Quando ir a Foz do Iguaçu
A primeira coisa a fazer antes de pensar em quando ir a Foz do Iguaçu é pensar também na maneira que você prefere encontrar as cataratas. Se a ideia é ver as quedas d'água em seu potencial máximo e com muito volume, vá no verão; se, ao contrário, você prefere ver a beleza de quedas d'água melhor definidas, o melhor é ir no inverno. Se não puder escolher a data da viagem, não se preocupe: as cataratas são um espetáculo incrível o ano inteiro!
Quando ir a Foz do Iguaçu
No inverno, com temperatura média de 18ºC, a chance de pegar chuvas é menor, especialmente nos meses de junho, julho e agosto. O quadro é exatamente o oposto no verão, que, além de apresentar uma média de 26ºC, tem uma grande incidência de chuvas, provocando também um forte aumento na vazão das cachoeiras. Setembro e outubro, historicamente, são meses com alto índice de chuvas e temperaturas razoáveis. O mesmo preceito das chuvas vale para quem quer ver as comportas de Itaipu abertas — as chances são maiores no verão.
Vale lembrar que, em Foz do Iguaçu, inverno e verão são bem definidos — faz muito calor no verão e bastante frio no inverno — confira a temperatura da cidade antes de fazer a sua mala para ter uma ideia de como estará o tempo e levar as roupas certas!
O medo de se molhar deve ficar para trás ao conhecer os parques das cataratas, porque, mesmo que não haja chuva, é inevitável não se molhar, nem que seja um pouquinho, diante do vapor que emana das quedas d'água. Você pode ir aos parques com capa de chuva se quiser evitar se molhar nas quedas que irá admirar, mas saiba que isso faz parte do passeio. Se fizer os passeios de barco, então, certamente irá sair molhado!
Melhor época em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu recebe turistas e eventos durante todo o ano, mas, principalmente, nos meses de férias (julho, dezembro e janeiro), o turismo é ainda mais intenso. Independentemente da época do ano, basta que haja um feriado para que a cidade e os parques fiquem cheios de gente. Fica aqui o alerta para escolher um hotel com antecedência; afinal, mesmo que a época, aparentemente, não seja forte para o turismo, constantemente a cidade é palco de seminários e eventos profissionais.
Confira abaixo os dados de chuva e temperatura mês a mês em Foz do Iguaçu. As informações são do site Clima Tempo.