Transportes em Ottawa

Caminhar é a melhor maneira de explorar Ottawa. A cidade é bastante plana e seus principais pontos turísticos não ficam tão distantes uns dos outros, então é perfeitamente possível ir a pé a algumas de suas atrações. Quando considerar as distâncias longas, opte por alugar uma bicicleta ou fazer o trajeto de ônibus. Lembre-se, no entanto, de que no inverno faz muito frio e que ficar ao ar livre em alguns dias pode ser muito difícil; quando estiver extremamente frio, prefira se deslocar em veículos fechados. 

A pé
Caminhar é uma maneira ótima de conhecer Ottawa, principalmente porque a cidade tem paisagens bonitas e é propícia às caminhadas. É perfeitamente possível caminhar pela capital e conhecer o centro a pé. Os moradores respeitam bastante as leis de trânsito e as faixas de pedestres. 

Para conhecer a cidade a pé, peça ao seu hotel por um mapa do centro, assim os deslocamentos ficarão mais fáceis. 

Bicicleta
Os moradores de Ottawa têm o hábito de utilizar bicicletas, principalmente nos meses mais quentes do ano. Quem gosta desse meio de transporte encontrará ciclovias para pedalar e pontos de aluguel, como a Rent a Bike, que além de aluguel por horas ou dias, tem tours guiados; e a VeloGo, uma empresa que tem estações de aluguel e máquinas de autoatendimento em vários pontos da cidade, assim, após escolher o plano na máquina, você pode desbloquear uma bicicleta em um terminal e devolvê-la em outro terminal, em uma área diferente da cidade, se assim desejar. 

Transporte Público
O transporte público na cidade é composto pelos ônibus e pelo O-Train, um sistema de lightrail (veículo leve sob trilhos). Em Ottawa, o sistema de transporte é administrado pela OC Transpo e em Gatineau (Quebec), pela Société de Transport de l’Outaouais-os dois funcionam de maneira integrada. 

Para os turistas que circulam pela área central de Ottawa, os ônibus são suficientes para realizar os deslocamentos, especialmente para circular no sentido leste-oeste; já para quem fica afastado do centro, o lightrail pode ser uma opção melhor. 

A passagem de ônibus é paga na entrada do transporte, na porta dianteira. O pagamento é feito através de moedas e não há troco, portanto, procure ter o valor exato do valor a ser pago antes de entrar no ônibus. Você deve inserir o dinheiro exato em uma câmara que fica próxima ao motorista e irá obter um recibo como prova de pagamento e como meio para realizar o transfer-com o pequeno papel em mãos, você terá até 90 minutos para fazer o transfer para outro veículo que seja parte do sistema de transporte. Durante a noite, domingos e feriados, o tempo de transfer entre os transportes é de 105 minutos. 

Os ônibus são acessíveis às pessoas com locomoção restrita e às famílias com carrinhos de criança. Para facilitar a viagem, um sinal luminoso dentro do ônibus indica o nome do próximo ponto de parada. 

O valor da passagem de ônibus quando paga no veículo é de $3,55 para adultos. É possível também comprar um passe diário, que lhe permite circular à vontade ao custo de $8,30 por dia. Esse unitário do ônibus pode sair bem mais em conta se você se dirigir a um ponto de venda e comprar uma cartela com 6 passagens por $9,50 ($1,60) por unidade. Clique aqui para mais informações sobre valores.

Dica: Em nossa experiência, os ônibus de Ottawa não foram muito pontuais. Como faz muito frio no inverno da cidade, procure saber o horário programado para o ônibus passar no ponto que você deseja a fim de evitar a espera. É possível acompanhar o horário dos ônibus em cada ponto de parada através do aplicativo para celulares MyTransit e através de alertas de e-mail ou por SMS. Veja mais detalhes aqui.


Carro
Alugar um carro não é imprescindível para circular em Ottawa, mas pode ser uma ideia bem-vinda nos meses de frio. Em determinadas áreas, os estacionamentos são cobrados através dos parquímetros e, nos meses de inverno, as áreas de estacionamento nas ruas ficam ainda mais restritas, especialmente durante a noite-note se há alguma placa no local onde você quer estacionar, pois nas noites de inverno há muitas áreas proibidas de estacionamento devido à necessidade dos órgãos de administração pública fazerem a limpeza de neve nas ruas. 


Táxi
Circular de táxi em Ottawa não é uma opcão barata, mas como os deslocamentos geralmente não são tão longos, pode ser uma maneira vantajosa de fazer um trajeto ou outro, especialmente quando está frio. Os táxis são um pouco escassos, então a melhor maneira de encontrar um é ligando para uma empresa de táxi. 

Caso prefira, em Ottawa estão disponíveis os carros da Uber, um serviço de transporte privado que pode ser contratado através do aplicativo.

Tudo que você precisa saber sobre Ottawa!

Esse texto sobre Transportes em Ottawa faz parte do guia de Ottawa no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Ottawa

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.