Alter do Chão

Santarém

0 avaliação
0% recomendam
0

A cidade de Santarém é a porta de entrada de quase todos os turistas que pretendem visitar Alter do Chão. Em Santarém, está localizado o único aeroporto da região e também o porto que recebe os barcos que percorrem o Rio Amazonas entre Belém, Santarém e Manaus. Sendo assim, é quase certo que você passará pela cidade antes de chegar a Alter.

Santarém e Alter do Chão são ligadas por estrada asfalta e você levará meia hora percorrendo o trajeto de 34 km que separa as duas. É importante dizer que Alter do Chão é um distrito de Santarém e, na teoria, tudo que está em Alter do Chão faz parte de Santarém. Na prática, entretanto, quase todas as praias da região são tratadas pelos turistas como sendo de Alter do Chão, afinal, é de lá que partem os passeios e é na vila onde estão as pousadas que recebem os visitantes. A confusão gera até discussão entre os moradores, mas a verdade é que os roteiros oferecidos aos turistas estão em Alter do Chão, e não em Santarém. Se locomover entre Alter do Chão e Santarém é muito tranquilo, não sendo necessário fazer pernoite para seguir viagem no dia seguinte. Entretanto, se você faz parte do time que adora conhecer uma nova cidade, vale investir algumas horas de passeio por Santarém.

Cercada por natureza exuberante e encrustada entre a Floresta Amazônica, o Rio Amazonas e o Rio Tapajós, Santarém — com 300 mil habitantes — é uma das mais importantes cidades do Pará. Para conhecer Santarém, comece o passeio pela orla à beira-rio, onde será possível acompanhar o movimento dos barcos, experimentar alguns petiscos (dê preferência aos maravilhosos peixes da região) e ver o espetáculo do encontro das águas do Rio Amazonas com o Rio Tapajós. Para observar o fenômeno nem é preciso pegar um barco, já que o encontro acontece bem de frente para a cidade. No entanto, chegar pertinho do encontro dos dois grandiosos rios é mesmo emocionante, sendo assim, pegue um barco e não perca essa chance.

Se quiser ir a fundo na história local, visite o Centro Cultural João Fona, onde estão em exposição peças de artesanato produzidas pelos povos indígenas originais do Tapajós e também itens que contam a história da cidade. É uma boa maneira de se envolver mais com a Amazônia. Outra boa pedida é conhecer o Mercadão 2000, onde todas as manhãs chegam enormes carregamentos de peixes e outros produtos da região. É uma oportunidade excelente de entrar em contato direto com a cultura tapajônica e conhecer mais sobre os ingredientes e produtos consumidos pelos locais. 

Para quem está focado nas praias, Alter do Chão é o principal ponto de partida para os passeios. Ainda assim, algumas praias estão bem próximas do centro de Santarém e você já poderá aproveitar enquanto estiver por lá. Vale conferir a Praia do Maracanã, a Ponta do Arariá, a Praia do Pajuçara e a Praia do Carapanari, onde está o famoso restaurante Casa do Saulo. Aproveite para fazer umas compras, experimente um bom prato e siga para as praias em Alter do Chão.

Santarém, Santarém - PA

Santarem Santarem Santarem
Avalie Santarém