Catedral de Lima
A Catedral de Lima é uma das igrejas mais importantes para o catolicismo no Peru. Fundada em 1540, a Catedral, que se expandiu de uma pequena igreja para um dos maiores centros religiosos do país, exibe uma arquitetura curiosa — a cada vez que o local precisava comportar mais fiéis, um anexo de estilo diferente era construído, fazendo com que o espaço se tornasse um belo quebra-cabeças arquitetônico. A basílica renascentista, primeira construção feita no local, divide espaço com suas abas barroca, gótica, plateresca e neoclássica.
Seja você religioso ou não, a Catedral de Lima impressiona pela imponência de seu exterior, com duas torres, que iluminadas à noite acendem a paisagem ao redor da Plaza Mayor. Já o interior do edifício, com suas cinco naves e capelas, exibem pinturas da “via Crusis”, esculturas religiosas, painéis de arabescos, e pinturas que adornam o altar e as abóbadas góticas.
Estando na Catedral de Lima, é possível conhecer o sepulcro de Pizarro, conquistador espanhol e fundador da igreja, com mosaicos que mostram sua chegada a terras peruanas, e conhecer de perto as várias influências estilísticas que compõem a arquitetura do conjunto.
A visita ao lugar dá aos turistas o direito de conhecer o museu de arte religioso, que fica dentro da própria igreja. Fazendo o passeio completo, você poderá conhecer partes da Catedral que raramente estão abertas ao público, como a sacristia e a sala capitular. Há um acervo grande de objetos, livros e pinturas, todos relacionados a pessoas que fizeram parte da história da igreja.