Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Havana
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Onde Ficar em Havana

Como muita coisa em Cuba, decidir o local de hospedagem e fazer a reserva pode não ser tão fácil quanto em outros países. É preciso entender as particularidades da ilha antes de decidir onde ficar em Havana.

Hotéis em Havana

Plataformas internacionais como Booking.com e Hoteis.com não funcionam em Cuba. Isso não significa que não existam hotéis – muito pelo contrário. Alguns dos prédios mais imponentes da capital cubana são ocupados justamente por hotéis, muitos deles operados por redes conhecidas, como Iberostar e Meliá. Vale lembrar que, mesmo quando estampam nomes familiares, os hotéis em Cuba funcionam em parceria com o governo. A prática é chamada de joint venture, e os lucros são divididos.

Para encontrar onde se hospedar, o mais indicado é “passear pelo Google Maps”, pesquisar pelos hotéis levando em conta localização e valores, e depois fazer a reserva diretamente no site da acomodação escolhida. Tenha em mente que os hotéis em Havana costumam ter tarifas em dólar, então a hospedagem pode sair mais cara do que se imagina.

Nos hospedamos no Grand Aston La Habana e tivemos uma ótima experiência. O hotel é moderno, possui quartos bem-equipados e conta com toda a infraestrutura e os serviços esperados de uma acomodação desse porte.

Casas particulares em Havana

Muito antes do aluguel por temporada se tornar uma tendência global, em Cuba essa prática já era adotada por famílias desde os anos 1990. A ideia era justamente alugar o quartinho extra para turistas como forma de incrementar a renda. 

A prática é autorizada pelo governo, que regula o funcionamento das casas particulares por meio de licenças oficiais. Andando pelas ruas é comum ver as placas nas fachadas — uma plaquinha branca com um símbolo azul — que indicam que aquele local pode receber hóspedes. Desde que plataformas internacionais, como Airbnb, passaram a operar na ilha em 2015, ficou bem mais fácil encontrar essas casas e fazer a reserva pela internet. 

Os quartos geralmente são limpos e funcionais, com cama confortável, banheiro privativo ou compartilhado, ventilador ou ar-condicionado, roupa de cama e toalhas. Na prática, podemos dizer que funciona como o quarto de uma pequena pousada no Brasil. Esse é um jeito não só mais barato, mas também mais autêntico de se hospedar em Havana e de conviver com os cubanos.

Bairros em Havana

Independentemente de qual opção você escolher, hotel ou casa particular, os bairros mais comuns para se hospedar em Havana são os mesmos: Habana Vieja, Centro Habana e El Vedado.

Habana Vieja é a parte mais antiga da cidade, onde estão praças, edifícios e monumentos muito conhecidos. Centro Habana é logo ao lado, também um bairro antigo, e onde estão o Capitólio Nacional e o Paseo del Prado. El Vedado é um bairro mais residencial e moderno, com boas opções de vida noturna.

A escolha da região depende do que o turista deseja encontrar nos arredores. Vale lembrar que, por questões da crise energética que afeta o país, a iluminação pública em algumas áreas pode ser mais limitada. Além disso, dependendo da localização, pode ser necessário recorrer a táxis ou transporte privado com mais frequência, o que pode impactar o orçamento da viagem.