Havana

Havana é, sem dúvidas, um dos lugares mais peculiares para se conhecer no mundo. Esqueça internet no celular, edifícios envidraçados, fast foods, marcas famosas e todas as outras "regalias" da vida capitalista. Deixe-se cativar pelo modo de vida simples e singular, descobrindo devagar toda a história que guarda esse patrimônio da humanidade.

Cuba ainda é um país pouco tocado pelo capitalismo. Já é possível encontrar Coca-Cola em alguns restaurantes, mas isso não significa que o tempo passe rápido para quem vive a realidade de uma ditadura. Em Habana Vieja, a parte antiga da capital, o relógio não faz questão de girar. Falta estrutura, é verdade, mas nada tira o charme dos edifícios antigos por pintar e suas varandas desafiando a engenharia do tempo. 

Há quem diga que o país é pobre, mas, se for de espírito, garantimos: pobreza não há. Os cubanos são alegres e cultos; basta saberem que um irmão brasileiro visita suas terras para abrirem um largo sorriso e comentarem com entusiasmo sobre nossas novelas. Nas ruas movimentadas e confusas, carros - verdadeiras antiguidades - se misturam a bicicletas com passageiros, pessoas caminhando e crianças brincando. Aliás, amantes de carros antigos não poderiam encontrar melhor lugar senão Cuba. 

Não deixe de caminhar pelo Paseo del Prado, observando cada detalhe até chegar ao Capitólio. À tarde, experimente espantar o calor tropical com um sorvete na Coppelia, e no final do dia vá direto ao Malecón - o pôr do sol no calçadão que se estende por vários quilômetros em frente ao mar é dos programas singelos mais espetaculares da ilha. 

Conhecer Havana é deixar para trás preconceitos e mergulhar na história de um povo que viveu e ainda vive as consequências de sua revolução; é desmistificar um país de contrastes e problemas, que caminha devagar para alcançar mudanças. Fidel e Che são figuras estampadas nas ruas e na mente de um povo que preza pela tradição e vive ao som da salsa e dos jogos de beisebol. 

Praias belas banhadas pelo mar caribenho, vielas rústicas marcadas pelo tempo, carros espetaculares, restaurantes baratos e muita, mas muita história são os ingredientes fundamentais dessa cidade espetacular. Caminhe sem medo de se apaixonar pela atmosfera que as décadas passadas podem proporcionar.