Buenos Aires

Como Chegar a Buenos Aires

A ótima oferta de voos e a proximidade com o Brasil são fatores que facilitam muito a vida de quem quer conhecer a capital argentina. Para melhorar, as companhias aéreas oferecem, com frequência, boas promoções para a cidade, que são um incentivo a mais para viajar. 

Avião
Buenos Aires é um dos principais destinos que os brasileiros visitam no exterior e com o passar dos anos a cidade não se torna menos popular, pelo contrário. Cada vez mais as empresas aéreas criam rotas de chegada ao país e mais cidades no Brasil são atendidas com voos diretos para a argentina. As empresas brasileiras Latam, Gol e Aerolíneas Argentinas são as que oferecem maior ofertas de voos para o país vizinho, mas também há a opção de fazer a viagem com companhias como Qatar, Emirates, Turkish e Ethiopian. A dica é ficar de olho nas promoções para o país, que são frequentes, e se atentar ao fato de que as taxas aeroportuárias da Argentina são salgadas.  

São dois aeroportos que servem à cidade de Buenos Aires: o Aeroparque, próximo ao centro; e o Ezeiza, a 35km do centro. A grande diferença entre um e outro é a localização; o Aeroparque está numa área mais central, próxima a Palermo, enquanto o Ezeiza, mais distante, exigirá tempo e gastos maiores no deslocamento. A dinâmica é a mesma do Santos Dumont e do Galeão no Rio de Janeiro: o primeiro tem melhor localização e, por vezes, preços mais altos, e o segundo tem valores mais baixos, mas fica fora do centro da cidade. 

Ao escolher o aeroporto, não leve em conta apenas a localização, pois a infraestrutura do Ezeiza é bastante superior - ele é o principal meio de chegada de voos internacionais, enquanto o Aeroparque é mais voltado para voos domésticos. Se você gosta de compras, prefira viajar pelo Ezeiza, que tem um free shop excelente no retorno. 

Saindo do Aeroporto
Quem chega pelo Aeroparque poderá ir até o hotel reservado com os remises, ônibus, táxis ou aplicativos como Uber e Cabify. A melhor opção, no entanto, costuma ser utilizar os táxis, que são baratos, rápidos e confortáveis o suficiente para fazer esse transporte. 

Chegando em Buenos Aires pelo aeroporto Ezeiza, as opções são as mesmas: táxis, remises, carros de aplicativos e ônibus, mas a melhor alternativa depende do gosto e do bolso de cada um. A melhor opção para quem viaja sozinho ou em um grupo pequeno é o ônibus-transfer da empresa Manuel Tienda León, que tem um guichê logo após o raio-X do desembarque. Ao passar pela alfândega e deixar a sala de embarque você verá uma placa da empresa ao seu lado esquerdo. A Tienda León oferece transporte tipo executivo em diversos horários, saindo do aeroporto de Ezeiza e seguindo até um terminal em Puerto Madero. Depois da chegada ao terminal, os passageiros são divididos em regiões e levados até o hotel em carros menores. O valor do trajeto é pago por pessoa, então não vale a pena para quem viaja em grupo; nesses casos é melhor ir até o centro de táxi ou remis, um carro alugado com motorista.
A Tienda León também oferece remis, faça a cotação com a empresa. Quem utiliza os ônibus da empresa no trajeto de ida e ida e volta ao aeroporto, consegue um pouquinho de desconto. Para mais informações, consulte o site da Manuel Tienda León

Carro 
Os mais aventureiros, que gostam de estradas e viagens de carro, poderão chegar à capital argentina através de Foz do Iguaçu, onde os principais trajetos passam pelas Rutas 12 e 14. Quem parte de Porto Alegre deve seguir até o Chuí pela BR-116 e pela BR-471, onde se segue na Ruta 9 até a capital uruguaia. A partir de Montevidéu, o viajante pode seguir de barco até Buenos Aires, ou ir até Colônia do Sacramento pela Ruta 1, e de lá pegar o barco até Buenos Aires. 

Não se esqueça que para dirigir na Argentina você precisa fazer um seguro obrigatório, conhecido como Carta Verde.

Barco
Quem está no Uruguai ou na Argentina poderá utilizar os serviços fluviais do Rio da Prata para atravessar de um país ao outro. O trajeto é bem rápido, prático e uma maneira de conhecer dois destinos diferentes na mesma viagem. As empresas que fazem os trajetos entre os dois países são a Express e a Buquebus/Seacat e como nos aviões, as tarifas das passagens variam de acordo com as classes dos assentos e o tempo de antecedência da compra. Nos barcos da Buquebus, por exemplo, o turista conta com serviços de lanchonete e um bom free shop - essa foi a empresa que utilizamos em nossa experiência e gostamos bastante. Suas embarcações são enormes e além de passageiros também transportam carros entre Uruguai e Argentina. 

Ônibus
Há a opção de chegar de ônibus a Buenos Aires, o problema é o desgaste das muitas horas de viagem que, pelo valor da passagem, em muitos casos não vale a pena. Espere gastar mais de R$ 300 entre São Paulo e Buenos Aires de ônibus - valor que muitas vezes é superior ao mesmo trajeto feito em apenas duas horas de avião. Entre das empresas que oferece transporte de ônibus do Brasil até a Capital Federal Argentina estão a Crucero del Norte e Flecha Bus

  • Aeroparque Jorge Newbery (AEP) (Aeroparque Jorge Newbery)

    Nota:  de 10 (0)

    O aeroporto Aeroparque Jorge Newbery é o aeroporto que fica no bairro de Palermo, a apenas dois quilômetros do centro de Buenos Aires. É o aeroporto de chegada ideal para quem quer gastar pouco tempo em deslocamentos e pagar pouco em táxi, por exemplo. É um aeroporto que opera voos domésticos e internacionais, mas seu maior foco...

  • Aeropuerto Internacional de Ezeiza - Ministro Pistarini (EZE) (Aeropuerto Internacional de Ezeiza...

    Nota:  de 10 (0)

    O nome do aeroporto é Ministro Pistarini, mas todo mundo o conhece pelo nome de Ezeiza. Ele é o principal aeroporto internacional em Buenos Aires, e grande porta de entrada dos brasileiros no país hermano. Sua estrutura, quando comparada à do Aeroparque (aeroporto próximo ao centro), é bem melhor, com muito mais lojas e...

  • Estacion-retiro

    Estación Retiro [Línea Mitre]

    Nota:  de 10 (0)

    A antiga Estación Retiro é o lugar a ser utilizado caso você queira conhecer outras partes da Argentina em um trem. Da estação partem trens com destino a cidades próximas de Buenos Aires, em especial para a cidade de Tigre, que também é um destino muito procurado por pessoas que visitam a capital. 

    O bairro do...

  • Terminal de Ómnibus de Retiro

    Nota:  de 10 (0)

    Terminal de Ómnibus do bairro do Retiro é o principal terminal rodoviário de Buenos Aires. Utilizar os ônibus, apesar de cansativo, é uma maneira barata para conhecer a capital argentina ou outras cidades do país. Caso esteja em Buenos Aires e queira visitar outras cidades por via terrestre, vá ao Terminal do...

  • Terminal-norte-puerto-madero

    Terminal Fluvio-Marítimo Puerto Madero

    Nota:  de 10 (0)

    Conhecido como Terminal Norte, Ancoradouro Norte ou, ainda, Darseña Norte, é o principal meio de saída e chegada de barcos em Buenos Aires. Através desse terminal, localizado em Puerto Madeiro e pertinho do centro da cidade, é possível ir a Colônia do Sacramento e Montevidéu por via fluvial. 

    As duas empresas...

Tudo que você precisa saber sobre Buenos Aires!

Esse texto sobre Como Chegar a Buenos Aires faz parte do guia de Buenos Aires no Melhores Destinos

Comentários para Como Chegar a Buenos Aires

  • Xfyya José Muniz Jr. há quase 7 anos

    Parabéns pelo guia de Buenos Aires, está excelente. Eu viajo sempre para lá, a trabalho e a lazer, e é ótimo rever ou descobrir informações úteis.

    Vocês do Melhores Destinos sabem dizer por que está cada vez mais difícil encontrar promoções para Buenos Aires? Sempre que vou procurar passagens, dá a impressão de que a TAM e a Aerolineas Argentinas estão combinando os preços. E as outras companhias não conseguem bater o preço das duas, que no entanto está bem acima da média, mesmo para a baixa temporada.

    Um tempo atrás eu conseguia fazer SP-BA por no máximo 500 reais, incluindo as altas taxas dos aeroportos argentinos. Agora, é quase impossível ir por menos de 600 reais... Alguma ideia de por que isso acontece?

  • Missing Rafael Teixeira há 6 anos

    Faltou o como chegar via Cruzeiro.

  • 1524675588603604545441934417569n Domingos Neto há mais de 5 anos

    Excelente guia. Só faltou falar que taxi em Bueno Aires, são realmente muito barato em relação ao Brasil. Portanto, abuse dos taxis, e cuidado com o troco.

  • Xy3qq Italo Bevilaqua há mais de 4 anos

    Boa noite.
    Em primeiro lugar, parabéns pelo site, muito informativo, decidi o roteiro das minhas próximas férias com base no Melhores Destinos.
    Mas tenho uma dúvida, vou viajar até BsAs de carro, e gostaria de saber se é possível fazer a travessia de Colônia do Sacramento até a capital Argentina por meio de alguma balsa. Não ficou bem claro pra mim no texto a cima, se é possível atravessar de um país para o outro com o carro junto, ou se somente pessoas atravessam pela via fluvial.
    Agradeço desde já.
    Obrigado.

  • 434qr Relva B Oliveira há 4 anos

    Boa noite, muito bom! gostaria de saber onde encontrar comparativo entre voar pela QATAR ou pela TURKISH, vantagens e desvantagens de uma e outra, obrigada, Thelma

  • 264mw Camille Panzera há 4 anos

    Oi, Relva. Aqui você pode ler sobre avaliações de voos: http://www.melhoresdestinos.com.br/avaliacoes-cias-aereas ou no próprio guia de companhias aéreas: http://guia.melhoresdestinos.com.br/linhas-aereas Abs

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.