Quando ir a Manaus
Manaus pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, é importante que se saiba que as paisagens e experiências nos meses de rios cheios são completamente diferentes das proporcionadas na estação mais seca.
Seguro viagem com 75% OFF - o maior desconto da história nessa Black Friday!
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. A promoção da Black Friday 2024 da Allianz Travel está com incríveis 75% de desconto no seguro viagem e parcelamento em até 6 vezes sem juros.
É simplesmente o maior desconto de todos os tempos! Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS. Essa oferta é exclusiva e vale para todos os destinos e planos internacionais contratados entre 25 de novembro e 2 de dezembro, em viagens programadas até novembro do ano que vem.
O que não muda são as altas temperaturas: a máxima chega ou passa dos 30ºC em qualquer dia do ano. Em setembro, o mês mais quente, os termômetros podem superar os 40ºC, e tem ainda a umidade da Amazônia, que faz com que a sensação térmica seja mais elevada. À noite as temperaturas caem, mas geralmente não ficam abaixo dos 22ºC.
Melhor época para viajar para Manaus
Aqui está o nosso resuminho dos melhores períodos para visitar a capital do Amazonas dependendo do que você pretende ver e fazer:
- Cruzeiro ou hotel de selva: junho, julho e agosto.
- Floresta inundada (igapós): maio a agosto.
- Praias de rio: outubro a fevereiro.
- Floresta inundada + praias de rio: maior chance em agosto.
- Festival de Ópera de Manaus: maio.
- Boi Manaus: outubro.
Quando ir a Manaus — mês a mês
Como já dito, as estações em Manaus são determinadas pela seca ou pela cheia do rio, que coincidem com o verão e o inverno amazônicos, respectivamente. Confira agora mais detalhes do clima e atrativos conforme os meses do ano:
Janeiro, fevereiro e março
Temperaturas mais amenas, chuvas e praias de rio.
O início do ano coincide com o começo do inverno amazônico. Diferentemente de outras regiões brasileiras, a estação não é definida pelas baixas temperaturas. Estas, aliás, são mais amenas nesse período, mas as máximas ainda chegam perto dos 30ºC.
Os primeiros meses do ano são marcados pelas precipitações, principalmente em março, mas as chuvas tendem a ser passageiras. Depois de uma pancada, é normal aparecer o sol novamente, no mesmo dia.
É uma das melhores épocas para curtir as praias de rio, já que o nível das águas ainda está baixo. Conforme se aproxima março, no entanto, as chuvas acumuladas já voltam a dar volume aos rios, e as praias vão sendo encobertas.
Abril, maio e junho
Calor, chuvas e sol, floresta inundada e maior atividade da fauna local.
Esses são os melhores meses do ano para quem quer viajar para Manaus na época da cheia. Os rios estão altos, atingindo o nível máximo entre o final de maio e o início de junho, proporcionando incríveis passeios de canoa ou voadeira pela floresta inundada, chamada de igapós, que abrigam uma amostra valiosa da biodiversidade amazônica.
Na cheia, há maior chance de ver animais como bichos-preguiça e macacos na copa das árvores. A vegetação no entorno dos rios está mais verde e exuberante, e a coloração da água puxa um pouco mais para o verde e o azul. É também época de admirar a vitória-régia, a maior planta aquática do mundo, originária da bacia amazônica.
Em maio geralmente acontece o Festival de Ópera de Manaus.
Julho, agosto e setembro
Período de seca, tempo ensolarado, floresta inundada e praias de rio
O período de chuvas vai chegando ao fim. É o início do verão amazônico: dias de temperaturas elevadas, clima ensolarado e níveis das águas baixando. Em setembro, o mês mais quente em Manaus, as máximas frequentemente passam dos 40ºC. Como é uma época de transição, com sorte, é possível ver áreas de floresta inundada (igapós) e o início da formação das praias de rio.
Ótima época para fazer um cruzeiro pelos rios amazônicos ou se hospedar em um hotel de selva, sobretudo nos meses entre junho e agosto.
Outubro, novembro e dezembro
Clima quente, retorno das chuvas e praias de rio.
Com a pouca chuva nos últimos meses, os rios chegam aos seus menores níveis nessa época do ano, variando, em média, 15 metros em relação ao período mais cheio (não à toa, as construções ribeirinhas são flutuantes ou feitas sobre palafitas). As praias estão maiores e mais bonitas. Na época da seca, passeios como os de voadeira dão lugar a caminhadas na floresta.
No fim de novembro, as precipitações começam novamente a encher os rios, chegando aos maiores níveis entre março e abril... e assim segue esse ciclo de cheias e secas na Amazônia.
Eventos importantes
Manaus conta com eventos tradicionais que podem entrar no seu roteiro, dependendo do mês escolhido para viajar:
- Carnaboi: a festa mistura Carnaval com os ritmos do boi dos famosos grupos de Parintins, Caprichoso e Garantido.
- Festival Amazonas de Ópera: geralmente entre abril e maio, grandes artistas nacionais e internacionais se apresentam na capital do Amazonas.
- Festa do Boi: no fim de outubro, cantores e bandas de boi-bumbá alegram o público no Sambódromo, onde não é preciso pagar nada para se divertir.