Transportes em Lima
Não precisa pensar muito. A melhor maneira de circular por Lima atualmente é com a Uber (ou táxi), ambos com preços razoáveis. O trânsito da cidade é ruim, porém inevitável, já que a capital peruana ainda não tem um sistema de metrô muito eficiente. As caminhadas serão úteis em áreas específicas, como no Centro, em Miraflores e Barranco, mas apenas para percorrer curtas distâncias.
Antes de tomar um susto, já adiantamos: o trânsito em Lima é caótico, confuso, cheio de buzinas e congestionamentos frequentes. É preciso ter um pouco de cuidado ao circular a pé e prestar atenção ao atravessar as ruas. Se quiser ter um panorama geral da cidade e entender um pouco sobre sua história, vale fazer o tour panorâmico por Lima, que fizemos e gostamos!
Transporte em Lima — conheça a melhor opção
Os táxis costumavam oferecer o melhor custo-benefício para circular por Lima, até a chegada da Uber, quando o cenário se modificou. A cidade é muito grande; por isso, você precisará circular de carro. Como o trânsito é bem caótico, nós não recomendamos alugar um carro para seus passeios na cidade. Além do Uber, outras boas opções para conhecer as atrações de Lima são contratar passeios com motoristas ou transfer para levá-lo às atividades que você pretende fazer.
Uber em Lima
Com a chegada da Uber na cidade, os táxis ganharam um concorrente de peso e passaram também a ser muito utilizados. Para turistas, a vantagem do Uber é que você consegue saber qual será o trajeto realizado e, claro, o valor final da corrida. Você nem precisa saber nada do idioma local; basta entrar no veículo definido pelo aplicativo, uma vantagem em um país estrangeiro.
Assim como no Brasil, para chamar um Uber, você também precisará ter internet funcionando em seu telefone. Nas nossas últimas viagens, utilizamos o serviço de chip virtual da Airlalo, que já nos ajudou em vários países. O serviço é bem simples de ser configurado e não exige que você troque o chip do seu celular! Veja aqui mais detalhes de como o serviço funciona!
Táxi em Lima
Apesar de as corridas serem razoavelmente econômicas, é preciso ter alguns cuidados com os táxis em Lima. Diferentemente dos táxis no Brasil, não existe taxímetro em Lima. O taxista simplesmente para o carro, você diz para onde quer ir antes de entrar no veículo, e ele sugere um valor. SEMPRE barganhe o preço até ambos chegarem a um acordo. Outra coisa diferente é que algumas empresas têm uma cor padrão para os carros, porém isso não é regra. Há táxis de todas as cores.
Há muitos táxis em Lima, mas alguns têm procedência duvidosa. Então, para sua própria segurança, é melhor escolher um táxi de uma cooperativa. Hotéis e restaurantes indicam pegar táxis com empresas contatadas por eles, os tais "táxis seguros", normalmente com modelos de carros novos. É mais seguro, sim, mas também mais caro.
Quando estiver na rua e quiser pegar um táxi, lembre que taxistas com carros mais novos cobram mais caro do que aqueles com carros antigos. Independentemente do modelo do carro, negocie o valor.
Se for fazer um trajeto de táxi, é importante sempre ter o endereço completo do seu destino. Lima é uma cidade enorme, os motoristas não sabem chegar a um local apenas pelo nome próprio.
Circulando a pé por Lima
Devido ao tamanho da cidade, as caminhadas se restringirão aos dias em que você for conhecer o Centro ou quiser caminhar dentro de um bairro, como San Isidro e Miraflores. Se bater a preguiça e você não quiser caminhar, opte pelo Uber, que é muito prático.
Esteja atento ao trânsito para atravessar as ruas, já que o fluxo de carros na cidade é intenso e nem sempre os motoristas estão tão interessados em dar passagem aos pedestres.
Passeando por Lima de bicicleta
O Malecón de Lima (calçadão) tem vários quilômetros de extensão e percorre bairros como Miraflores e Barranco. Ele pode ser uma ótima ideia para se conhecer a cidade passeando de bicicleta. Além da área à beira-mar, os bairros mais turísticos da cidade possuem ciclovias, o que permite conhecer ainda melhor a cidade com segurança. Você pode alugar uma bicicleta em um dos pontos de retirada da CityBike Lima, que oferece o serviço de bicicletas compartilhadas, ou fazer um tour de bicicleta por Lima e Miraflores com um guia.
Passeios e transfer em Lima
Diante do fato de que o transporte público em Lima não é tão eficiente para os turistas, pode ser uma boa ideia fazer alguns dos programas do seu itinerário de viagem com uma agência turística ou transfer previamente contratado, especialmente se o local que você deseja ir fica um pouco afastado do seu hotel.
Pensando nisso, aqui estão algumas das atividades que você pode fazer com uma agência na cidade:
- Excursão à Ica e Huacachina
- Excursão à Pachacamac
- Ônibus entre o aeroporto e Lima
- Tour por Lima
- Transfer em Lima
Ônibus turístico em Lima
O ônibus turístico é um tipo de passeio presente em diversas cidades mundo afora e também em Lima. Fizemos o passeio do tour panorâmico por Lima em um ônibus panorâmico de dois andares e gostamos bastante da experiência, por otimizar o tempo na cidade.
Diferentemente do que acontece em outros destinos, esse ônibus não é do tipo em que você desce em uma parada, visita uma atração turística e volta ao percurso do ônibus quando tem vontade; ele inclui algumas paradas no caminho, mas são aquelas previamente planejadas. Como o passeio é feito na companhia de um guia e passa por diferentes bairros e atrativos de Lima, achamos bem enriquecedor, para entender um pouco do contexto histórico e para ter um panorama geral da capital peruana.
Transporte público em Lima
O transporte público de Lima é composto por ônibus regulares, metropolitano e pelo metrô. Mas, para sem bem sincera, se você quiser ter uma viagem confortável, transportar-se pela cidade com o transporte público não será a escolha ideal. Circular com o transporte público é mais barato, mas os ônibus e táxis acabam oferecendo mais conforto e praticidade, especialmente se você ficará em Lima apenas por alguns dias.
O transporte público de Lima é composto por:
- Ônibus — que circulam entre os bairros da cidade.
- Metropolitano — seria o equivalente ao nosso BRT; um ônibus que circula por faixas exclusivas e pega menos trânsito.
- Metrô — atualmente com uma única linha, a Linha 1, que tem mais de 30 km de extensão, mas ainda não atende aos bairros mais turísticos de Lima, como Miraflores, San Isidro e Barranco.