Convento da Penha
O Convento da Penha, em Vila Velha, é o maior o símbolo turístico do Espírito Santo. Fundado em 1558 e localizado no alto de um morro de 154 metros, no tranquilo bairro da Prainha, ele está cercado pela Mata Atlântica, tem uma vista incrível e é um passeio imperdível para quem visita Vitória e Vila Velha.
Como fica no alto de um penhasco, seu acesso pode ser feito parcialmente de carro, até chegar ao chamado Campinho. Em seguida, é necessário subir vários degraus para conhecê-lo internamente.
História do Convento da Penha
Considerado uma das obras religiosas mais importantes do Brasil, sua construção começou em 1568, quando foi construída no cume do penhasco uma capela, que em 1569 recebeu de Portugal a imagem de Nossa Senhora da Penha, hoje padroeira do Estado. A pequena capela foi fundada pelo frade franciscano Pedro Palácios, a quem é dedicada uma gruta do Convento da Penha.
A pequena capela sofreu diversas intervenções arquitetônicas e ampliações ao longo do tempo e seu maior destaque é a Capela-Mor, revestida em madeira e com um altar adornado com mais de 19 tipos diferentes de mármore. No interior do convento, encontram-se pinturas e esculturas de importante valor histórico, além de ruínas das antigas senzalas que lá existiam.
Com uma área de mais de 600 mil metros quadrados, o Convento da Penha é símbolo da história do Espírito Santo e representa a arquitetura do Período Colonial brasileiro. Por seu valor histórico, o local foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo IPHAN.
Visual do Convento da Penha
Como está localizado no alto de uma montanha, o Convento da Penha tem uma vista incrível de Baía de Vitória, da cidade de Vitória e de Vila Velha! Lá de cima, a vista é maravilhosa e uma das partes mais bonitas do passeio. Mesmo que você não seja religioso, vale a pena visitar o lugar! O Convento tem algumas varandas que oferecem paisagens diferentes, mas o ponto mais procurado para fotos é uma janelinha com vista panorâmica que fica dentro da capela!
Museu do Convento da Penha e Sala dos Milagres
Anexo ao Convento da Penha, fica um pequeno museu que tem um acervo de objetos relacionados aos mais de 400 anos de história do Convento. Ao seu lado, fica a Sala dos Milagres, um espaço destinado aos objetos presenteados pelo devotos de Nossa Senhora da Penha, muitas vezes em pagamento a uma promessa. A diversidade de objetos por lá é bem grande e vão desde fotografias a próteses.
Festa da Penha
A Festa da Penha é a festa anual que celebra Nossa Senhora da Penha. São vários dias de festividades que acontecem não apenas no próprio convento como em outros espaços da cidade. Durante os dias da Festa da Penha, são realizadas missas, romarias e eventos musicais diversos. A programação da festa varia a cada ano — vale a pena acompanhar as notícias da cidade para ver quais serão os eventos realizados.
Acesso ao Convento da Penha
O Convento da Penha fica no alto de um morro e é simples acessá-lo. Primeiro, é necessário chegar ao chamado Campinho, de onde se tem uma das vistas mais bonitas para o Convento. A partir do Campinho, sobe-se uma escadaria com cerca de 365 degraus para conhecer a parte interna do Convento. Por ser um local com muitas escadas, pode não ser um passeio recomendado às pessoas com mobilidade reduzida.
As opções para chegar ao Campinho são:
- Subir a pé pela Ladeira da Penitência, um percurso de subida que tem 457 metros de extensão, construído todo em pedras, com trabalho escravo, em torno de 1643. O caminho é bem irregular e todo cercado pela mata. É um trajeto bem bonito, que convida à reflexão.
- Subir de carro e estacionar o veículo no Campinho, como é chamado o espaço do estacionamento. Se você estiver de Uber, pode utilizar essa opção e depois subir a escadaria que leva ao edifício do Convento.
- Na portaria do Convento da Penha, antes da subida no morro, existe um serviço de vans que custa R$ 5 e leva até o Campinho, onde você poderá acessar as escadas para ir ao Convento.