Capadócia

Como chegar a Capadócia

A Capadócia é uma região da Turquia a cerca de 290 km de Ancara, capital do país, ou 730 km de Istambul. Para quem pretende ir ao país com o objetivo de conhecer Istambul + Capadócia, é preciso pensar primeiro em como chegar à Turquia e depois pensar em como chegar à Capadócia. Vamos lá:

Como chegar à Turquia
Quem está do Brasil conta com o serviço de diferentes empresas aéreas para chegar à Turquia, e a única que tem voos diretos para o país (Istambul), é a Turkish Airlines, que tem voos diários partindo de São Paulo. Além dela, há voos com a KLM (conexão em Amsterdam), Air France (conexão em Paris), Lufthansa (conexão em Frankfurt), Swiss (conexão em Zurique), etc. 

Como chegar à Capadócia
Estando na Turquia, especialmente em Istambul, a melhor opção para chegar à Capadócia é de avião. Como a viagem por via terrestre pode levar 12 ou 13h, o voo, que tem apenas 1h15 de duração, é certamente a maneira mais rápida e prática. 

Há dois aeroportos que servem a região da Capadócia, um deles em Nevsehir e o outro em Kayseri. O Aeroporto de Nevşehir, ou Nevşehir Kapadokya Airport, é o mais conveniente para explorar a região, porque tem uma localização melhor e está a apenas 40 km de Göreme, uma das principais cidades-base para se hospedar.  

O lado negativo desse aeroporto é que ele pertence a uma cidade pequena, com pouco mais de 100 mil habitantes, portanto tem uma capacidade limitada e poucos voos diários. 

O outro aeroporto que serve a Capadócia, Kayseri Erkilet Airport, pertence a cidade de Keyseri, que tem mais de 900 mil habitantes. Comparado ao pequeno terminal de Nevşehir, o aeroporto de Kayseri é bem melhor, tem mais voos diários, voos internacionais, opções de locadoras e uma estrutura muito superior, mas ele fica bem mais afastado das principais cidades da Capadócia e está a cerca de 76 km de Göreme. 

Ou seja, se você quer mais opções de voos, estrutura e não se importa em pegar mais tempo na estrada, utilize o aeroproto de Kayseri; se você prioriza localização, utilize o aeroporto de Nevşehir.

Nossa sugestão: o aeroporto de Nevşehir é bem melhor localizado e mais prático, dê preferência a ele. Confira os voos para os dois aeroportos e, se a diferença de preço entre os dois for pequena, opte pelo de Nevşehir! 

As principais empresas que operam na Turquia e viajam para os aeroportos de Nevşehir e Kayseri são a Turkish Airlines, a Pegasus, a Onu Air e a Anadolu Jet. Se você pretende partir de Istambul para a Capadócia, lembre-se de que a cidade também tem dois aeroportos, o principal deles, aeroporto internacional Ataturk, e um de menor porte, o Sabiha, que fica mais afastado da área turística da cidade. 

Outro ponto a considerar é que o limite nacional de bagagem despachada é diferente do limite internacional; verifique as regras da companhia aérea que você escolher para saber quantos quilos são permitidos despachar sem cobrança. 

 

Como sair do aeroporto
Táxis estão disponíveis nas saídas dos aeroportos, mas certamente não são a maneira mais econômica de você ir até um hotel na Capadócia, por isso, a melhor alternativa é utilizar um transfer compartilhado (pago por pessoa) ou um transfer privado, caso você queira privacidade ou esteja em família/grupo. Lembre-se de que há diferentes cidades na Capadócia para se hospedar, entre elas Göreme, Ürgüp, Uçhisar e Avanos, e o tempo de deslocamento até sua cidade-base dependerá da distância até ela. 

Saindo do aeroporto de Nevsehir, utilizamos um transfer da empresa Demirhan e não foi preciso fazer reserva antecipada. A viagem até a parte central de Goreme custou ₺15 por pessoa, mas esse transfer é daqueles pinga-pinga e faz um caminho que para em diferentes cidades até chegar no seu destino final. Se você quiser chegar logo, não é uma boa ideia, porque ele demora mais para fazer um caminho simples. 

Recomendamos, então, que você utilize outra empresa de transfer. Há várias opções e os valores custam entre 10 e €15. Duas opções para fazer o transporte são a Turkish Heritage Travel e a Cappadocia Express.

 

Ônibus
Como dissemos, viajar de ônibus até a Capadócia não é a melhor das opções para quem está em Istambul. De toda forma, é uma alternativa para quem quer economizar com o deslocamento na viagem e não se importa com o tempo gasto. Os ônibus podem viajar durante a noite e os assentos costumam ser divididos por sexo, homens sentam ao lado de homens e mulheres ao lado de mulheres. 

Nevsehir Seyahat e a Metro estão entre as empresas que você pode utilizar para viajar de ônibus.

 

Carro
Para quem gosta de pegar a estrada, uma opção é alugar um carro em Istambul e viajar até a Capadócia. Há várias empresas grandes em que você pode alugar o carro, como Hertz, Europcar e Budget. Lembre-se de que, na Turquia, as pessoas sempre negociam o preço, então, se pechinchar, você pode conseguir um desconto no aluguel. 

São cerca de 730 km de Istambul até Goreme pelas vias E80, D750 e E90.
Saindo de Ancara, são 290 km pela D200. 

  • Kayseri Havalimanı (ASR) (Kayseri Havalimanı)

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto de Kayseri, localizado na cidade turca de Kayseri, está a cerca de 70 km de Göreme, uma das principais cidades da Capadócia. É um aeroporto recente, aberto em 2007, que tem cerca de 11.000 m². Operam nele diversas companhias aéreas, entre elas a Turkish Airlines, Singapore, Pegasus, TAP, Asiana e AirBerlin. 

    ...

  • Nevşehir Airport (NAV)

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto de Nevşehir está localizado na cidade de mesmo nome e a cerca de 40 km de distância de Göreme, na região turca da Capadócia. É um aeroporto de pequeno porte, com apenas uma sala de embarque e uma pequena lanchonete. Opera nele uma pequena quantidade de companhias aéreas e poucos voos diários....

Tudo que você precisa saber sobre Capadócia!

Esse texto sobre Como chegar a Capadócia faz parte do guia de Capadócia no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a Capadócia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.