Melhores Destinos
Vitória
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

O que fazer em Vitória

Vitória é uma ilha e uma das suas maiores atrações é o seu visual e o seu mar, que podem ser aproveitados de diversos lugares diferentes. A cidade, por ser pequena, pode ser conhecida em poucos dias, por isso muitas pessoas que visitam o Espírito Santo aproveitam a mesma viagem para conhecer também destinos próximos e igualmente belos, como Guarapari, que tem ótimas praias, o distrito de Pedra Azul, perfeito para curtir o frio das montanhas, e dar ao menos um pulo em Vila Velha, onde fica o Convento da Penha, a maior atração do estado.

Alugue uma bicicleta para pedalar pela orla

Para começar seus passeios, uma das melhores atividades para se fazer em Vitória é alugar uma bicicleta para pedalar entre a Praia de Camburi e a orla da Praia do Canto ou a Praia do Suá. Ao longo de todo o passeio, você terá um lindo visual da cidade e da Terceira Ponte, uma das pontes que liga as cidades de Vitória e Vila Velha. Nesse percurso, você pode parar no Píer de Iemanjá, muito usado para pescaria, fazer uma parada na Praça dos Namorados para tomar uma água de coco ou curtir a Praia da Guarderia, quase sem ondas!

O que fazer em Vitória

Visite as principais praias de Vitória e faça passeios no mar

Se o seu negócio é aproveitar o mar da cidade, vale a pena reservar um tempo para conhecer a Praia da Guarderia, no badalado bairro da Praia do Canto, com água bem transparente, a Praia da Curva da Jurema ou a Praia da Ilha do Boi. Outra opção nas cidades vizinhas é ir à Praia da Costa, em Vila Velha, ou Manguinhos, na Serra. 

Para conhecer mais sobre o mar da capital e do estado, um passeio que recomendamos para todos é o do Projeto Tamar, que mostrará um pouco da fauna marinha do Estado e que ajuda a proteger diferentes espécies de tartarugas. Também pode ser uma ótima pedida fazer um tradicional passeio de escuna em Vitória, que te permitirá conhecer a capital por um ângulo que muitos capixabas, inclusive, não conhecem.

Por último, mas não menos importante, se você viaja a Vitória entre os meses de julho e outubro, faça o passeio de observação das baleias jubarte, que é muito especial pela oportunidade de ver animais tão incríveis de pertinho. 

O que fazer em Vitória

Conheça o lado histórico de Vitória

Visitando o Centro de Vitória você poderá conhecer um pouco mais do lado cultural da cidade. No Centro, ficam diversos edifícios antigos, entre eles a Catedral Metropolitana de Vitória e o Palácio José Anchieta, sede do governo do Estado e que está aberto a visitação através de passeios guiados. É uma forma muito legal de conhecer um pouco mais da história do Espírito Santo. No centro, você também pode assistir a um espetáculo no Theatro Carlos Gomes, que teve sua obra finalizada em 1927. 

O Museu Solar Monjardin, uma propriedade que era sede de uma enorme fazenda de Vitória e hoje abriga uma casa-museu com objetos antigos, é um passeio interessante que mostra o lado histórico da cidade que muitos moradores da cidade não conhecem.

O que fazer em Vitória
Escolha seu hotel para aproveitar melhor os dias em Vitória

A capital capixaba tem uma rede hoteleira diversificada e com hotéis de diferentes faixas de preços, voltados principalmente para o viajantes a negócios. Vários hotéis da cidade possuem piscinas e vistas bem bonitas para a paisagem da cidade, por isso vale a pena pesquisar com atenção um hotel que se encaixe no seu plano de viagens!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Vitória. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Hotel Senac Ilha do Boi 9.2 Ver preços
Alameda Vitória Hotel 8.8 Ver preços
Sheraton Vitoria 8.7 Ver preços
Nobile Suites Diamond 8.7 Ver preços
Golden Tulip Porto Vitória 8.7 Ver preços
Transamerica Fit Vitória Reta da Penha 8.4 Ver preços
Sleep Inn Praia do Canto 8.3 Ver preços
Go Inn Vitória 8.3 Ver preços
Alice Vitoria Hotel By Nobile 8.1 Ver preços
ibis Vitoria Praia do Canto 7.7 Ver preços

Visite os parques de Vitória

Vitória tem parques bem legais para conhecer. Um dos mais antigos é o Parque Moscoso, que vale uma passadinha quando você estiver visitando o Centro da cidade ou o Parque da Pedra da Cebola, ideal para um piquenique aos fins de semana. Mas a dica que gosto mais é visitar a Praça dos Namorados, que fica na frente da Praia da Guarderia. O lugar é bem gostoso, tem área para praticar esportes e nas noites do fim de semana, ainda tem uma feirinha com vários tipos de comida e artesanato. Também na Praça dos Namorados, fica a Praça da Ciência, uma espécie de parquinho que liga diversão e física e é excelente para crianças!

Outra alternativa de parque em Vitória linda e bem cuidada é o Parque Botânico da Vale, um local que pertence à empresa Vale, importante para a economia do Estado e que tem um porto próprio, o Porto de Tubarão, que faz o transporte de minério de ferro. Dentro do parque da Vale, é possível agendar visitas guiadas para conhecer o processo de funcionamento da empresa e da exportação do minério. 

E se você gosta de caminhadas, pode valer a pena conhecer o Parque da Fonte da Grande, um passeio mais alternativo, mas que oferece um visual belíssimo da cidade!

O que fazer em Vitória

Desfrute da gastronomia capixaba e prove uma moqueca!

Como a gastronomia está intimamente ligada à cultura de Vitória, você pode aproveitar que está na cidade para conhecer a tradicional moqueca capixaba feita na Ilha das Caieiras, um lugar para ir comer sem pressa. A região é simples, mas é superbonita, especialmente porque você poderá comer uma deliciosa moqueca curtindo o visual para o mar. A moqueca capixaba sempre é feita em panelas de barro e quem as cria são as paneleiras do bairro de Goiabeiras. O galpão onde as paneleiras trabalham, à beira do mangue, está aberto à visitação e por lá você pode não só ver como trabalham essas famílias que fazem as panelas como comprar a tradicional panela de barro capixaba. 

O que fazer em Vitória

Visite Vila Velha, a segunda maior cidade do Espírito Santo

Para conhecer o principal atrativo do Espírito Santo e que não pode faltar no seu roteiro, atravesse a ponte e visite o Convento da Penha, em Vila Velha. O convento, construído a partir de 1568, fica no alto de um morro, por isso tem uma vista incrível das duas cidades ao seu redor e também da Baía de Vitória. Mesmo que você tenha poucos dias na capital, visitar o Convento é uma daquelas atividades que não deve faltar no seu roteiro!

O que fazer em Vitória

Aproveitando que está em Vila Velha, você ainda pode fazer uma visita à fábrica de chocolates Garoto, onde pode comer chocolates à vontade no fim da visita, ou então visitar o Farol de Santa Luzia, uma outra atração histórica da cidade, em que você pode conhecer um farol utilizado para sinalização dos navios que chegam à capital. Se prefere fazer exercícios físicos, uma opção excelente é subir o Morro do Moreno, que no seu ponto mais alto tem um visual maravilhoso!

Em Vila Velha, reserve ainda um tempo para conhecer o Museu da Vale, que fica às margens da Baía de Vitória e conta um pouco da história da da Estrada de Ferro Vitória Minas. O visual do lugar é bem bonito e há um vagão-restaurante onde você pode fazer uma refeição ou tomar um café!