Capadócia

Dicas da Capadócia

Brasileiros que viajam a turismo para a Turquia por até 90 dias não necessitam de visto, apenas do passaporte com uma página em branco. O passaporte deve ser válido no momento da entrada e saída do país. Para mais informações, acesse o site do Portal Consular

Nenhuma vacina é obrigatória para entrar na Turquia.

A moeda utilizada na Turquia é a lira turca (TRY), representada pelo símbolo ₺. Essa é a moeda que circula no país e é ela que você deve ter em mãos caso queira pagar gastos com ônibus, táxis, restaurantes. Alguns estabelecimentos de muito apelo turístico aceitam moedas estrangeiras, como o dólar e, principalmente, o euro; nesse caso, você deve estar ciente de que a conversão utilizada será aquela adotada pelo próprio estabelecimento e, algumas vezes, a tarifa pode não ser muito vantajosa. 

Na Capadócia, muitos hotéis e agências de passeios aceitam outras moedas e você consegue, por exemplo, pagar seu voo de balão ou sua hospedagem em euros. É curioso, porque alguns serviços nessa região já têm seus valores fixados em euro, e não em lira. 

A moeda turca tem um valor similar ao nosso real, mas não é fácil de ser encontrada no Brasil. Para obter a lira turca, você deve trocar dólares ou euro no Brasil e então, ao chegar na Europa, trocá-los pela lira. Uma outra opção que pode ser vantajosa é, ao chegar na Turquia, fazer um saque de sua conta corrente e já retirar o dinheiro na moeda local. 

Cartões de crédito são amplamente aceitos em muitos estabelecimentos, como hotéis, locadoras, empresas de turismo e restaurantes; mas em locais de pequeno porte, pode ser que o pagamento seja apenas em dinheiro. A dica é sempre ter mais de uma forma de pagamento à disposição para não ter problemas. Para fazer saques ou utilizar o cartão de crédito no exterior, lembre-se de desbloquear o cartão para uso internacional junto ao seu banco.

Língua: O turco é a língua oficial da Turquia, mas o inglês também é muito falado, principalmente por pessoas que trabalham com turismo. Os turcos são um pouco brutos no seu modo de lidar com as pessoas, mas muitos que falam inglês (e, às vezes, quem não fala também) são solícitos em ajudar turistas. O alfabeto da língua turca é de origem latina e tem mais consoantes e vogais do que o nosso; no seu alfabeto há algumas letras a mais a fim de caracterizar melhor alguns fonemas da língua. Embora o turco seja completamente diferente do português, vez ou outra você irá identificar algumas semelhanças com nossa língua. 

Energia: A rede elétrica da Turquia é de 230V/50Hz e suas tomadas são de dois pinos redondos “afundados”. 

O fuso horário de Istambul e Capadócia é o UTC +2. No horário de verão europeu, ainda há uma hora a mais de diferença para o Brasil. 

Para facilitar sua estadia, sugerimos que você compre um chip pré-pago para utilizar a internet em seu smartphone. Conexão com a internet pode ser útil para fazer uma tradução para o turco, saber a localização de um ponto turístico, saber como chegar a um determinado lugar, ver o horário de abertura de um estabelecimento e muitas outras coisas. 

O que levar: Não deixe de colocar na mala roupas de frio e tênis, ou um calçado fechado, como botas de trekking. Hidratantes, inclusive labial, também são indicados por conta do frio e, às vezes, do tempo seco.

Lembre-se de que a Capadócia é formada por cidades de pequeno porte, portanto, não espere uma mega estrutura desses lugares. Muitas das construções são rústicas, em cavernas, isso faz parte do seu charme e é um dos seus grandes diferenciais. 

Tudo que você precisa saber sobre Capadócia!

Esse texto sobre Dicas da Capadócia faz parte do guia de Capadócia no Melhores Destinos

Comentários para Dicas da Capadócia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.