Melhores Destinos
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Ponta do Cururu

Se tem um pôr do sol famoso em Alter do Chão é o da Ponta do Cururu. A longa e fina ponta de areia que se forma na margem do Rio Tapajós, bem pertinho da vila de Alter do Chão, oferece diariamente um dos maiores espetáculos da região. E o final de tarde por lá é disputadíssimo, com dezenas de barcos e lanchas ancorados nos dias mais movimentados. No pôr do sol, há chances até de ter um barco bar por lá, oferecendo bebidas geladas para brindar a um dos mais cênicos momentos em Alter do Chão. Fora do horário do entardecer, o visual continua lindo e, o que é melhor, praticamente deserto. Por lá não há quiosques, restaurantes ou qualquer infraestrutura. O que reina na praia é o intenso verde da mata e as lindas cores do Rio Tapajós.

Para chegar à Ponta do Cururu, o mais comum é o trajeto de barco ou lancha, saindo de Alter do Chão. Vários passeios têm como ponto final do tour uma parada por lá para ver o pôr do sol. Há ainda barcos que partem de Alter do Chão apenas no entardecer, com custo mais baixo que o passeio de dia inteiro. Os turistas mais dispostos poderão investir em uma caminhada até a Ponta do Cururu. O trajeto pela margem do Rio Tapajós, a partir da Ilha do Amor, leva 2h. Para ver o cenário da praia bem do alto, faça a trilha para o topo do Morro da Piraoca. O visual é esplêndido e dá a real dimensão da beleza do lugar. 

Vale dizer que a Ponta do Cururu só aparece na temporada do “verão amazônico”, período de seca na região. É importante lembrar que o cenário em Alter do Chão muda muito a depender do nível da água do rio, sendo assim, pesquise bem a época da viagem para ter certeza de encontrar as praias no auge da beleza. Veja mais sobre quando ir a Alter do Chão. 


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Alter do Chão

Ponta do Cururu

Ponta do Cururu
Alter do Chão