Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Havana
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

O que fazer em Havana

Havana é um destino com muitos pontos turísticos e há muito o que ver e fazer na capital de Cuba! Ela é é um prato cheio para quem se interessa por destinos históricos e culturais. A herança espanhola aparece nas praças e nas construções coloniais de Habana Vieja, enquanto a Revolução Cubana se revela em lugares que homenageiam personalidades como Che Guevara e Fidel Castro. Até mesmo a influência americana deixou marcas, visíveis em ícones como o Capitólio Nacional, que lembra o de Washington D.C.

Para completar, a cidade é repleta de símbolos culturais. Do rum nos drinks servidos em bares lendários ao som da música cubana que embala as ruas, passando, é claro, pelos charutos que se tornaram marca registrada do país. Separe de 3 a 4 dias em Havana se tiver interesse em conhecer tudo o que a cidade tem a oferecer.

Faça um passeio de carro antigo por Havana

Os carros antigos são um clássico de Cuba. Por causa do bloqueio econômico, a importação de veículos novos é difícil, e os modelos antigos, que continuam rodando até hoje, pouco a pouco se tornaram um símbolo do país. Carros conversíveis, pintados em cores chamativas, circulam pelas ruas levando turistas para conhecer as principais atrações. O passeio é divertido e o ventinho no rosto é um alívio pro clima tropical. 

O que fazer em Havana

O ideal é aproveitar o fato de estar de carro para visitar alguns pontos turísticos um pouquinho mais afastados, até porque no coração de Habana Vieja não circulam veículos desse porte, apenas cocotaxis (o tuk tuk cubano). Converse com o motorista antes e diga os lugares que você gostaria de visitar. De toda forma, ele vai saber onde te levar e ainda vai contar curiosidades sobre a cidade ao longo do percurso. 

Os motoristas, que costumam estar parados em frente aos hotéis e às principais atrações, cobram por hora (algo entre US$ 25 e 40). Você pode tentar negociar, mas como o combustível é caro e limitado, o valor do transporte acaba sendo mais alto.

Circule a pé por Habana Vieja , a parte antiga da cidade

Aquele nosso imaginário de Havana — casarões coloniais com fachadas desgastadas pelo tempo, varais com roupas na janela, carros antigos em circulação — é o que encontramos com facilidade ao caminhar por Habana Vieja. Boa parte das principais atrações da capital cubana estão aqui, e você vai precisar de pelo menos um dia inteiro percorrendo as ruas a pé se quiser visitar tudo.

O que fazer em Havana
Comece pelo Paseo del Prado, um calçadão urbano onde muitos artistas de rua vendem quadros e pinturas. No final do caminho fica o Capitólio Nacional, um dos prédios mais emblemáticos da cidade. Nas imediações estão também o Grand Teatro de La Habana e a Real Fábrica de Tabacos Partagás.

As praças são bons pontos de referência para o passeio. Cada uma tem suas características e todas merecem pelo menos uma passada. São elas: Plaza Vieja, Plaza de la Catedral, Plaza de San Francisco de Asís e Plaza de Armas. A Calle Obispo, principal via de pedestres de Habana Vieja, pode ser percorrida de ponta a ponta.

O que fazer em Havana

Dentre os museus, o Museu Nacional de Belas Artes é imperdível. O Museu da Cidade e o Museu do Rum Havana Club são outras atrações que ajudam a compreender a cultura e a tradição cubana.

Para comprar lembrancinhas, dê uma passada no Mercado de San José ou no Palacio de la Artesanía. Mas vá com a expectativa certa: os souvenirs são simples, e o charme está mesmo em passear pelos lugares.

Conheça as atrações da Revolução Cubana 

Difícil visitar Cuba e não sentir curiosidade pelos acontecimentos e pelas personalidades da Revolução Cubana. Em Havana, alguns monumentos ajudam a contar parte dessa história. 


A Plaza de la Revolución, uma das maiores praças do mundo, serviu de palco para inúmeros discursos de Fidel Castro. No entorno da praça, onde estão diferentes prédios do governo cubano, encontram-se também murais muito famosos: na parede do Ministério do Interior, o mural de Che Guevara; na do Ministério das Telecomunicações, Camilo Cienfuegos.

Em frente à praça está o Memorial a José Martí, de onde é possível avistar Havana a 130 metros de altura. Embora não tenha participado da Revolução Cubana, Martí é considerado um herói nacional por sua luta pela independência do país da Espanha.

No Centro de Havana, o Museu da Revolução, sediado no antigo palácio presidencial, é outra atração relacionada aos acontecimentos emblemáticos do país. Está fechado para reformas, mas uma pequena parte da área externa, com aviões militares e tanques de guerra, pode ser visitada. De toda forma, pela arquitetura do prédio, já vale dar um pulo até lá. 

O que fazer em Havana
No complexo da Fortaleza San Carlos de la Cabaña, no outro lado da Baía de Havana, fica La Cabaña de Che Guevara, que serviu de base de operações e residência do guerrilheiro durante alguns meses em 1959, ano da Revolução.   

No El Vedado, bairro residencial de Havana, fica o Centro Fidel Castro Ruz, um museu moderno e tecnológico dedicado à vida e ao legado do ex-presidente de Cuba. 

Veja Havana do alto 

Depois de explorar as ruas de Habana Vieja, observar a cidade do alto oferece outra perspectiva. Algumas atrações ajudam nessa experiência. As construções históricas que protegiam a entrada do canal da Baía de Havana são algumas delas.

O que fazer em Havana
No bairro de Casablanca, do outro lado da baía, fica o Castillo de los Tres Reyes del Morro, de onde de avista o mar e a parte mais antiga e emblemática da cidade. Pertinho dali fica El Cristo de Habana, bem mais modesto que o Cristo no Rio, e a Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, palco do El Cañonazo. O disparo de canhão que, durante o período colonial, marcava o fechamento dos portões, acontece todos os dias às 21h. A combinação de história e vistas panorâmicas de Havana, revela uma tradição única. 

Em Habana Vieja, a visita à Câmara Escura garante uma vista do alto dos principais pontos, mas a partir das lentes da câmara e mediante as explicações ligeiras e afiadas do guia. É bem curioso! Na Plaza de la Revolución, do mirante do Memorial a José Martí, um dos prédios mais altos de Havana, é possível observar, a 130 metros de altura, áreas residenciais da cidade.

Curta o fim de tarde no Malecón

Durante o dia, em razão das altas temperaturas e da pouca sombra, quase não se vê pessoas caminhando pelo Malecón. Conforme a tarde vai caindo, o calçadão construído para proteger Havana do avanço do mar, vai ganhando cada vez mais frequentadores. 

O que fazer em Havana

O calçadão começa na altura do Castillo de San Salvador de la Punta, outra construção que servia para proteger a entrada da cidade, e se estende ao longo de 8 km. Alguns lugares emblemáticos, como a Embaixada dos Estados Unidos e o icônico Hotel Nacional, podem ser vistos ao longo do percurso.

Como se trata de um calçadão, a programação aqui é caminhar sem pressa, observar o dia a dia dos cubanos e sentir a atmosfera da cidade ganhar vida no fim da tarde.

Viva a vida noturna de Havana

A vida noturna em Havana mistura bares históricos, música ao vivo e shows que ajudam a revelar outra faceta da cidade.

Dois endereços em Habana Vieja são quase obrigatórios: La Bodeguita del Medio, berço do mojito, famosa por ter sido frequentada por Hemingway e outros artistas; e La Floridita a casa do daiquiri, que mantém até hoje sua aura boêmia, com balcão disputado e decoração tradicional. Mais do que bares, viraram símbolos da vida noturna da cidade.

O que fazer em Havana
Quem busca experiências diferentes pode assistir a uma apresentação do Balé Nacional de Cuba, no Grand Teatro de La Habana, ou a um show como o do Cabaré Parisién, que acontece no Hotel Nacional, ou o clássico Tropicana. O bairro El Vedado também concentra boa parte do movimento noturno, com bares e casas de show que seguem noite adentro.

Visite as praias próximas de Havana

Para quem vai ficar apenas em Havana e quer ter um gostinho do mar do Caribe, uma ótima opção é conhecer as Playas del Este, região a pouco mais de 20 km da capital. 

Entre elas, Tarará é indicada para quem gosta de mergulho, com boa visibilidade e vida marinha interessante; Guanabo é mais rústica e residencial, com poucos quiosques e Santa María del Mar é a mais popular entre turistas, com quiosques e espreguiçadeiras, areia extensa e mar esverdeado.

São praias mais simples, sem a estrutura encontrada em Varadero ou nos resorts de Cayo Santa Maria, Cayo Coco e Cayo Guilhermo.