Capadócia

Quando ir a Capadócia

A Capadócia é uma região da Turquia com atrações que podem ser visitadas o ano inteiro. Sua temperatura média anual (dados de Nevsehir) é de 10ºC, com médias no verão de 18ºC e no inverno de 1ºC. As chuvas podem ocorrer ao longo de todo o ano; geralmente, os verões são mais secos e os invernos são mais úmidos. 

Assim como em outros destinos da Europa e Ásia, as estações são bem definidas e isso é que provoca muita diferença na hora de escolher o período da viagem. Além da paisagem ser diferente dependendo das estações, é preciso pensar que esse é um lugar onde muitos dos pontos turísticos ficam a céu aberto, portanto, escolher um mês em que as temperaturas não são tão amenas deixarão os passeios mais confortáveis. O voo de balão, por exemplo, é bem mais interessante no verão; se a média no inverno é de 1ºC em terra firme, imagine o frio que pode fazer lá em cima enquanto você voa de balão.

Por conta da menor quantidade de chuva e da temperatura mais agradável, a alta temporada na Capadócia é o verão (junho a setembro). Nesse período, a região vive seus dias mais movimentados e mais quentes e chega a atingir 15h de sol por dia. No verão, há mais dias de céu aberto e as condições climáticas para voar de balão são melhores, é por isso que, durante essa estação, a quantidade de balões no céu é impressionante! Viajar no verão não significa que você terá dias insuportavelmente quentes. A Capadócia é um lugar alto, então a temperatura poderá ser alta durante o dia, mas durante a noite pode cair bastante. Independente da época em que você viajar, é importante levar um agasalho para se proteger do frio e do vento. 

O inverno (dezembro a março), embora rigoroso, também tem o seu charme, principalmente se você der a sorte de pegar as cidades com neve! Os passeios ao ar livre ficam um pouco mais difíceis de serem feitos, é verdade, mas por outro lado, a paisagem fica completamente diferente. No inverno, os dias duram menos e têm cerca de 10h de sol diariamente. Caso não queira pegar muito frio, uma boa alternativa é viajar nos meses da primavera e verão, que são meses de transição, sem tanta gente, que podem ter temperaturas mais agradáveis do que o inverno. 

Feriados
A Turquia é um país laico e de maioria muçulmana. No nono mês do calendário islâmico (calendário lunar, ou seja, o mês varia de acordo com o ano), os seguidores da religião islâmica fazem jejum do nascer ao pôr do sol, o chamado ramadã. Ainda que não seja um país tão fechado quanto outros países islâmicos, viajando nesse período você pode encontrar as cidades mais vazias e até alguns estabelecimentos fechados. Durante o ramadã, é recomendado não beber ou comer em público enquanto há luz do sol em respeito aos muçulmanos, que não podem fazer o mesmo. 

Feriados nacionais na Turquia: 1º de janeiro (ano novo), 23 de abril (dia da soberania nacional e dia das crianças), 1º de maio (dia do trabalho), 19 de maio (dia da juventude e Atatürk), 30 de agosto (dia da vitória), 29 de outubro (dia da república). Há ainda outros feriados na Turquia, mas os feriados e festivais religiosos seguem o calendário lunar, por isso os dias de suas comemorações são diferentes a cada ano. 

Roupas
Independente da época em que você decida viajar, leve roupas de frio. Faz calor nos dias de verão, mas durante a noite pode ficar bem fresco-é normal fazer calor de dia e frio de noite. 
Viajando no inverno, aí sim capriche na mala: leve segunda pele, cachecol, meias grossas, luvas, etc., porque faz bastante frio.

Ter um tênis ou calçado de trekking é importantíssimo para fazer os passeios com conforto. Salto alto, calçados abertos ou que não ofereçam firmeza aos pés não têm nada a ver com a Capadócia, porque o lugar tem muita terra e superfícies irregulares para caminhar. 

Tudo que você precisa saber sobre Capadócia!

Esse texto sobre Quando ir a Capadócia faz parte do guia de Capadócia no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Capadócia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.