Passeios em Manaus
Em uma viagem a Manaus, é praticamente obrigatório incluir pelo menos uma atividade no roteiro: o passeio de barco que oferece um dia de imersão na região, passando pelo Encontro das Águas, uma aldeia indígena e um flutuante, onde é possível ver de pertinho os botos cor-de-rosa. Esse é, sem dúvida, o mais famoso entre os passeios em Manaus, porém não é o único.
Neste post trazemos mais opções de atrações que podem exigir algum planejamento, como reserva antecipada ou mesmo contratação de uma agência de turismo. Confira a seguir os passeios em Manaus que você pode incluir no seu planejamento de viagem!
Bate e volta para Presidente Figueiredo
Dar uma trégua no calorão de Manaus e se refrescar nas cachoeiras de Presidente Figueiredo é um dos passeios mais procurados por quem visita a região. O município, famoso por suas belas e diversas quedas d'água, fica a duas horas da capital do Amazonas e pode ser visitado por conta própria ou com o apoio de uma agência de turismo.
Leia nosso post sobre Presidente Figueiredo e saiba como chegar, quais cachoeiras visitar, preços e indicações de empresas que fazem o bate e volta. Se quiser ir direto ao ponto, faça a reserva do passeio aqui.
Passeio guiado pelo Centro Histórico
Viajantes que preferirem percorrer as principais ruas de Manaus e seus prédios históricos na companhia de um morador da cidade podem fazer um passeio guiado. O percurso abrange as imediações do Teatro Amazonas, Mercado Adolpho Lisboa, Porto de Manaus e outras praças e importantes pontos da região central. Algumas das empresas que oferecem a experiência são a Amazon Private Tours, a Amazon Explorers e a Uika, que tem um projeto muito legal de turismo de base comunitária e preservação da floresta.
Excursão de barco completa
A excursão de barco que leva ao Encontro das Águas, passando ainda por um flutuante para ver de pertinho o boto cor-de-rosa, é certamente o principal passeio oferecido em Manaus. Durante o percurso, que começa no início da manhã e se estende até o meio da tarde, há ainda parada para assistir a uma apresentação em alguma aldeia indígena da região, bem como para almoço e compra de artesanato em plataformas flutuantes mantidas pela população ribeirinha.
O valor depende da empresa e da capacidade do barco, mas varia entre R$ 100 e R$ 200 por pessoa. Reserve aqui o passeio.
Museu do Seringal
Visitar o Museu do Seringal Vila Paraíso é o passeio perfeito para entender o Ciclo da Borracha, que colocou Manaus entre uma das mais importantes cidades do Brasil, sendo inclusive a primeira a ter energia elétrica no país.
O museu está às margens de um braço do Rio Negro, na área rural de Manaus. Para chegar lá é preciso pegar uma lancha na Marina do Davi e navegar durante cerca de 30 minutos. O trajeto já é um passeio por si só, pois passa por algumas praias fluviais, além de comunidades ribeirinhas. No Museu do Seringal, os visitantes são recebidos por um guia, que os leva por todas as instalações do local, explicando em detalhes o processo de extração do látex e como se vivia por ali. A visita é gratuita.
Visita guiada ao Teatro Amazonas
Expoente máximo das exuberâncias vividas por Manaus no auge do Ciclo da Borracha, o Teatro Amazonas pode ser visitado na companhia de um guia. Essa é a melhor maneira para conhecer sua história, detalhes de sua arquitetura e peças decorativas, além dos bastidores desse que é um dos maiores patrimônios brasileiros. Fique atento também à programação do Teatro Amazonas. Quase sempre há espetáculos de dança, concertos e peças de teatro com entrada grátis.
Passeio guiado no MUSA
Todo o conhecimento de 60 anos de pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia está reunido no Museu da Amazônia, que ocupa uma área de 100 hectares de floresta protegida no norte de Manaus. No MUSA, o ideal é fazer um passeio guiado, que é cheio de informação e tem muitos pontos interessantes, como os aquários de peixes amazônicos e serpentes, o lago das vitórias-amazônicas e a torre de observação, que oferece uma vista sobre as copas das árvores. É uma experiência única!
Cruzeiro amazônico
Todos os passeios oferecidos pelas agências de viagem de Manaus podem ser feitos a bordo de um cruzeiro pelos rios amazônicos. O Iberostar Heritage Grand Amazon opera há 15 anos roteiros pelos Rio Negro e Solimões e tem pacotes all inclusive com atividades como focagem de jacaré, visita a aldeia indígena e comunidade ribeirinha, passeio ao Museu do Seringal, caminhada na floresta e nascer do sol no meio do rio.
Nós já fizemos o cruzeiro Iberostar Grand Amazon e recomendamos muito, pricipalmente para aqueles que querem conhecer mais de perto a floresta, mas de uma maneira cômoda, com todos os passeios já organizados, muito conforto e boa comida. Confira aqui os roteiros, as datas e os valores!