Melhores Destinos
Israel
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Qumran

Um dos mais importantes sítios arqueológicos de Israel-localizado na Cisjordânia e a 12km de Jericó-, Qumran é o local onde foram encontrados os escritos conhecidos como Pergaminhos do Mar Morto. O inóspito deserto, que teria sido um antigo assentamento de essênios no século I a.C., escondeu durante 2.000 anos os mais antigos escritos que fazem referência à Bíblia Hebraica já encontrados.

Os pergaminhos foram encontrados em 1947, por um beduíno que percorria a região. Dentro de uma das cavernas, em um vaso de cerâmica, estavam os manuscritos de inestimável valor. Nas duas décadas seguintes ainda aconteceram outras descobertas, que somam mais de 900 manuscritos, entre eles o Pergaminho de Cobre, que se encontra no Museu Arqueológico da Jordânia. Outra parte dos achados está no Santuário do Livro (Museu de Israel) e no Museu Rockefeller, os dois em Jerusalém.

A área do sítio arqueológico e Parque Nacional de Qumran é aberta à visitação. Nela é possível ver ruínas de alguns cômodos onde vivia a população dos essênios, assim como algumas das cavernas onde foram encontrados os famosos pergaminhos.

O parque está aberto das 8h às 17h de abril a setembro e das 8h às 16h de outubro a março. O valor da entrada é NIS 29 (US$ 8).