Transportes em Cuba

Na hora de se locomover por Havana, a enorme quantidade de táxis na cidade é uma mão na roda. Além disso, poder ver de perto carros antigos circulando, independentemente do estado de conservação, é uma das maiores atrações no país.
Os ônibus turísticos são uma maneira eficiente e barata para poder visitar os pontos principais da cidade, mas, no centro, coloque um bom calçado e conheça tudo caminhando, descobrindo devagar os detalhes históricos da cidade. 


Ônibus Turísticos
Os ônibus turísticos são uma maneira barata e eficiente para andar por Havana. Eles circulam até as 18h e possuem três linhas: as duas mais utilizadas rodam pelos pontos centrais da cidade e a última vai para a parte leste da capital, incluindo a região praiana. Ele funciona no sistema hop on/hop off, em que o turista pode descer e subir quantas vezes quiser no mesmo dia, mas não possui nenhum tipo de audioguia para explicar sobre a cidade (5CUC).

Caminhada
Quando estiver conhecendo Havana Centro e Havana Vieja, a melhor maneira para circular serão as caminhadas. Use um calçado confortável e saia para explorar a pé toda a magia que reserva essa cidade histórica. 
Ao atravessar as ruas, fique atento! Uma boa parte dos motoristas não é educado com os pedestres. 

Bicitáxis
Os bicitáxis, como sugere o nome, são veículos movidos por uma bicicleta, acoplada em uma estrutura que carrega até duas pessoas sentadas. É uma maneira barata e diferente de fazer pequenos trajetos, especialmente por Havana Vieja e o Centro, naqueles momentos em que você se sentir cansado e quiser fugir do calor. 
Um fato curioso é que os bicitáxis, apesar de parecerem engenhocas estranhas, são veículos oficiais, inspecionados pelo governo.  

Cocotáxis 
Os cocotáxis funcionam como os táxis comuns, mas fazem, especialmente, corridas pequenas. Apesar de os trajetos serem um pouco mais caros, é um charme poder andar num veículo completamente diferente do que se vê no dia a dia.

Táxis
Os táxis são muito famosos em Cuba. Isso porque boa parte deles foi fabricada há várias décadas, deixando a corrida ainda mais charmosa e interessante. Não significa, no entanto, que os táxis sejam todos antigos; há também táxis de modelos mais novos, mas, no geral, os veículos são malcuidados. 

Nos principais hotéis e em diversos locais do centro da cidade há pontos de táxis esperando por turistas. Os táxis amarelos e pretos costumam ter bons preços, mas com frequência as corridas saem por valores similares, independentemente da empresa que se utilize. Há diversas empresas de táxi em Havana, onde os carros são do governo e o motorista trabalha para o governo, ganhando um percentual da viagem em pesos cubanos, não em CUC. Quase nenhum taxista utiliza o taxímetro, mas, em várias empresas, o valor é tabelado.  Sempre pergunte e negocie o valor antes de entrar nos táxis. 

Há carros particulares (de placa amarela) que muitas vezes são utilizados como táxi ou lotação (quando há várias pessoas no carro). As corridas nesses veículos são baratas, mas essa não é uma maneira muito indicada para transitar. 

Carro
Estar de carro é completamente dispensável para quem pretende conhecer Havana. A variedade de transportes é ótima, permitindo ao turista se lomocover de diversas maneiras durante a viagem.

Você poderá alugar um carro na saída do aeroporto ou em alguns hotéis, mas, como as diárias não saem baratas, só é aconselhável alugar caso você queira explorar os arredores de Havana ou ir a cidades vizinhas. 

Ônibus
Circular de ônibus em Havana não é indicado para o turista, a não ser que o ônibus em questão seja turístico. Os ônibus populares são muito baratos, mas estão sempre lotados. Pague mais nos táxis ou no ônibus turístico - vale mais a pena. 

No caso de conhecer outras cidades de Cuba, aí sim utilizar os ônibus é uma ótima ideia. A Viazul mantém um ótimo padrão, com ônibus confortáveis e com ar-condicionado. 

Trem
Para conhecer diferentes partes da ilha de Cuba, os trem são uma das opções para turistas. Apesar de parecerem confortáveis, eles sofrem constantes atrasos e muitas vezes quebram no caminho, trazendo transtorno e deixando de ser um meio de transporte confiável. Se puder, evite.

Tudo que você precisa saber sobre Havana!

Esse texto sobre Transportes em Cuba faz parte do guia de Havana no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Cuba

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.