Como chegar a Ottawa

Avião
O principal aeroporto a servir a cidade de Ottawa é o Macdonald-Cartier Internacional Airport. Ele está a cerca de 13 km do centro (ou Centretown, como dizem os nativos) e opera diversos voos diários para cidades vizinhas, como Toronto e Montreal, além de cidades americanas, como Nova York e Washington. 

Não há voos diretos entre o Brasil e Ottawa, sendo necessário, portanto, fazer ao menos uma conexão antes de chegar à cidade. Para chegar a Ottawa de avião, você pode utilizar os voos diretos da Air Canada entre Guarulhos ou Rio de Janeiro até Toronto e, após fazer uma conexão na cidade, seguir para a capital canadense. Também é possível chegar a Ottawa utilizando companhias aéreas como a Delta, American Airlines, Copa e United, cada uma fazendo conexões em seus respetivos hubs. Clique aqui para pesquisar passagens aéreas para o Canadá. 

A maioria dos turistas brasileiros que visita o Canadá não tem apenas Ottawa como objetivo de viagem, então é bastante natural não utilizar aviões para chegar a ela, e sim pegar um ônibus, trem ou mesmo um carro a partir de Toronto ou Montreal, que são cidades maiores e com aeroportos mais movimentados. 

Saindo do Aeroporto
A maneira mais barata de deixar o aeroporto é utilizando o transporte público; no caso de Ottawa, os ônibus são modernos e limpos. A linha entre o terminal aéreo de passageiros e o centro é a 97 e o ônibus parte do primeiro andar do aeroporto, após a área de desembarque-nesse local, você pode comprar uma passagem por um valor inferior à tarifa regular do ônibus. Caso pague a passagem no ônibus, tenha em mãos o valor exato, que deverá ser depositado em uma urna na entrada do veículo. Com o recibo da passagem em mãos, você tem 90 minutos para fazer o transfer para outro ônibus-leia mais sobre transportes em Ottawa aqui. 

A Ottawa Shuttle Service oferece transfers privados e compartilhados para vários hotéis da cidade. Os preços variam de acordo com o serviço contratado e o transfer privado é bem mais em conta. 

Outra alternativa para deixar o aeroporto é através dos táxis, que oferecem mais conforto do que os ônibus e podem levá-lo exatamente até seu local de hospedagem. Espere pagar ao menos $34 em uma corrida entre o aeroporto e o centro da cidade. 

 

Trens
Ottawa faz parte de um “corredor” na área a leste do Canadá, que inclui as cidades de Toronto, Montreal e Quebec City; viajar entre essas cidades por via terrestre é muito fácil. Partindo de Ottawa, são menos de 2h de trem até Montreal e pouco mais de 4h até Toronto. Não são trens supervelozes, mas eles oferecem conforto e possuem wi-fi. Para comprar suas passagens com antecedência e garantir preços melhores, utilize o site da Via Rail. 

A principal estação de trens de Ottawa, Ottawa Train Station, fica localizada a cerca de 5 km do centro da cidade. O acesso ao centro a partir da estação pode ser feito em táxis ou com os ônibus públicos das linhas 92 e 96-a parada de ônibus fica localizada próxima à entrada da estação. 

 

Ônibus
Além do serviço dos trens, também é possível e prático utilizar os ônibus para viajar pelo Canadá. A vantagem dos ônibus em relação aos trens é que, comprando as passagens em cima da hora, os seus valores costumam ser melhores.

O tempo de deslocamento do trens e dos ônibus nas viagens entre as cidades do corredor Toronto-Quebec City são similares. Sugerimos, então, consultar o site da Via Rail e das empresas de ônibus, veja os valores das passagens em ambos, os horários de partida dos veículos, o tempo que será gasto no deslocamento e então decida sobre a opção que lhe atende melhor. 

Para comprar as passagens de ônibus, você pode utilizar empresas como a Greyhound, que tem um serviço de ônibus bom, geralmente os ônibus oferecem wi-fi e alguns têm tomada. 

A estação central de ônibus de Ottawa fica bem perto do centro da cidade, a poucos minutos de carro ou a pé. 
 

Carro
As estradas do Canadá costumam ser boas, muitas delas têm um visual bonito, o que torna uma viagem de carro muito mais agradável. Entre Toronto e Ottawa são cerca de 400 km através da Trans Canada Hwy/ON-7, mas a viagem também pode ser feita pela ON-401, com uma parada nas Mil Ilhas (Thousand Islands), uma área entre Canadá e Estados Unidos com paisagens lindíssimas. A partir de Montreal, são cerca de 200 km de distância através da Autoroute 50 O.

Distâncias:
Ottawa a Montreal - 200 km
Ottawa a Toronto - 404 km
Ottawa a Quebec City - 440 km
Ottawa a Nova York - 712 km

  • Aeroporto Internacional Ottawa Macdonald-Cartier (YOW) (Ottawa Macdonald-Cartier International Ai...

    Nota:  de 10 (0)

    Ottawa Macdonald-Cartier International Airport, ou o aeroporto internacional de Ottawa (YOW), é um dos importantes meios de chegada de turistas à capital canadense. Localizado a cerca de 13 km de Centretown (centro da cidade), ele oferece voos internacionais e domésticos para cidades como Halifax, Toronto, Montreal, Calgary, Chigago, Newark, Detroit,...

  • Ottawa Central Station

    Nota:  de 10 (0)

    A Ottawa Central Station é a principal estação de ônibus de Ottawa e está localizada a menos de 5 minutos de carro do centro da cidade. Sua estrutura é limitada e simples, portanto, não crie muitas expectativas. Do local, partem ônibus para diversas cidades, principalmente para a província de Ontário e...

  • Ottawa Train Station - VIA Rail

    Nota:  de 10 (0)

    Localizada a cerca de 5 km de Centretown, a estação de trens da VIA Rail é um dos principais meios de chegada dos turistas a Ottawa. A partir da capital canadense, partem trens para diversas cidades vizinhas de pequeno porte e para cidades maiores, como Toronto e Montreal-para cidades grandes há vários horários de trens diariamente....

Tudo que você precisa saber sobre Ottawa!

Esse texto sobre Como chegar a Ottawa faz parte do guia de Ottawa no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a Ottawa

  • Missing Adriana Holanda há mais de 3 anos

    Pelo site canadense da Grayhound, não há trecho disponível entre Ottawa e Quebec, só encontro pela Órleans Express.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.