Alter do Chão

Praia da Ilha do Amor

0 avaliação
0% recomendam
0

O cenário da longa faixa de areia branca cercada de águas transparentes e barquinhos coloridos, repleta de cabanas de palha e com um grande morro verdejante ao fundo deu a Alter do Chão o status de um dos destinos de praia mais bonitos do Brasil (segundo o The Guardian). Localizada bem de frente à vila de Alter do Chão, a Praia Ilha do Amor é o principal destino dos turistas na região. 

A Ilha do Amor é praia para quem gosta de infraestutura e não abre mão de cabanas à beira da água e serviço de quiosques. O lado mais movimentado, onde as cabanas oferecem mesas, é voltado para o Lago Verde, que tem águas límpidas e na temperatura certa pra um delicioso banho refrescante em meio ao calor do Pará. Já no lado voltado para o Rio Tapajós, o ambiente é bem mais tranquilo e praticamente deserto. E é desse lado onde o espetáculo do entardecer acontece. Vale dizer que a Ilha do Amor, apesar do nome, é uma faixa de areia ligada ao continente. Se a praia estiver muito cheia, basta caminhar um pouco mais para qualquer um dos lados até encontrar um cantinho mais sossegado.

Para quem busca atividades além do banho, na Ilha do Amor há aluguel de caiaques para remar pelo Lago Verde. Bem pertinho de lá, vale também fazer a trilha da Serra da Piraoca, que leva ao topo do morro que marca o fundo da paisagem. O trajeto é curto e em meia hora você terá uma visão deslumbrante da Ilha do Amor, do Rio Tapajós e da vila de Alter do Chão. 

O visual da Ilha do Amor depende muito do nível de água do Rio Tapajós. No auge da seca, é possível atravessar da vila para a praia a pé. Entretanto, o mais normal é que seja necessário pegar um barquinho e fazer uma curtíssima travessia por R$ 5. Já na cheia, a Ilha do Amor permanece quase totalmente submersa e apenas as pontinhas das cabanas dos restaurantes são visíveis. Pesquise bem a época da viagem para ter certeza de encontrar as praias com boas faixas de areia e no auge da beleza. Veja mais detalhes sobre quando ir a Alter do Chão. 

Outro detalhe que faz diferença na visita à Ilha do Amor é o número de turistas. Em dias de praia cheia (especialmente nos finais de semana da alta temporada), o ambiente fica bem conturbado. Já nos dias de calmaria, quando há poucos visitantes, a Ilha do Amor é um verdadeiro paraíso. Podemos garantir que a experiência varia muito ao longo do ano e da quantidade de turistas por lá. Se tiver com vários dias disponíveis para conhecer Alter do Chão, prefira ir à Ilha do Amor nos dias de semana.

Alter do Chão, Alter do Chão - PA

Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor Praia-da-ilha-do-amor
Avalie Praia da Ilha do Amor