Havana
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Dinheiro em Cuba

Cuba, por muitos anos, viveu sob um complexo sistema monetário com duas moedas funcionando ao mesmo tempo, o CUP (peso cubano) e o CUC (peso conversível). Isso causava estranheza em muita gente, mas no início de 2021 novas medidas foram adotadas no país, e essas duas moedas foram unificadas — agora apenas o CUP está em circulação. Leia aqui sobre a unificação das moedas de Cuba.

Os cubanos utilizavam ambas as moedas e isso provoca uma grande disparidade na realidade do país, que pretende ser melhorada com as novas medidas implementadas. Para ir a um supermercado e comprar produtos de higiene, biscoitos e afins, os nativos precisavam dispor de CUC. Como o CUC era caro para quem recebe em CUP (peso cubano), 24 vezes inferior, alguns artigos que, para nós são simples e usuais, são, para eles, supervalorizados. Sendo assim, xampus, sabonetes, cremes dentais, papéis higiênicos etc., além de serem vistos como presentes para quem vive no país, se tornaram também uma espécie de moeda de troca.

Na hora de levar dinheiro a Cuba, dê prefêrencia ao euro ou ao dólar americano e canadense. No câmbio atual, 24 CUP equivalem a 1 dólar americano.

Para trocar seu dinheiro em CUC, há casas de câmbio no aeroporto, nos hotéis e também existem bancos na cidade. No momento da nossa viagem, os cartões de crédito não eram bem aceitos nos estabelecimentos e tudo deveria ser pago em espécie. Se for necessário sacar dinheiro, utilize caixas eletrônicos nos hotéis ou em bancos.