Melhores Destinos
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Museu do Seringal Vila Paraíso

Em um roteiro completo por Manaus, não pode faltar a visita guiada e grátis ao Museu do Seringal Vila Paraíso. Para chegar até o espaço que reproduz as construções da época do ciclo da madeira, é preciso pegar uma voadeira na Marina do Davi e navegar por cerca de 30 minutos. O trajeto já é parte do passeio: pelo caminho, moradores das áreas ribeirinhas sobem e descem das embarcações, e o turista pode assim conhecer um pouquinho da área rural da cidade.

Museu do Seringal Vila Paraíso

As instalações que podem ser visitadas no museu não são originais, e sim locações que serviram de cenários para o filme "A Selva". Como contrapartida pelo apoio dado pelo governo estadual, o espaço foi doado para a Secretaria de Cultura do Amazonas, que o transformou em museu a partir de 2002.

Museu do Seringal Vila Paraíso

Por que é legal conhecer o Museu do Seringal Vila Paraíso? Primeiro, para entender uma importante parte da história da região: o período entre o final do século XIX e início do século XX, época do ciclo da borracha e de grande ascensão econômica do Amazonas. Dá ainda para ver como é feita a extração do látex da seringueira e a sua transformação em borracha. E também saber como viviam os barões da borracha, em seus relativamente confortáveis casarios, e, por outro lado, os seringueiros, geralmente vindos do Nordeste, que viviam em condições precárias.

Museu do Seringal Vila Paraíso

Na época de seca, quando surgem as praias de rio, é comum ver passageiros desembarcando na Praia da Lua, um dos lugares mais procurados para banho nos dias mais quentes. Quem sabe você não inclui uma paradinha ali no seu roteiro?

Como chegar ao Museu do Seringal

A via fluvial é a única maneira de se chegar ao Museu do Seringal. As voadeiras (lanchas) partem da Marina do Davi, um ponto próximo à Praia da Ponta Negra. Lá está um flutuante da cooperativa de barqueiros que conduzem os moradores ribeirinhos até suas comunidades no Rio Negro e afluentes. 

Para informações sobre o transporte de barco, estão disponíveis os seguintes contatos: (92) 99473-7977 e o site da cooperativa.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Manaus

Museu do Seringal Vila Paraíso

Igarapé São João
Manaus