Melhores Destinos
Alter do Chão
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Onde ficar em Alter do Chão

A vila de Alter do Chão, distrito de Santarém, é o destino perfeito para quem busca dias de sossego e tranquilidade em meio às praias de água doce do Pará. Localizada às margens do Rio Tapajós, Alter do Chão é o principal ponto de partida para quem pretende conhecer as paradisíacas águas transparentes cercadas por faixas de areia branca e o intenso verde das florestas do norte brasileiro. Localizada a 30 km de Santarém, Alter do Chão é a melhor base para os turistas que pretendem curtir dias de férias à beira-rio. Por mais que se ouça por lá que muitas praias são de Santarém e não de Alter do Chão, na prática, é de Alter do Chão que partem os passeios, e não de Santarém ou Belterra, município que também oferece lindas praias.

Alter do Chão é um destino totalmente voltado para o turismo e não faltam pousadas para se hospedar por lá. A boa oferta de hospedagem garante uma vaga para os dias de descanso. É preciso dizer, entretanto, que Alter do Chão não é lugar de grandes luxos, resorts ou hotéis cheios de pompa. O que prevalece na região são pousadas simples e com serviços básicos. Algumas se destacam das demais, com ambientes charmosos, um certo requinte e cuidado nos detalhes para manter o turista conectado à natureza em todos os momentos, porém elas ainda são minoria. 

Os preços das pousadas em Alter do Chão variam um bocado a depender da época do ano da viagem. Embarcar para Alter do Chão na baixa temporada (de fevereiro a junho) garante preços mais baixos se comparado à alta temporada (de julho a janeiro). Ao viajar para Alter do Chão na alta temporada, é preciso se organizar com mais antecedência, já que a vila recebe grande número de turistas e você poderá não encontrar vaga na pousada que deseja. Ah! E feriados prolongados são sempre alta temporada em Alter do Chão. Fique atento! Veja mais sobre quando ir a Alter do Chão.

A vila de Alter do Chão é bem pequena e dificilmente você estará mal localizado. Para quem gosta de ficar bem perto do agito, o ideal é se hospedar mais próximo à Igreja Nossa Senhora da Saúde, onde está a maior concentração de restaurantes e comércio em Alter do Chão. A região marca também o ponto de partida dos barcos e lanchas de passeio. Para quem deseja maior contato com a natureza, vale se afastar um pouco mais do centrinho e se hospedar em meio à mata ou à beira-rio. Nesses casos, um táxi pode ser necessário para se locomover.

Se a busca for por uma experiência mais autêntica e integrada à natureza com todo o conforto, veja a Villa Arumã Pousada, a Vila Flor Bed & Breakfast e a Pousada Alter. Para quem busca hospedagens mais próximas ao centro e à beira-rio, vale conferir o Hotel Borari, o Hotel Mirante da Ilha, a Pousada Coração Verde, a Pousada Sombra do Cajueiro, o Agualinda Hotel e a Pousada do Mingote. Um pouco mais afastadas da beira-rio, porém ainda bem próximas ao centro, confira a Pousada Vila Alter, a Pousada Alterosa, a Pousada Cabocla e a Pousada Recanto Maguary. Já à beira do rio, porém afastada do centro, uma boa opção é o Beloalter Hotel. Se a intenção for economizar, procure pelo Hostel Pousada do Tapajós, Hostel Coração VerdePedra do Sol Pousada Hostel.

Para os viajantes que buscam experiências fora do comum, Alter do Chão reserva algumas oportunidades muito especiais de contato direto com a natureza e as comunidades locais. Na região, é possível fazer passeios com pernoite na Floresta Nacional do Tapajós, em praias desertas e também nas comunidades ribeirinhas à beira do Rio Arapiuns. Você terá a oportunidade de conhecer a fundo a cultura e natureza que permeia a região, além de ter o privilégio de dormir sob um céu absurdamente estrelado. A hospedagem costuma ser em redes nas casas dos nativos ou em abrigos de palha, mas há também oferta de quarto em comunidades mais bem preparadas, como a Comunidade Coroca. 

Para quem não quiser investir em uma hospedagem distante, mas quiser uma experiência diferente, uma boa ideia é seguir a pé pelas praias próximas a Alter do Chão e passar a noite em uma delas dormindo em uma rede. A região é segura e não há grandes riscos na aventura. Vale combinar também com um barqueiro o transporte até uma praia deserta com horário marcado para o retorno no dia seguinte. Um piquenique sob a luz do luar com direito a banho no Tapajós em uma praia deserta parece uma boa ideia para uma noite na viagem…

Melhores Hotéis