Huacachina - um óasis no deserto próximo a Lima!
Huacachina é uma espécie de oásis no meio do deserto, localizado na cidade de Ica, a cerca de 300 km de Lima, no Peru. O lugar é lindo e muito diferente, ideal para quem gosta de desbravar novos destinos mundo afora! A paisagem do local surpreendente por sua beleza natural e esse pode ser um passeio muito legal para quem está fazendo um roteiro pelo Peru, sobretudo em Lima.
Como o local está afastado da capital peruana, geralmente as pessoas fazem um passeio de pelo menos um dia para Huacachina. O passeio mais popular inclui também uma parada nas Ilhas Ballestas, que fazem parte da Reserva Nacional de Paracas.
Como chegar a Huacachina
Huacachina está localizada na cidade de Ica, a cerca de 300 km do Centro de Lima ou 4 horas de percurso por via terrestre. A melhor maneira de chegar até o oásis de Huacachina é fazer um passeio com agências turísticas.
Há pessoas que optam por passar uma noite na região de Ica, mas também é possível fazer um passeio bate e volta. Embora a distância percorrida em um único dia seja grande, nós fizemos esse passeio de um dia e gostamos demais da experiência! É cansativo, mas valeu a pena! Viajar até Huacachina de carro também é possível, mas pode ser ainda mais cansativo, já que o trânsito em Lima é intenso!
Onde ficar em Huacachina
Se preferir ficar hospedado em Huacachina e ter uma experiência menos corrida no oásis, aqui abaixo você encontra algumas opções de hotéis e hostels. O lugar é bem simples e suas acomodações não são luxuosas — é importante ter isso em mente ao optar por uma hospedagem nessa região. Se você quiser um pouco mais de conforto, pode ser melhor ficar hospedado em Ica e não em Huacachina.
- Viajero Kokopelli Huacachina Hostel, nota 8,9
- Hotel Curasi, nota 8,5
- Rochabus, nota 8,4
- Ecocamp Huacachina, nota 8,3
Passeio a Huacacchina - nossa experiência
O passeio a Huacachina geralmente inclui também uma parada no vilarejo de Paracas, onde fica a Reserva Nacional de Paracas, do qual fazem parte as Ilhas Ballestas, ilhas acessíveis de barco onde estão animais selvagens como aves, leões e lobos-marinhos.
Primeira parada: Reserva Nacional de Paracas
Abrangendo uma área de mais de 330 mil hectares, a Reserva Nacional de Paracas contém mais de 200 espécies de aves, uma praia de areias vermelhas e montanhas com geoglifos, que são enormes desenhos envoltos em muito mistério, esculpidos na superfície terrestre. Para conhecer a reserva faz-se um passeio de barco que parte da cidade de Paracas.
A grande surpresa dessa região de Ica e do Parque Nacional de Paracas é que o lugar tem uma mistura paisagística de contrastes, entre o árido e o úmido; dunas de areia, mar, lagoas e até os geoglifos.
Ao longo do nosso percurso de barco até as ilhas Ballestas vimos os geoglifos, que são essas espécies de desenhos nas montanhas, mas que não se têm certeza da origem. As linhas de Nazca, também no Peru, também são geoflifos. O geoflifo em forma de candelabro (imagem abaixo), tem cerca de 170 metros, e é simplesmente impressionante admirar essas imagens tão de perto!
Ilhas Ballestas
Já nas Ilhas Ballestas, que também fazem parte do passeio de barco pelo Parque Nacional de Paracas, o destaque é a observação de animais marinhos, como os leões marinhos e diferentes tipos de aves. As próprias formações rochosas da ilha também são um dos destaques, já que naturalmente formam pontes e têm formatos curiosos.
Após o passeio de barco pelo Parque Nacional de Paracas e Ilhas Ballestas, fizemos uma parada para almoço na cidade de Paracas e aí, sim, seguimos para a famosa Huacachina.
Huacachina — que fazer por lá
Huacachina é um vilarejo da cidade de Ica. Um lugar bem pequenino cercado por dunas com um lago central e alguns restaurantes, pequenos hotéis e bares. É um lugar que muitos moradores da região escolhem como passeio em um fim de semana e que turistas decidem visitar para conhecer algo novo.
A verdade é que Huacachina tem uma imagem tão surpreendente e diferente, que estar lá e contemplar o cenário com os seus próprios olhos já é uma atração. O local realmente parece um oásis no meio do deserto realmente.
Durante meu tempo em Huacachina aproveitei para subir as dunas ao redor (e elas são mais altas do que parecem nas fotos) e também para fazer um passeio de buggy pelas dunas em seus arredores. O passeio de buggy foi incrível e a paisagem ao redor, nas dunas, é simplesmente maravilhosa! Esse passeio também permite fazer sandboard (descer nas dunas com uma prancha) e é reservado um tempo para admirar o pôr-do-sol. Fiquei com areia em todas as partes o em corpo durante alguns dias? Sim, fiquei... mas valeu a pena!
Algumas das coisas que você pode fazer em Huacachina:
- Fazer um passeio de pedalinho na Lagoa de Huacachina.
- Fazer um passeio de buggy rápido nas dunas de Huacachina e no deserto de Ica (os buggys são muito rápidos e cheios de emoção! Para quem gosta de adrenalina, vale muito a pena!).
- Descer as dunas de Huacachina de sandboard.
- Subir as dunas de Huacachina e tirar uma foto panorâmica.
- Reserve aqui a excursão a Ica e Huacacchina + Ilhas Ballestas.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.