Torre Malakoff
A Torre Malakoff é um ícone na paisagem urbana do Recife Antigo, inconfundível pela arquitetura de caráter militar. Ela foi construída entre 1853 e 1855, e servia como um monumental portal do Arsenal da Marinha à época.
Confira aqui os 5 hotéis no Recife mais reservados por nossos leitores:
Nos primeiros anos, a torre marcava a porta de entrada dos que desembarcavam em Recife pelo mar. Outra coisa massa é que, no alto da Torre, foi feito um observatório astronômico a mando de D. Pedro II, que ostentava na época uma cúpula metálica giratória.

Hoje, o lugar funciona como um museu de artes visuais e recebe exposições temporárias, normalmente, de artistas regionais. Não é um espaço muito grande, tem quatro salas pequenas, divididas entre o primeiro e o segundo piso. Não precisa reservar mais de meia hora para visitar a Torre. E boa notícia: não é cobrada entrada.
Uma curiosidade: a Torre Malakoff recebeu esse nome por causa da Guerra da Crimeia (1853–1856), que estava ocorrendo na época da sua inauguração. Na época, a fortificação russa mais famosa do conflito era a Torre Malakoff, que virou símbolo de resistência militar. O nome acabou ficando “na moda” como referência a obras defensivas e militares.

Torre Malakoff: como é a visita
Logo na entrada da Torre Malakoff de Recife, você encontra textos gravados na parede explicando sobre a história do lugar, uma maquete do prédio e exposição de fotos antigas. Quando eu visitei, tinha uma funcionária à disposição para tirar dúvidas.
Estava rolando uma exposição com pinturas feitas a partir de vegetais, e o mais legal é que o artista estava lá em pessoa conversando com os visitantes e tirando dúvidas sobre seu processo criativo.

No segundo piso, havia as exposições de uma pintora pernambucana e de um artista alagoano, com algumas telas bem "calientes" hehe. Ah, uma coisa muito boa é que ali em cima tem ar-condicionado, então pode ser uma oportunidade de se aliviar do calorão recifense.
Tem também um pátio atrás da Torre, que algumas pessoas usam para sentar e conversar, não tem grandes atrativos por ali. Mas pode ser um bom lugar para tirar foto do prédio, com menos poluição visual.
Ah, a foto da Torre com o pôr do sol ao fundo eu tirei do bar do Cais Rooftop. A vista é massa, mas já adianto que costumam cobrar ingresso, então não sei se compensa.
Vale visitar a torre no mesmo dia que você for ao Marco Zero, ao Paço do Frevo, ao Cais do Sertão, quem sabe a feira de domingo da Rua do Bom Jesus — são todas atrações do Recife Antigo. Veja no mapa:
Confira aqui as 7 atividades preferidas dos turistas no Recife:
Torre Malakoff
Praça do Arsenal,s/nRecife
50030-350
http://www.cultura.pe.gov.br/pagina/espacosculturais/torre-malakoff/
Jéssica Weber
Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.