O que fazer em Vitória
Vitória é uma ilha e uma das suas maiores atrações é o seu visual e o seu mar, que podem ser aproveitados de diversos lugares diferentes. A cidade, por ser pequena, pode ser conhecida em poucos dias, por isso muitas pessoas que visitam o Espírito Santo aproveitam a mesma viagem para conhecer também destinos próximos e igualmente belos, como Guarapari, que tem ótimas praias, o distrito de Pedra Azul, perfeito para curtir o frio das montanhas, e dar ao menos um pulo em Vila Velha, onde fica o Convento da Penha, a maior atração do estado.
Alugue uma bicicleta para pedalar pela orla
Para começar seus passeios, uma das melhores atividades para se fazer em Vitória é alugar uma bicicleta para pedalar entre a Praia de Camburi e a orla da Praia do Canto ou a Praia do Suá. Ao longo de todo o passeio, você terá um lindo visual da cidade e da Terceira Ponte, uma das pontes que liga as cidades de Vitória e Vila Velha. Nesse percurso, você pode parar no Píer de Iemanjá, muito usado para pescaria, fazer uma parada na Praça dos Namorados para tomar uma água de coco ou curtir a Praia da Guarderia, quase sem ondas!
Visite as principais praias de Vitória e faça passeios no mar
Se o seu negócio é aproveitar o mar da cidade, vale a pena reservar um tempo para conhecer a Praia da Guarderia, no badalado bairro da Praia do Canto, com água bem transparente, a Praia da Curva da Jurema ou a Praia da Ilha do Boi. Outra opção nas cidades vizinhas é ir à Praia da Costa, em Vila Velha, ou Manguinhos, na Serra.
Para conhecer mais sobre o mar da capital e do estado, um passeio que recomendamos para todos é o do Projeto Tamar, que mostrará um pouco da fauna marinha do Estado e que ajuda a proteger diferentes espécies de tartarugas. Também pode ser uma ótima pedida fazer um tradicional passeio de escuna em Vitória, que te permitirá conhecer a capital por um ângulo que muitos capixabas, inclusive, não conhecem.
Por último, mas não menos importante, se você viaja a Vitória entre os meses de julho e outubro, faça o passeio de observação das baleias jubarte, que é muito especial pela oportunidade de ver animais tão incríveis de pertinho.
Conheça o lado histórico de Vitória
Visitando o Centro de Vitória você poderá conhecer um pouco mais do lado cultural da cidade. No Centro, ficam diversos edifícios antigos, entre eles a Catedral Metropolitana de Vitória e o Palácio José Anchieta, sede do governo do Estado e que está aberto a visitação através de passeios guiados. É uma forma muito legal de conhecer um pouco mais da história do Espírito Santo. No centro, você também pode assistir a um espetáculo no Theatro Carlos Gomes, que teve sua obra finalizada em 1927.
O Museu Solar Monjardin, uma propriedade que era sede de uma enorme fazenda de Vitória e hoje abriga uma casa-museu com objetos antigos, é um passeio interessante que mostra o lado histórico da cidade que muitos moradores da cidade não conhecem.
Escolha seu hotel para aproveitar melhor os dias em Vitória
A capital capixaba tem uma rede hoteleira diversificada e com hotéis de diferentes faixas de preços, voltados principalmente para o viajantes a negócios. Vários hotéis da cidade possuem piscinas e vistas bem bonitas para a paisagem da cidade, por isso vale a pena pesquisar com atenção um hotel que se encaixe no seu plano de viagens!
Visite os parques de Vitória
Vitória tem parques bem legais para conhecer. Um dos mais antigos é o Parque Moscoso, que vale uma passadinha quando você estiver visitando o Centro da cidade ou o Parque da Pedra da Cebola, ideal para um piquenique aos fins de semana. Mas a dica que gosto mais é visitar a Praça dos Namorados, que fica na frente da Praia da Guarderia. O lugar é bem gostoso, tem área para praticar esportes e nas noites do fim de semana, ainda tem uma feirinha com vários tipos de comida e artesanato. Também na Praça dos Namorados, fica a Praça da Ciência, uma espécie de parquinho que liga diversão e física e é excelente para crianças!
Outra alternativa de parque em Vitória linda e bem cuidada é o Parque Botânico da Vale, um local que pertence à empresa Vale, importante para a economia do Estado e que tem um porto próprio, o Porto de Tubarão, que faz o transporte de minério de ferro. Dentro do parque da Vale, é possível agendar visitas guiadas para conhecer o processo de funcionamento da empresa e da exportação do minério.
E se você gosta de caminhadas, pode valer a pena conhecer o Parque da Fonte da Grande, um passeio mais alternativo, mas que oferece um visual belíssimo da cidade!
Desfrute da gastronomia capixaba e prove uma moqueca!
Como a gastronomia está intimamente ligada à cultura de Vitória, você pode aproveitar que está na cidade para conhecer a tradicional moqueca capixaba feita na Ilha das Caieiras, um lugar para ir comer sem pressa. A região é simples, mas é superbonita, especialmente porque você poderá comer uma deliciosa moqueca curtindo o visual para o mar. A moqueca capixaba sempre é feita em panelas de barro e quem as cria são as paneleiras do bairro de Goiabeiras. O galpão onde as paneleiras trabalham, à beira do mangue, está aberto à visitação e por lá você pode não só ver como trabalham essas famílias que fazem as panelas como comprar a tradicional panela de barro capixaba.
Visite Vila Velha, a segunda maior cidade do Espírito Santo
Para conhecer o principal atrativo do Espírito Santo e que não pode faltar no seu roteiro, atravesse a ponte e visite o Convento da Penha, em Vila Velha. O convento, construído a partir de 1568, fica no alto de um morro, por isso tem uma vista incrível das duas cidades ao seu redor e também da Baía de Vitória. Mesmo que você tenha poucos dias na capital, visitar o Convento é uma daquelas atividades que não deve faltar no seu roteiro!
Aproveitando que está em Vila Velha, você ainda pode fazer uma visita à fábrica de chocolates Garoto, onde pode comer chocolates à vontade no fim da visita, ou então visitar o Farol de Santa Luzia, uma outra atração histórica da cidade, em que você pode conhecer um farol utilizado para sinalização dos navios que chegam à capital. Se prefere fazer exercícios físicos, uma opção excelente é subir o Morro do Moreno, que no seu ponto mais alto tem um visual maravilhoso!
Em Vila Velha, reserve ainda um tempo para conhecer o Museu da Vale, que fica às margens da Baía de Vitória e conta um pouco da história da da Estrada de Ferro Vitória Minas. O visual do lugar é bem bonito e há um vagão-restaurante onde você pode fazer uma refeição ou tomar um café!