Melhores Destinos
Lima
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Dicas de Lima

Passaporte e visto para visitar o Peru

Brasileiros que viajam a negócios ou turismo e permanecem por até 90 dias em viagem não precisam de visto para entrar em território peruano. Também não é obrigatório ter passaporte, sendo possível utilizar apenas o RG para os trâmites de imigração. Consulte o site do Consulado do Peru para informações mais detalhadas.

Seguro viagem

Fazer o seguro viagem não é obrigatório para viajar ao Peru, mas sempre que viajamos para fora do Brasil procuramos fazê-lo, caso haja uma emergência ou necessidade de assistência médica. Faça aqui a cotação do seu seguro viagem com desconto usando o código: MELHORESDESTINOS. 

Vacinas para visitar o Peru

Os brasileiros não são obrigados a tomar nenhuma vacina para entrar em território peruano, mas é recomendável tomar a vacina contra febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem se você visitará áreas remotas do país. A vacina contra a COVID-19 também não é obrigatória, mas na ausência do comprovante de vacinação contra COVID-19, você deverá apresentar um teste negativo. Confira aqui as informações oficiais sobre o tema.

Dicas de Lima

Informações básicas sobre Lima

  • O fuso horário de Lima (UTC -5) está duas horas atrasado em relação ao horário oficial de Brasília. 
  • Tomada no Peru: As tomadas no Peru seguem o padrão de dois pinos chatos, como nos Estados Unidos, e têm tensão de 220 volts. 

Chip de Celular em Lima e no Peru

Para chegar a Lima com internet já disponível no celular, nós utilizamos o serviço de chip virtual da Airlalo, que já nos ajudou em vários países. O serviço é bem simples de ser configurado e não exige que você troque o chip do seu celular! Veja aqui mais detalhes de como o serviço funciona

Aliás, o Peru nos surpreendeu muito positivamente no que diz respeito ao sinais de 3G e 4G. Visitando pequenas cidades do Vale Sagrado e inclusive dentro de Machu Picchu, tínhamos bom sinal no smartphone. 

Dicas de Lima

Moeda e gastos no no Peru

A moeda utilizada no Peru é o Novo Sol (PEN), representada pelo símbolo S/ nos cardápios e etiquetas. No site do Banco Central, você consegue conferir a cotação atual da moeda em relação ao real! 

Os cartões de crédito são amplamente aceitos em Lima, e em diversas ruas e centros comerciais há caixas eletrônicos para sacar dinheiro em espécie. Encontrar casas de câmbio também não é difícil, sobretudo no aeroporto e no bairro de Miraflores.

Achamos os preços em Lima similares aos preços de uma capital brasileira de grande porte, como São Paulo. Para pagar os nossos gastos nessa viagem, utilizamos o cartão da Nomad, que é um banco digital internacional. Inserimos dólares na nossa conta da Nomad através de um PIX aqui no Brasil e usamos o cartão físico da Nomad para fazer o saque em soles quando chegamos ao Peru. Outra opção para os gastos foi pagar diretamente com o cartão de débito da Nomad.

Se você quer levar dinheiro para o exterior pagando pouco, recomendamos abrir uma conta digital internacional, que servirá para sua viagem ao Peru e vários outros destinos mundo afora. Veja aqui como levar dinheiro para o exterior

Dica: o Peru é um país bastante turístico, mas não necessariamente barato. Não espere gastar pouco para comer em restaurantes famosos da cidade. Compras de roupas e artigos eletrônicos em Lima não nos pareceram uma escolha vantajosa, e a hospedagem tinha valores honestos, sem exageros. Assim como em qualquer outro destino do Brasil, você encontrará estabelecimentos que atendem a diferentes perfis financeiros. O importante é encontrar aquele que satisfaça o seu perfil de viajante. 

Segurança em Lima

Ao caminhar por ruas do Centro, esteja atento e tome cuidado com batedores de carteiras. Caminhar é uma ótima forma de conhecer a capital peruana, mas mantenha seus pertences sob sua atenção e, assim como em qualquer outro lugar do mundo, evite sair com objetos muito valiosos. Em nossa última viagem à cidade, vimos um policiamento ostensivo nos bairros de Miraflores e Barranco, e tudo correu de forma bem tranquila, sem nenhum tipo de transtorno.

Dicas de Lima

Trânsito em Lima

Em Lima o trânsito é caótico, lento e cheio de buzinas. Procure sempre calcular o tempo que você gastará no deslocamento para não chegar atrasado a compromissos ou perder um voo. Para ir ao aeroporto, por exemplo, é melhor não arriscar e se programar para chegar com antecedência, pois em alguns horários há congestionamento. 

Redobre o cuidado ao atravessar as ruas de Lima. O trânsito da cidade é realmente bem conturbado, então vale sempre dedicar mais atenção ao caminhar pelas vias da cidade.

Caso passe um fim de semana na cidade, dedique os finais de semana para conhecer as atrações mais distantes de seu hotel, pois o trânsito tende a estar melhor do que nos dias úteis. 

Atualmente, utilizar o Uber é uma boa forma de circular por Lima. Foi a forma de transporte que usamos por diversas vezes durante a nossa viagem, e funcionou muito bem. 

O que levar na mala de viagem para Lima — nossas dicas

Lima é uma cidade com dias nublados e cinzas boa parte do ano, e costuma fazer frio na cidade, principalmente de manhã cedo e à noite. Pensando nisso, vale reforçar a mala com agasalhos e roupas mais quentinhas, viaje você no verão ou não. Mesmo que a expectativa não seja de dias muito gelados durante a sua viagem, é sempre bom sair do hotel com um casaco, porque, tratando-se de uma cidade litorânea, é comum ventar, o que diminui a sensação térmica.

Se na mesma viagem você também irá para outros destinos peruanos, confira a previsão do tempo e as temperaturas desses locais. Assim ficará mais fácil saber que tipo de roupa levar na mala. Cusco, por exemplo, está em uma altitude muito superior a Lima, onde tende a fazer muito mais frio. 

Dicas de Lima

Embaixada do Brasil em Lima

Caso você perca um documento ou precise de algum auxílio durante sua viagem ao Peru, há uma Embaixada do Brasil em Lima. A embaixada fica no bairro de Miraflores, na Av. Jose Pardo, 850.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Lima