Alter do Chão

Restaurantes em Alter do Chão

A culinária paraense é um mundo à parte e merece cada minuto da sua atenção. Os sabores do norte são autênticos e carregados de personalidade, o que faz da gastronomia uma experiência imperdível na viagem a Alter do Chão. Degustar os peixes amazônicos fresquinhos, muitas vezes regados a temperos pouco comuns a quem não é da região, faz parte do pacote do viajante. Não se deixe levar pelo cardápio comum do seu dia a dia e aventure-se nos novos sabores. Experimente o açaí paraense (bem diferente do que se tem no resto do país), a caldeirada, o pato no tucupi e todos os peixes de rio que são espetaculares, como o pirarucu, tambaqui e o namorado. Se o estômago reclamar e pedir algo mais familiar, não há com o que se preocupar. Em Alter do Chão, você contará também com menus bem familiares ao paladar dos turistas de todo o país.

Durante o dia de passeio, o mais comum é fazer as refeições nos quiosques das praias ou nas comunidades ribeirinhas que servem de ponto de apoio para os barcos com turistas. Em todas as opções, a garantia é de boas refeições, mas o preço pode variar um bocado a depender do local escolhido. Um peixe assado nas comunidades à beira do Rio Arapiuns, por exemplo, terá custo médio de R$ 30 por pessoa. Já em um restaurante badalado, com vista para o rio, o custo do prato para duas pessoas pode chegar facilmente a R$ 150. Ambas as experiências valem a pena, especialmente para quem está conhecendo a região pela primeira vez.

Para quem busca bons restaurantes e quiosques à beira do Rio Tapajós, um bom ponto de partida é a Casa do Saulo, o mais famoso e badalado restaurante dos arredores de Alter do Chão. O lugar agrada tanto pelo cardápio quanto pelo lindo ambiente e infraestrutura oferecidos aos turistas. A Casa do Saulo está localizada na Praia do Carapanari, à beira do Rio Tapajós. No local, há diversos decks de madeira, cenários para fotos incríveis, amplo espaço para recreação de crianças e ainda uma piscina que ajuda a aplacar o calor. É lugar para passar o dia todo e não apenas o tempo do almoço. 

A Praia do Carapanari não é a única a oferecer quiosques em Alter do Chão. Há diversas praias à beira do Rio Tapajós que servem refeições, petiscos e bebida gelada. Um dos cenários mais famosos para quem busca infraestrutra à beira-rio é a Ilha do Amor, localizada bem de frente para a vila de Alter do Chão e banhada pelas águas da Lagoa Verde. Quem quiser variar o cenário poderá ir à Praia do Pindobal, onde há diversas barracas e um pôr do sol espetacular. Outra boa pedida para passar o dia é a Praia da Ponta de Pedras, que conta com diversas cabanas para os turistas que desejam ficar todo o tempo dentro da água. Vale dizer que há muitas praias desertas e sem restaurantes. Na hora de fazer o passeio, pergunte sempre ao barqueiro onde será a parada para refeição. Caso vá apenas para locais sem infraestrutura, lembre-se de levar um lanche.

Depois do anoitecer, os visitantes se concentram no centro da vila e na beira-rio de Alter do Chão, onde há diversos restaurantes e barraquinhas que vendem lanches rápidos. Vale conferir os menus antes de escolher, já que há surpresas em todos os lugares (com ou sem temperos e ingredientes típicos do Pará). Os restaurantes costumam fechar cedo, mesmo em alta temporada. Sendo assim, não deixe as refeições para muito tarde. Depois das 23h as opções serão bem limitadas.

Na vila de Alter do Chão, para um cardápio mais elaborado e com releituras dos pratos típicos do Pará, experimente o Espaço Gastronômico. O restaurante oferece a famosa coxinha de jambu, um ceviche de pirarucu com tucupi que é escandalosamente delicioso, assim como receitas espetaculares dos peixes amazônicos com temperos regionais, como tucupi, jambu e taperebá. O ambiente do restaurante é mais tranquilo e aconchegante, já que está um pouco afastado do burburinho. O cenário só muda nas animadas noites de carimbó que agitam o lugar. Outro restaurante que oferece ambiente delicioso é o Ty Comedoria e Bar. O espaço reproduz o cenário das praias à beira-rio, com direito a areia no chão e redes para relaxar. Peça um drink e aproveite a noite.

Para quem deseja ficar no meio do agito, uma boa pedida é o Arco-Íris da Amazônia, com pratos simples, mas que vão dos típicos temperos regionais aos sabores árabes. Quem quiser investir nos peixes amazônicos vai gostar do Farol da Ilha. Se a vontade for de um prato mais familiar ao estômago, recorra ao X-Bom. Agora, se você não quiser desapegar dos ingredientes do Pará, experimente a pizza de camarão com jambu da pizzaria Do Italiano.

Apesar de Alter do Chão não ter uma grande variedade de restaurantes, você encontrará por lá boas pedidas. Se quiser ir ainda mais a fundo na culinária paraense, experimente a Peixaria Raiana e o Restaurante Piracema, em Santarém. Vale também fazer uma parada mais longa em Belém. A culinária da capital do Pará é de impressionar a todos os amantes da boa mesa.

Tudo que você precisa saber sobre Alter do Chão!

Esse texto sobre Restaurantes em Alter do Chão faz parte do guia de Alter do Chão no Melhores Destinos

Comentários para Restaurantes em Alter do Chão

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.