Dicas de Havana
Visto para Cuba
- Para viajar para Cuba é preciso de visto. O documento pode ser solicitado online pelo site eVisa Cuba, tem validade para permanência de 90 dias e custa R$ 105 (setembro/2025). Em até 72h você recebe o visto por e-mail. A partir de 7 dias antes da data da viagem, é necessário preencher o formulário eletrônico D'Viajeros (o link é enviado junto com o visto). É preciso apresentar esse formulário no embarque e na chegada ao país.
Vacinas para ir a Cuba
- Cuba é um dos países que exigem a vacina contra a febre amarela. Durante o embarque, funcionários da companhia aérea pedem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Se possível, leve uma cópia impressa.
Moeda em Cuba
- Cuba possuía duas moedas oficiais, mas desde 2021 elas foram unificadas, e hoje apenas o peso cubano (CUP) está em circulação. Cartões de crédito são aceitos em poucos lugares e sacar dinheiro não é das tarefas mais simples. Por isso, a recomendação é trocar, ainda no Brasil, seus reais por dólares americanos ou euros. Para evitar imprevistos, leve um pouco mais do que imagina ser necessário.
- A gorjeta não é tão “institucionalizada” como em outros lugares, a exemplo dos Estados Unidos, mas ainda assim é bem-vinda e costuma ser esperada. Convém levar notas de pequeno valor (1 ou 5 dólares) para agradecer aos prestadores de serviço que se destacarem durante a viagem. Leia mais sobre dinheiro em Cuba aqui.
- Hotéis e resorts oferecem Wi-Fi grátis e costuma funcionar bem. A ETECSA, operadora estatal de Cuba, vende o chip físico. O recomendado é comprar no site (US$ 35 por 10GB válido por 30 dias) e retirar o chip no aeroporto. Não é muito fácil encontrar operadoras de eSIM (chip virtual) que funcionem em Cuba. Pesquise bem antes da viagem e, na dúvida, opte pelo chip físico.
Tem Uber em Cuba?
- Uber não funciona, mas existe o La Nave, um app nos mesmos moldes e que normalmente sai mais barato do que as corridas negociadas com taxistas. O app está disponível somente na PlayStore (Android) porque a AppStore (iOS) não funciona em Cuba. Quem tem iPhone não consegue fazer download ou atualizar aplicativos, mas internet funciona normalmente.
Curiosidades sobre Cuba
- Papel higiênico é um artigo "controlado" em Cuba. Mesmo em museus e restaurantes pode ser que não tenha e, se tiver, talvez o uso seja cobrado. Quando for passar o dia batendo perna pela cidade, pode ser uma boa levar um rolo de papel na mochila.
- Artigos de higiene e remédios podem ser difíceis de encontrar em Havana. Por isso, leve do Brasil tudo o que costuma usar: sabonete, shampoo, desodorante, pasta de dente, protetor solar, repelente e absorventes. No caso dos remédios, monte um kit básico com analgésico, antitérmico, antialérgico, algo para dores de estômago e qualquer medicamento de uso contínuo.
- Como esses itens são escassos em Cuba, levar alguns a mais pode ser servir também para dar de presente. Sabonetes, absorventes, lâminas de barbear e pequenos kits de higiene são sempre bem recebidos e fazem diferença no dia a dia dos cubanos.
- Havana costuma ser uma cidade segura para turistas. Andar com celular ou câmera na mão dificilmente vai resultar em furto ou roubo com violência. Ainda assim, vale manter atenção aos pertences e evitar situações de risco desnecessárias, como trocar dinheiro na rua.
- Em Habana Vieja é comum ser parado na rua com ofertas de charutos, passeios, táxis ou até câmbio paralelo. Muitas vezes puxam papo perguntando de onde você é e, na sequência, tentam vender alguma coisa. Não é golpe nem risco de roubo, mas a insistência pode ser chata. Um simples “no, gracias” costuma dar conta.
- Para mulheres viajando sozinhas, as investidas podem ser um pouco mais frequentes. Vale estar preparada e não se sentir intimidada. Mantenha a mesma postura firme e educada ao recusar.
 
     
     Aline Bernardes
            Aline Bernardes