A surpreendente paisagem que surge nos arredores de Alter do Chão no período da estiagem faz do pequeno vilarejo no oeste do Pará um dos melhores destinos do Brasil para os amantes de praia. Um detalhe importante, entretanto, torna Alter do Chão ainda mais especial! Não estamos falando de praias à beira do Oceano Atlântico e sua imensidão de água salgada, mas sim de grandiosos rios de água doce cercados pelo mais intenso verde amazônico. Pensar em mais de 100 km de praias longe do litoral brasileiro pode parecer estranho, mas a verdade é que Alter do Chão esconde um paraíso com incontáveis porções de areia prontas para encantar qualquer amante de cenários paradisíacos.

Distante 1300 km da capital Belém e parte do município de Santarém, a vila de Alter do Chão é a principal base da região para quem pretende explorar as belezas à beira dos límpidos Rio Tapajós e Rio Arapiuns. Com apenas 6000 habitantes, a vila desponta com boa infraestrutura, grande oferta de passeios, restaurantes e diversas pousadas para dias de descanso. E a boa notícia é que o Aeroporto de Santarém está a apenas 34 km de Alter do Chão, o que torna o destino bastante acessível.

Viajar para Alter do Chão é ter a certeza de encontrar cenários dignos de incontáveis fotos. A areia branquinha que surge à beira dos rios Tapajós e Arapiuns no período da seca — conhecido como Verão Amazônico — forma um maravilhoso conjunto de praias paradisíacas. As mais famosas, quase sempre, oferecem restaurantes ou quiosques para os turistas. Outras, mais desconhecidas, presenteiam os visitantes com ambiente inóspito e a sensação de estar em um paraíso particular. A região de Alter do Chão é excelente para quem busca dias de descanso e contato direto com a natureza, mas ela agrada também a quem não abre mão de boa infraestrutura para passar o dia relaxando sem tirar os pés da água, com direito aos melhores peixes paraenses, pratos cheios de sabor e um pouquinho do "treme treme" do jambu.

Os dias em Alter do Chão são dedicados a passeios que levam a praias, rios, lagoas, florestas, comunidades ribeirinhas, igapós, igarapés, florestas e canais que são a síntese da beleza da região. O ideal, ao embarcar para Alter do Chão, é conhecer um pouquinho de cada paisagem. E, acredite, um feriado prolongado não será suficiente. Prepare-se para ficar ao menos uma semana por lá, ou você irá embora já cheio de vontade de voltar. Ah! E se você só puder viajar no período da cheia, quando as praias desaparecem, não se preocupe. A paisagem de Alter do Chão muda completamente, mas a beleza da região e os banhos de rio estarão garantidos. Alter do Chão é linda em qualquer época do ano.

Mergulhe nessa aventura no Pará sem medo de ser feliz. Desbravar as praias de Alter do Chão é bem mais fácil do que você imagina. Para ajudar na organização da sua viagem, preparamos um guia completinho com a melhor época para visitar Alter do Chão, as principais praias, os passeios pela região, onde se hospedar, roteiros para os dias de viagem e muito mais. Se jogue no Rio Tapajós e no carimbó! Alter do Chão é desses destinos fáceis de se apaixonar e não há por que não se entregar a ele.