Quando ir a Havana
Escolher quando ir a Havana pode fazer toda a diferença no aproveitamento da sua viagem. Havana não é daqueles destinos para aproveitar durante todo o ano sem se preocupar com detalhes.
A cidade é sempre quente, sim, mas isso não significa que você não precise pensar na data da viagem. Culturalmente falando, a cidade é ótima o ano inteiro, com destaque para eventos como o Festival Internacional de Jazz, que acontece entre janeiro e fevereiro, e o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, que ocorre em dezembro. É importante ter um pouco de atenção e saber que o país passa por uma temporada de furacões e nos meses de setembro e outubro, principalmente, tende a chover mais.
Clima em Cuba - a melhor época para viajar
O clima tropical de Cuba é um refúgio para quem vive em lugares frios, por isso a alta temporada vai de novembro a março. Nesse período, quando o tempo é mais seco, há muitos turistas e, consequentemente, preços mais altos. Julho e agosto também são considerados meses de alta temporada por conta das férias do Hemisfério Norte e, apesar do risco de furacões, a cidade fica cheia.
Abril e maio são bons meses para viajar à cidade. Com exceção da semana da Páscoa, os preços são acessíveis e o período não é considerado alta temporada. Maio é um mês barato, além de ser bastante quente. Nos períodos de alta temporada, especialmente nas semanas de Natal, Réveillon, Páscoa e em julho, faça as reservas de seu hotel com antecedência.
O verão é época de temperaturas muito altas, com média na casa dos 27ºC. No inverno, a média é de 23ºC; apesar de não ser exatamente frio no inverno, vale a pena levar um agasalho para as noites mais frescas.

Furacões em Cuba
Antes de comprar sua passagem, lembre-se que o país sofre com furacões e ciclones, cuja temporada ocorre de junho a novembro. Entre esses meses, Cuba tende a correr mais riscos de agosto a outubro. Em junho, setembro e outubro chove mais. Se você for nessa época, tenha em mente que algumas pancadas de chuva e céu nublado podem fazer parte da viagem.
Ainda que você viaje na temporada de furacões, não significa que realmente irá se deparar com um furacão durante a sua viagem e por mais que as notícias pareçam alarmantes, na prática, as chances de um país ser diretamente atingido por furacões não são altas. Confira aqui as nossas dicas para entender sobre a temporada de furacões no Caribe.
 
     
     Aline Bernardes
            Aline Bernardes