independentemente da época do ano, basta que haja um feriado e a cidade e os parques ficam cheios de gente. Fica aqui o alerta para escolher um hotel com antecedência; afinal, mesmo que a época, aparentemente, não seja forte para o turismo, constantemente a cidade é palco de seminários e eventos profissionais. 

Confira abaixo os dados de chuva e temperatura mês a mês em Foz do Iguaçu. Retirado do site Clima Tempo

Tudo que você precisa saber sobre Foz do Iguaçu!

Esse texto sobre Quando ir a Foz do Iguaçu faz parte do guia de Foz do Iguaçu no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Foz do Iguaçu

  • 9rv73 Aline Domingues há quase 3 anos

    Eu fui em Janeiro e as quedas estavam maravilhosas, porém o parque estava muito cheio, a fila para entrar estava enorme e durante toda a caminhada também haviam muitas pessoas. Para observar e fotografar os mirantes era preciso esperar um pouco, mas apesar de tudo isso foi incrível, é tudo muito perfeito e tão maravilhoso que nem dá pra se aborrecer com a quantidade de pessoas rs. Foz do Iguaçu é com certeza absoluta um lugar que eu pretendo voltar muitas vezes.

  • Dsc02107 Augusto Cesar há mais de 2 anos

    De fato. Estive em Foz do Iguaçu por três vezes. 2011, 2012, 2014 e, se Deus quiser, no próximo mês de abril deste ano (2016). É fascinante. Ainda mais vantagem é uma cidade que oferece uma certa segurança e não é careira em relação a outras famosas cidades turísticas do Brasil.

  • 4wpej Rafael Bonhomme há 2 anos

    Opa! muito interessante o post! bom, uma dica boa também é um site que tem na região. www.aquicambio.com é um comparador em tempo real das taxas de cambio das corretoras em Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguaçu. Assim você pode achar a melhor taxa de cambio da região. Além o site mostra no mapa onde estão essas casas de cambio! boa viagem para foooozzz!!!!

  • G2nry Luanderson Guimarães há quase 2 anos

    Eu estive em foz em Agosto de 2014 e, agora Novembro de 2016 vou voltar (Já com passagens e Hotel comprado + reservado) é uma cidade linda, limpa e recepciona muito bem os turistas. Eu e meus amigos não tivemos problemas, andavámos até tarde, o taxi não é caro e a oportunidade de ir para outros países (Paraguai e Argentina) faz a viagem maravilhosa. Em agosto quando fomos de dia era normal a temperatura, mas, de noite era frio.

  • Dsc02107 Augusto Cesar há quase 2 anos

    Êta lugar bom. Fiu este ano pela quarta vez no período de 03.04.2016 a 13.04.2016.

  • G2nry Luanderson Guimarães há quase 2 anos

    Com certeza, eu viajei para outros lugares depois, mas, sempre pensando em quando voltaria em foz e, agora vai #Gofoz

  • 73dqk Thiago Alves há 7 meses

    Belo post Camille, muito direto ao ponto.
    Resumindo tudo.
    Na primavera e no verão tem maior indice de chuva, consequentemente a vazão de água das cataratas aumenta. Já no outono e no inverno tem o menor índice de chuva – conseqüentemente, vê-se menos água jorrando. Existe duas épocas: estio de água e a seca nas cataratas, na seca, algumas quedas desaparecem, mas a queda principal fica mais bonita e definida, já na época de vazão caudalosa, tem um volume enorme de agua, mas a Garganta do Diabo fica permanentemente coberta por uma nuvem de spray.

    Conclusão: não há exatamente uma melhor época para ir. O MELHOR É – vá mais de uma vez, em épocas diferentes, para ver as Cataratas do Iguaçu em todas as versões oferecidas.

    fonte: http://kalitour.com.br/conteudo/333/dicas-de-turismo

  • Logoiguassulife Guia Nilsa Witt Munslinger há 6 meses

    O tempo aqui em Foz anda tão estranho, vcs acreditam que está chovendo muito esse mês de Janeiro??!!! mas igual continuo levando os grupos, para as Cataratas, trabalho com roteiros personalizados e procuro sempre os dis com a previsão, vou deixar meu contato, se vcs precisarem uma guia com van, estou as ordens, vamos desbravar esse paraíso.
    Nilsa Witt
    45 991083151

  • Foznatalia Natália Lopes há 5 meses

    Olá!
    Fui para Foz em Junho/2016. Assim que desci do avião estava 2ºC, e passei frio durante toda a viagem, não peguei chuva em nenhum dia. Fez MUITO frio mesmo, mas foi muito gostoso.
    Conheci as Cataratas, e o lado Argentino é MARAVILHOSO. Fiz passeio para o Paraguai, Circuito noturno em Puerto Iguazu.
    Enfim, quero ir em junho desse ano novamente.
    Fiquei no Hotel Rafain Centro, super recomendo.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.