Melhores Destinos
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Morro da Piraoca

A partir da vila de Alter do Chão, é impossível não reparar nos contornos do Morro da Piraoca. A imponente formação natural em meio ao terreno quase plano marca a paisagem de Alter do Chão e lembra o Monte Fuji. Ponto mais alto da região, o Morro da Piraoca (ou Piroca, como chamam no dia a dia os moradores) é facilmente acessível em uma caminhada a partir da Ilha do Amor. Em menos de uma hora, você estará no topo com um visual emocionante, cercado por águas doces e recoberto do mais intenso verde amazônico. Do alto, será possível observar o Rio Tapajós, o Lago Verde, o Lago das Piranhas, a Ponta do Cururu e toda a vila de Alter do Chão. Aproveite o passeio para entender a dimensão da beleza que cerca esse pedaço mágico do Pará.

Para chegar ao Morro da Piraoca, não é preciso contratar guia ou passeios. Encontrar o início da subida da trilha pode não ser fácil no primeiro momento. Se tiver dificuldade, use um aplicativo de locomoção — como o Wikiloc — ou o bom e velho método das perguntas. Não faltará moradores no caminho para indicar a rota correta. A entrada da trilha para o topo do morro é marcada por uma placa e o restante do caminho é bem demarcado e sinalizado. No topo, há um pequeno cruzeiro e banquinhos improvisados para recuperar o fôlego. Na volta, corra para um mergulho no Lago Verde ou no Rio Tapajós. Os dois estarão bem ao final da trilha. Se não estiver seguro para fazer o percurso sozinho, não hesite em contratar os serviços dos guias locais.

É importante lembrar que o cenário em Alter do Chão muda muito a depender do nível do rio, sendo assim, pesquise bem a época da viagem para ter certeza de encontrar as praias no auge da beleza. O Morro da Piraoca pode ser visto e visitado durante todo o ano. Veja mais sobre quando ir a Alter do Chão.


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Alter do Chão

Morro da Piraoca

Morro da Piraoca
Alter do Chão