Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Havana
Aline Bernardes

Onde Comer em Havana

A cozinha tradicional cubana é influenciada predominantemente pela cozinha criolla e se parece, muitas vezes, com a comida brasileira. Para a felicidade dos que não são muito favoráveis a inovações, será fácil encontrar no país pratos como feijão preto, arroz, carne de porco ou carne de boi desfiada, misturada com vegetais. Para além do tradicional, há também bons restaurantes para comer peixes, camarões, lagostas e massas.

Uma das grandes vantagens de Havana quando o assunto é gastronomia é poder encontrar bons restaurantes a preços baixos. Comer no país não é caro, mesmo nos estabelecimentos mais famosos. E, em alguns lugares mais em conta, é possível que um prato feito custe menos de US$ 5. Entretanto, apesar dos bons preços, não são todos os restaurantes que têm boa estrutura, higiene e qualidade. Encontrar pratos insossos não é fato isolado. 

Em Cuba, existem ainda os padalares, pequenos restaurantes familiares administrados pelo próprio dono da casa. Essa é uma maneira muito curiosa e interessante de experimentar a cozinha tradicional cubana e vivenciar de perto o dia a dia dos locais. 

Curiosidade: os restaurantes privados são chamado de "Paladar" em função da novela Vale Tudo, que fazia muito sucesso em Cuba bem na época que pequenos estabelecimentos como esse foram autorizados pelo governo. Raquel (personagem interpretada por Regina Duarte) tinha um restaurante com esse nome. 

Não deixe de passar pela Bodeguita del Medio, o bar mais famoso da cidade, para tomar um mojito. Para tomar um daiquiri e ouvir um pouco de música, El Floridita é o lugar mais frequetado por turistas. O escritor Ernest Hemingway era habitué desse bar nas décadas de 1940 e 1950. Na hora das refeições, ir ao Los Nardos é imperdível, pois há muita variedade e fartura por preços excelentes. 

Quem é fã assumido da Coca-Cola poderá encontrar a bebida em alguns supermercados, mercearias e nos cardápios dos melhores restaurantes da cidade. Na grande parte dos lugares não há Cola-Cola, e sim a TuKola, o similar cubano. Os restaurantes normalmente cobram em peso cubano (CUP), mas aceitam pagamento em dólar a partir da conversão do dia. Muitas vezes, o troco pode ser dado em peso.