Melhores Destinos
Alter do Chão
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Praias de Alter do Chão

As praias de Alter do Chão são diferentes de tudo o que você já viu no litoral do Brasil. E por isso mesmo elas são praias tão especiais. A diferença começa exatamente no fato de que Alter do Chão não está localizada no litoral e muito menos é banhada pelo mar. As praias que cercam essa região mágica do interior do Pará são formadas pela imensidão do Rio Tapajós e do Rio Arapiuns, onde o que reina é a água doce e o mais rico verde amazônico. Falar de praias de rio pode soar estranho a muitos turistas. Bastará, no entanto, apenas um mergulho nessas águas paraenses para descobrir que praias paradisíacas nem sempre estão à beira-mar.

O número de praias em Alter do Chão e nos arredores é incontável. As faixas de areia branca e fina seguem por mais de 100 km à beira dos rios. Algumas delas atraem mais visitantes pela beleza aliada à boa infraestutura. Há, no entanto, praias que são praticamente desertas e que agradam em cheio aos turistas que curtem o isolamento e maior contato com a natureza. A verdade é que Alter do Chão tem praias pra todo mundo e todos os gostos. Não será nenhum sacrifício percorrer algumas delas para encontrar a sua favorita.

Para se locomover entre as praias de Alter do Chão, o ideal é investir em alguns dos passeios de lancha e barco oferecidos na vila. Os roteiros variam bastante e o melhor é fazer um a cada dia para conhecer o máximo possível de praias. Assim você terá a dimensão da quantidade de faixas de areia disponíveis para ser feliz. Algumas praias já fazem parte dos roteiros oficiais, mas há ótimas opções “desconhecidas" para serem visitadas. Ainda que os passeios de barco sejam mais interessantes, é possível percorrer as praias de carro e também a pé! Para chegar a algumas delas, basta sair caminhando a partir da vila de Alter do Chão. Quanto mais longe, mais vazias elas serão.

A mais famosa praia de Alter do Chão é a Ilha do Amor. Localizada de frente para a vila, a Ilha do Amor é o grande cartão-postal da região e a principal responsável pela fama de Alter. Muita gente pensa que a região se resume a esse paraíso, mas não é bem assim! A Ilha do Amor (que na verdade é uma ponta de areia ligada ao continente e não uma ilha) é apenas uma das incontáveis praias nos arredores de Alter do Chão. 

A melhor época para ver as praias de rio em Alter do Chão é na estiagem — especialmente entre agosto e dezembro —, período conhecido como "verão amazônico". É muito importante dizer que as praias de Alter do Chão desaparecem na época das chuvas — de fevereiro a junho —, período que marca o “inverno amazônico”. Se o seu desejo é ver praias, o calendário fará toda a diferença na viagem. Veja mais detalhes sobre quando ir a Alter do Chão.

Praias com infraestrutura saindo de Alter do Chão

As praias nos arredores de Alter do Chão que oferecem infraestrutura de restaurantes e quiosques são quase sempre as mais procuradas pelos turistas. Há quem não abra mão de um bom peixe frito com cerveja gelada enquanto se refresca nas águas doces dos rios. Se você faz parte desse grupo, essas praias são para você! Vale dizer que, mesmo nas praias mais movimentadas, sempre há a opção de caminhar por alguns minutos e já se sentir em um ambiente mais isolado. Se você não curte restaurantes, quiosques e barraquinhas, mas ainda assim quer uma boa opção para almoço, basta se afastar do movimento e ir até os restaurante apenas na hora que a fome bater.

Entre as praias com infraestrutura, a mais procurada é a Ilha do Amor. Com fácil acesso (ela está de frente para a vila) e lindo visual, a Ilha do Amor é disparada a praia mais popular e movimentada de Alter. Em dias de semana, ela costuma ser tranquila, mas aos sábados, domingos e feriados é um agito só! Para escapar do movimento, basta caminhar um pouquinho nos arredores do Lago Verde ou à margem do Rio Tapajós. Vale até alugar um caiaque para passear. 

Outra praia bastante procurada entre os turistas que querem um quiosque com pé na areia é a Praia do Pindobal. Com lindo pôr do sol, Pindobal tem cabanas de praia charmosas e que rendem um bom dia de descanso. Já a Praia da Ponta de Pedras atrai pela paisagem diferente e pelas barraquinhas que permitem passar o dia sem tirar o pé da água. Uma delícia! Quem busca um excelente restaurante próximo ao rio vai gostar da Praia de Carapanari, onde está o restaurante Casa do Saulo. Você poderá passar o dia tranquilamente na praia e depois subir para um banho de piscina e um ótimo almoço com vista para o Tapajós. Ao final da tarde, o sucesso é a Ponta do Cururu e a Ponta do Muretá. Apesar de não terem infraestrutura, no final da tarde essas praias recebem dezenas de barcos e lanchas que ancoram pra o espetáculo do pôr do sol. É comum encontrar por lá barcos que fazem as vias de bar e garantem o brinde especial para o momento.

Praias desertas saindo de Alter do Chão

As praias com jeito de paraíso deserto são o retrato dos sonhos para quem está em Alter do Chão. É inacreditável que tantas faixas de areia permaneçam quase intocadas e, o melhor de tudo, praticamente sem ninguém. Se o que você busca é um cantinho bem sossegado para curtir, essas praias são para você.

As praias desertas de Alter do Chão não contam com infraestrutura ou acesso para carros e por isso atraem bem menos turistas. Algumas se tornaram famosas pela extrema beleza e proximidade de Alter do Chão e por isso fazem parte de diversas rotas de passeios, o que as tornam destinos mais movimentados. Em dias de semana com poucos turistas, a chance de encontrá-las vazias é bem grande. Esse é o caso da Ponta do Cururu e da Ponta do Muretá, que durante o pôr do sol ficam tomada de barcos, mas ao longo do dia são praticamente desertas. Bons destinos para quem busca um paraíso isolado pertinho de Alter do Chão são a Ponta do Jutuba e as praias ao redor do Lago Verde (acessíveis a pé, de barco ou caiaque). 

Uma ótima pedida para quem busca tranquilidade e lindos cenários é o passeio de lancha que leva até as praias do Rio Arapiuns, sempre mais tranquilas que as do Rio Tapajós e ainda mais bonitas. No Arapiuns, não deixe de visitar a Praia da Ponta Grande, a Praia da Ponta do Toronó e a Praia da Ponta do Icuxi. O passeio para o Rio Arapiuns é um dos melhores de Alter do Chão. Além das lindas praias, sempre há uma paradinha para almoço nas comunidades ribeirinhas, com direito a boa comida e redário para uma soneca.

A cada minuto nos passeios de lancha é possível ver lindas porções de areia desertas, muitas delas sem nome ou fora do roteiro mais comum dos turistas. Se estiver em um tour privativo e encontrar um cantinho pelo qual você se apaixone, peça ao barqueiro para parar e aproveite cada minuto da praia só sua.  

Praias de Belterra 

Belterra, município vizinho a Alter do Chão, oferece boas praias para os turistas que estão na região. Há algumas faixas de areia acessíveis por estrada, porém o mais comum entre os turistas é ir até lá em passeios de lancha. Uma das mais populares praias de Belterra é a Praia do Pindobal, que conta com lindos quiosques à beira-rio e também diversos restaurantes. O pôr do sol é maravilhoso e a praia costuma estar na rota de quem vai à Floresta Nacional do Tapajós. Além da Praia do Pindobal, vale visitar também a Ponta do Cajutuba, a Praia de Aramanai, a Praia de São Domingos e a Praia do Maguari. Um passeio para Belterra rende um lindo dia de praia!

Praias de Santarém

As praias mais próximas de Santarém estão entre as mais procuradas pelos moradores da região, porém os turistas muitas vezes nem chegam até lá. Caso você esteja em Santarém e queira curtir um bom banho de rio sem precisar ir até Alter do Chão, experimente a Praia do Maracanã, a Ponta do Arariá, a Praia do Pajuçara e a Praia do Carapanari. Todas são acessíveis por estrada e garantem um dia delicioso passeio para quem está em Santarém e não vai até Alter do Chão.

Ao visitar Alter do Chão, lembre-se de que as praias surgem apenas no verão amazônico, período da estiagem que vai de agosto a dezembro. Viajar na temporada de chuva pode ser frustrante para quem busca as praias. Para ter certeza de embarcar na época certa, veja mais detalhes sobre quando ir a Alter do Chão.