Melhores Destinos
Amazonas

Manaus

Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Conhecer Manaus é se deslumbrar com a beleza de uma região ímpar, onde a natureza exerce uma soberania incontestável. Famosa pela biodiversidade da Floresta Amazônica, com rios recheados de peixes e matas de incomparável riqueza animal, a capital amazonense entrega muitas surpresas para quem a visita.

É bem verdade que, depois de conhecer igarapés e igapós, admirar as mudanças nos rios e contemplar o belo Encontro das Águas, onde o barrento Rio Solimões fica lado a lado com a água escura do Rio Negro, sem se misturar, qualquer um estaria convencido de que a capital amazonense é o destino ecoturístico perfeito. E é! Mas também agrada viajantes apaixonados por história, já que não faltam edifícios tombados e memórias bem preservadas do Ciclo da Borracha, que tem sua maior riqueza no imponente Teatro Amazonas.

Manaus

Viajar para Manaus é também mergulhar em uma rica e saborosa gastronomia, com ingredientes bem característicos da região: saborosíssimos peixes amazônicos, farinhas de diferentes tamanhos e cores, frutos como cupuaçu, pupunha e tucumã, além de caldos e delícias exóticas (ao menos para quem vem de outras regiões) como o tucupi e o jambu.

Charmosa, histórica e surpreendente, Manaus quebra paradigmas e dilui preconceitos. É o local onde convivem povos da floresta, populações ribeirinhas, quilombolas, pescadores artesanais e também toda a gente que vive na cidade. Visitar Manaus é como descobrir uma das mais ricas facetas do nosso país, da nossa terra, do nosso povo.

Onde ficar em Manaus

O Centro Histórico e os bairros Adrianópolis e Vieiralves são os melhores lugares para se hospedar em Manaus. Além de contarem com um bom numero de hotéis, são regiões movimentadas, com shoppings, pontos turísticos, restaurantes e bares por perto. Para ficar colado no Teatro Amazonas, cartão-postal da cidade, há duas excelentes opções: Villa Amazônia e Juma Ópera Boutique, ambos bastante elogiados pelos hóspedes.

ManausHotel Villa Amazônia, no Centro de Manaus

Opções mais econômicas, confortáveis e bem localizadas são o Blue Tree Premium Manaus, o Quality Hotel Manaus, o Express Vieiralves e o Intercity Manaus

Viajantes que quiserem ter uma imersão ainda mais profunda na floresta e nos rios amazônicos podem ainda fazer o cruzeiro Iberostar Heritage Grand Amazon ou ficar em um hotel de selva. Tanto o cruzeiro quanto as hospedagens na floresta já incluem passeios, como focagem de jacaré, visita à comunidade ribeirinha, passeio de barco ao amanhecer, entre outros. Alguns dos hotéis de selva mais bem avaliados são o Juma Amazon Lodge, o Amazon Ecopark Lodge e o Dolphin Lodge. Leia mais sobre onde ficar em Manaus.

HOTEL NOTA LINK
Local Hostel Manaus 9.0 Ver preços
Manaus Hotéis Millennium 8.8 Ver preços
TRYP by Wyndham Manaus 8.7 Ver preços
Hotel Saint Paul 8.3 Ver preços
ibis budget Manaus 8.2 Ver preços
Tropical Executive Hotel 8.1 Ver preços
Intercity Manaus 8.0 Ver preços
Express Vieiralves 8.0 Ver preços
ibis Manaus Aeroporto 7.8 Ver preços
Hotel do Largo Manaus 7.5 Ver preços
Pesquisar passagens aéreas

Quando ir a Manaus

Em Manaus o calor é regra em qualquer estação. O que muda mesmo ao longo do ano é o nível dos rios, que alteram completamente a paisagem e também influenciam em alguns passeios. Para ver as praias fluviais e caminhar na floresta, vá durante a seca, entre outubro e fevereiro. De maio a agosto, os rios estão cheios, parte da mata está inundada (igapós) e a vegetação está ainda mais exuberante. 

Os hotéis de selva e o cruzeiro Iberostar Heritage Grand Amazon funcionam o ano inteiro, com programações adaptadas para os períodos de cheia e vazante. Veja nosso post completo sobre quando ir a Manaus.

Confira aqui os preços dos cruzeiros no Iberostar Heritage Grand Amazon e reserve a sua aventura pela Floresta Amazônica!

Manaus

Como chegar a Manaus

A capital do Amazonas está cercada por floresta e rios por todos os lados, de forma que a melhor maneira de chegar a Manaus é de avião, principalmente para quem vem de outras regiões do país. Há voos diretos oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Fortaleza e outras capitais do Norte. 

Saindo de outras cidades brasileiras, é preciso fazer conexão em algum desses aeroportos. Confira nossa página especial de passagens aéreas para Manaus com as opções mais baratas saindo de várias cidades brasileiras em diversas datas!

O transporte fluvial pode ser uma alternativa para quem deseja navegar pelas águas amazônicas e visitar outros destinos nortistas, como Alter do Chão e Belém. Leia mais sobre como chegar a Manaus.

ManausMovimento no Porto de Manaus

Quantos dias ficar em Manaus

Três dias são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos de Manaus. Mas nossa recomendação é ficar pelo menos cinco dias no destino, com tempo para também conhecer e se refrescar nas belíssimas cachoeiras de Presidente Figueiredo

Os roteiros no cruzeiro amazônico Iberostar Heritage Grand Amazon são de três, quatro ou sete noites. Já os hotéis de selva geralmente tem estada mínima de três noites. Nesses casos, separe pelo menos mais um ou dois dias para conhecer o Centro Histórico de Manaus e outras atrações da cidade que podem não estar contempladas nos passeios do cruzeiro ou da hospedagem de selva.

ManausCruzeiro Iberostar Heritage Grand Amazon

O que fazer em Manaus

Manaus é a porta de entrada para conhecer a Floresta Amazônica. Caminhar pela mata fechada, navegar de canoa pelos igapós, avistar jacarés e botos cor-de-rosa, visitar uma aldeia indígena ou comunidade ribeirinha e passear pelo encontro dos rios Negro e Solimões são atrativos que figuram praticamente em qualquer roteiro neste incrível destino brasileiro.

ManausBoto cor-de-rosa

Além de fazer o roteiro completo de barco, visite o Museu do Seringal Vila Paraíso e mergulhe na história do Ciclo da Borracha. Não deixe de fazer um passeio guiado no Teatro Amazonas, maior expressão arquitetônica deste período pujante de Manaus. Caminhe pelo Centro Histórico passando por praças, lojas de artesanato e edifício históricos, como o Palacete Provincial, o Palácio Rio Negro e o Mercado Adolpho Lisboa. Veja toda a riqueza da gastronomia amazônica na Feira Manaus Moderna, onde se encontram peixes gigantes, frutas, farinhas e temperos da culinária regional. 

ManausTeatro Amazonas

Para maior contato com a fauna e flora amazônicas, faça um passeio guiado no incrível MUSA, e veja também o peixe-boi e os macaquinhos que andam livres e soltos no Bosque da Ciência.

Para enfrentar todo o calorão de Manaus, onde as máximas são quase sempre superiores a 30°C, refresque-se nos flutuantes do bairro Tarumã ou na Praia da Ponta Negra. E para ver quedas d'água paradisíacas, visite as cachoeiras de Presidente Figueiredo, um paraíso a duas horas da capital amazonense. 

Leia nosso post completo sobre o que fazer em Manaus.

Passeios em Manaus

A atividade mais procurada por quem visita Manaus é o passeio de barco completo, que passa pelo Encontro das Águas, visita uma aldeia indígena e faz uma parada em um flutuante onde podem ser observados os botos cor-de-rosa

ManausApresentação de indígenas da etnia Tuyuka

Outro passeio indispensável para quem quer compreender mais da história de Manaus é o Museu do Seringal Vila Paraíso. Na visita guiada é possível ver como é feita a extração do látex da seringueira, a transformação da matéria-prima em borracha e também como viviam os seringueiros, geralmente homens vindos de estados nordestinos para trabalhar em situações análogas à escravidão.

ManausViagem de barco até o Museu do Seringal

Quem não fizer o cruzeiro amazônico ou não se hospedar em um hotel de selva, pode ainda ter a experiência de caminhar na floresta fechada visitando o MUSA. E, para se refrescar, reserve um dia da viagem para fazer um bate e volta em Presidente Figueiredo, a terra das cachoeiras. Veja todos os passeios em Manaus e planeje o seu roteiro.

Boa viagem!