Alter do Chão

Rio Tapajós

0 avaliação
0% recomendam
0

Grande parte das praias nos arredores de Alter do Chão estão localizadas às margens do grandioso Rio Tapajós. É ele, o Tapajós, o maior responsável pela fama de alguns dos mais espetaculares cenários entre as praias fluviais de todo o mundo. Com águas límpidas e temperatura na medida para aplacar o calor, o Tapajós é impressionante em qualquer época do ano. Durante a seca, o baixo volume de água permite o surgimento de pontas de areia que se tornam paraísos para os apaixonados por praias. Já na cheia o grande volume de água enche de vida e ainda mais verde esse pedaço da Amazônia.

O Rio Tapajós banha a cidade de Santarém, a vila de Alter do Chão e também o município de Belterra. Entre as três localidade será fácil encontrar incontáveis praias, sendo que algumas delas se destacam e acabam ganhando fama entre os turistas. Quanto mais tempo você tiver de férias, mais poderá conhecer as praias da região, entre elas as faixas de areia desertas que muitas vezes nem chamadas por nome são. Estamos falando de mais de 100 km de praias fluviais pra curtir dias de muito sol. 

Para começar a se aventurar entre as praias paraenses às margens do Tapajós, vale usar como base a vila de Alter do Chão e de lá seguir para praias mais próximas de Santarém ou de Belterra. Boas pedidas são a Praia do Pajuçara, Praia do Carapanari, Ponta do Jutuba, Praia do Itapari, Praia da Ponta de Pedras, Ponta do Cururu, a Ilha do Amor, Ponta do Muretá, Praia do Pindobal, Praia do Cajutuba, Praia do Aramanari e Praia do Maguari. Todas localizadas no Rio Tapajós. Vale dizer que o Rio Arapiuns, afluente do Tapajós, também oferece praias paradisíacas para os turistas.

Além das praias, o Rio Tapajós reserva passeios como a visita à Floresta Nacional do Tapajós, o Canal do Jari, o encontro das águas com o Rio Amazonas e visitas às tradicionais comunidades ribeirinhas, que dão ainda mais brilho para a viagem.

Para percorrer as atrações do Rio Tapajós, o ideal é fazer os percursos de barco ou lancha, afinal, todo o trajeto já é uma grande atração. Não perca a chance de ver as margens do Tapajós passando em alta velocidade e também o sol se pondo sobre as águas. Cada minuto da viagem será inesquecível. Se não quiser ir de barco ou lancha, estradas de terra e asfaltadas conectam diversas praias do Tapajós às localizadas em Santarém, Alter do Chão e Belterra.

Rio Tapajós, Alter do Chão - PA

Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos Rio-tapajos
Avalie Rio Tapajós