Quando ir a Manaus

Há duas "estações" diferentes em Manaus: seca e chuvosa. Viajar na estação seca ou na chuvosa proporciona experiências completamente distintas, por isso é tão importante escolher a data da viagem. É recomendável, ainda, que você visite Manaus nas duas épocas, assim poderá ver ao vivo a impressionante mudança no nível dos rios. 

Prepare-se para temperaturas altas em qualquer época, principalmente no mês de setembro, o terror dos manauras, quando a temperatura passa dos 40ºC frequentemente. A temperatura média anual fica na casa dos 27ºC, mas com umidade e tempo abafado, a sensação térmica é sempre maior. 

Calor e umidade estão presentes o ano inteiro; durante a estação seca, de junho a novembro, a chuva é menor. A estação seca (inverno) é quando os rios baixam o nível da água e formam as praias fluviais. A estação chuvosa (verão) ocorre de dezembro a maio e reflete no nível do rios, fazendo-o ficar supercheios e formando os igapós. O nível chega a variar cerca de 15 metros entre cheia e seca, por isso as construções são adaptadas às mudanças - fato muito interessante de observar.

O Carnaval é uma ótima pedida para a viagem - conhecida como Carnaboi, a festa mistura Carnaval com os ritmos do boi dos famosos grupos de Parintins, Caprichoso e Garantido. Viajando entre abril e maio há grande chances de poder assistir o Festival Amazonas de Ópera, que apresenta grandes artistas nacionais e internacionais. 
Conhecer Manaus no final de outubro é garantia de ouvir falar da Festa do Boi. Cantores e bandas de boi-bumbá alegram o público no Sambódromo, onde não é preciso pagar nada para se divertir. 

Tudo que você precisa saber sobre Manaus!

Esse texto sobre Quando ir a Manaus faz parte do guia de Manaus no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Manaus

  • Dsc02107 Augusto Cesar há 6 anos

    Ótimo. De fato: é bom passar por Manaus nestes dois períodos para vivenciar o período do rio cheio e o período em que se formam as prais pluviais.

  • Dsc07174 Marco A. M. Maia há 6 anos

    Estive na região em Setembro/2011. Para aqueles que como eu vão em busca dos Tucunarés, a melhor escolha seria entre 15 de Setembro e 15 de Outubro. A dica é ir de carro até a cidade de Itacoatiara pela AM-010 e de lá alugar um barco com destino aos melhores pesqueiros próximos á cidade de S. Sebastião do Uatumã (12 horas de barco (hotel) de Itacoatiara. Rios Jatapú e Uatumã, além de represas e igarapés. Geralmente os pacotes são de 05 dias e 05 noites. Você não se preocupa com nada... até a isca no anzol eles colocam pra você. É o paraíso dos pescadores. É lá que moram os Tucunarés de 11 e 12 Kilos. O preço varia em torno de 500 reais por dia para cada pescador (isso inclui tudo... gasolina para as voadoras, alimentação, arrumadeira, cozinheira, iscas, etc). Este valor é a metade de uma pescaria do tipo se fosse no Pantanal por exemplo. Vale muito a pena. Não se esqueçam das câmeras fotográficas, se possível as que fotografam e filmam em Full HD. É realmente um sonho que vivi e que desejo a vocês que gostem de passear e pescar como eu. É isso aí.

  • Semttulo Wallace Silva há 5 anos

    Quando ir a Manaus, perguntinha difícil essa, pois se tratando do tempo é uma dúvida constante, pois de dia, chega a fazer mais de 40° graus e quando vai chegando o entardecer, pode chover e fazer frio, mas com o clima abafado.
    Enfim, creio eu, que o melhor período seja entre dezembro e maio, porque mesmo, tendo a chuva, fica mais agradável, mais ameno o calor. Então, a minha dica de hoje é essa.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.