Foz do Iguaçu

Quando ir a Foz do Iguaçu

A primeira coisa a fazer antes de programar uma viagem a Foz do Iguaçu é pensar também na maneira que você prefere encontrar as cataratas. Se a ideia é ver as quedas d'água em seu potencial máximo e com muito volume, vá no verão; se, ao contrário, você prefere ver a beleza de quedas d'água mais definidas, o melhor é ir no inverno. Se não puder escolher a data da viagem, não se preocupe: as cataratas são um espetáculo incrível o ano inteiro. 

No inverno, com temperatura média de 18ºC, a chance de pegar chuvas é menor, especialmente nos meses de junho, julho e agosto. O quadro é exatamente o oposto no verão, que, além de apresentar uma média de 26ºC, tem uma grande incidência de chuvas, provocando um forte aumento na vazão das cachoeiras. Setembro e outubro, historicamente, são meses com alto índice pluviométrico e temperaturas razoáveis. O mesmo preceito das chuvas vale para quem quer ver as comportas de Itaipu abertas - as chances são maiores no verão.

O medo de se molhar deve ficar para trás ao conhecer os parques das cataratas, porque, mesmo que não haja chuva, é inevitável ante o vapor que emana das quedas. Vá aos parques com capa de chuva, mas saiba que, ao fazer os passeios de barco, as proteções são praticamente inúteis. Molhar-se um pouco faz parte do passeio.  

Foz do Iguaçu recebe turistas durante todo o ano, mas, principalmente, nos meses de férias (julho, dezembro e janeiro), o turismo é ainda mais intenso. Independentemente da época do ano, basta que haja um feriado e a cidade e os parques ficam cheios de gente. Fica aqui o alerta para escolher um hotel com antecedência; afinal, mesmo que a época, aparentemente, não seja forte para o turismo, constantemente a cidade é palco de seminários e eventos profissionais. 

Confira abaixo os dados de chuva e temperatura mês a mês em Foz do Iguaçu. Retirado do site Clima Tempo

Tudo que você precisa saber sobre Foz do Iguaçu!

Esse texto sobre Quando ir a Foz do Iguaçu faz parte do guia de Foz do Iguaçu no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Foz do Iguaçu

  • 9rv73 Aline Domingues há mais de 2 anos

    Eu fui em Janeiro e as quedas estavam maravilhosas, porém o parque estava muito cheio, a fila para entrar estava enorme e durante toda a caminhada também haviam muitas pessoas. Para observar e fotografar os mirantes era preciso esperar um pouco, mas apesar de tudo isso foi incrível, é tudo muito perfeito e tão maravilhoso que nem dá pra se aborrecer com a quantidade de pessoas rs. Foz do Iguaçu é com certeza absoluta um lugar que eu pretendo voltar muitas vezes.

  • Dsc02107 Augusto Cesar há quase 2 anos

    De fato. Estive em Foz do Iguaçu por três vezes. 2011, 2012, 2014 e, se Deus quiser, no próximo mês de abril deste ano (2016). É fascinante. Ainda mais vantagem é uma cidade que oferece uma certa segurança e não é careira em relação a outras famosas cidades turísticas do Brasil.

  • 4wpej Rafael Bonhomme há mais de 1 ano

    Opa! muito interessante o post! bom, uma dica boa também é um site que tem na região. www.aquicambio.com é um comparador em tempo real das taxas de cambio das corretoras em Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguaçu. Assim você pode achar a melhor taxa de cambio da região. Além o site mostra no mapa onde estão essas casas de cambio! boa viagem para foooozzz!!!!

  • G2nry Luanderson Guimarães há mais de 1 ano

    Eu estive em foz em Agosto de 2014 e, agora Novembro de 2016 vou voltar (Já com passagens e Hotel comprado + reservado) é uma cidade linda, limpa e recepciona muito bem os turistas. Eu e meus amigos não tivemos problemas, andavámos até tarde, o taxi não é caro e a oportunidade de ir para outros países (Paraguai e Argentina) faz a viagem maravilhosa. Em agosto quando fomos de dia era normal a temperatura, mas, de noite era frio.

  • Dsc02107 Augusto Cesar há mais de 1 ano

    Êta lugar bom. Fiu este ano pela quarta vez no período de 03.04.2016 a 13.04.2016.

  • G2nry Luanderson Guimarães há mais de 1 ano

    Com certeza, eu viajei para outros lugares depois, mas, sempre pensando em quando voltaria em foz e, agora vai #Gofoz

  • 73dqk Thiago Alves há 1 mês

    Belo post Camille, muito direto ao ponto.
    Resumindo tudo.
    Na primavera e no verão tem maior indice de chuva, consequentemente a vazão de água das cataratas aumenta. Já no outono e no inverno tem o menor índice de chuva – conseqüentemente, vê-se menos água jorrando. Existe duas épocas: estio de água e a seca nas cataratas, na seca, algumas quedas desaparecem, mas a queda principal fica mais bonita e definida, já na época de vazão caudalosa, tem um volume enorme de agua, mas a Garganta do Diabo fica permanentemente coberta por uma nuvem de spray.

    Conclusão: não há exatamente uma melhor época para ir. O MELHOR É – vá mais de uma vez, em épocas diferentes, para ver as Cataratas do Iguaçu em todas as versões oferecidas.

    fonte: http://kalitour.com.br/conteudo/333/dicas-de-turismo

  • Logoiguassulife Guia Nilsa Witt Munslinger há 3 dias

    O tempo aqui em Foz anda tão estranho, vcs acreditam que está chovendo muito esse mês de Janeiro??!!! mas igual continuo levando os grupos, para as Cataratas, trabalho com roteiros personalizados e procuro sempre os dis com a previsão, vou deixar meu contato, se vcs precisarem uma guia com van, estou as ordens, vamos desbravar esse paraíso.
    Nilsa Witt
    45 991083151

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.