Dinheiro em Cuba

Quando estamos falando em moeda, a primeira coisa que você deve ter em mente ao planejar uma viagem para Cuba é: esqueça os dólares da terra do tio Sam. Cuba tem moeda própria e dólares americanos não são bem aceitos por lá. 

São duas as moedas que circulam pelo país: os pesos cubanos (CUP) e os pesos conversíveis, mais conhecidos por CUC. O peso cubano é uma moeda muito desvalorizada, utilizada pelos nativos para receber o pagamento, comprar artigos básicos como frutas, água, arroz e feijão. Já o CUC é a moeda utilizada no mundo do turismo, mais valorizada que o dólar americano e, portanto, a moeda que você deve ter em quantidade razoável ao conhecer a cidade. 1 CUC = 25 CUP. 

Os cubanos utilizam ambas as moedas e isso provoca uma grande disparidade na realidade atual do país. Para ir a um supermercado e comprar produtos de higiene, biscoitos e afins, os nativos precisam dispor de CUC. Como o CUC é caro para quem recebe em CUP (peso cubano), 25 vezes inferior, alguns artigos que, para nós são simples e usuais, são, para eles, supervalorizados. Sendo assim, xampus, sabonetes, cremes dentais, papéis higiênicos etc., além de serem vistos como presentes para quem vive no país, se tornaram também uma espécie de moeda de troca.

Na hora de levar dinheiro a Cuba, dê prefêrencia ao euro ou ao dólar canadense, porque foram criadas pelo Estado medidas protecionistas a fim de evitar a circulação do dólar americano. No câmbio, o dólar americano perde até 15% de seu valor com taxas. 1CUC = 0,90USD.

Para trocar seu dinheiro em CUC, há casas de câmbio no aeroporto, nos hotéis e também existem bancos na cidade. Não há a menor necessidade de carregar seus cartões de crédito ao conhecer a cidade, porque eles não são aceitos em quase nenhum lugar. Se for necessário sacar dinheiro, utilize caixas eletrônicos nos hotéis ou em bancos. 

Uma dica importante é tentar ter sempre CUC trocado, em notas pequenas, pois com frequência falta troco aos cubanos. Ao pagar em CUC confira se o troco não está em CUP.

Tudo que você precisa saber sobre Havana!

Esse texto sobre Dinheiro em Cuba faz parte do guia de Havana no Melhores Destinos

Comentários para Dinheiro em Cuba

  • Rzk43 Adriano Teles De Menezes há mais de 5 anos

    Vou me mudar para Cuba, quanto de dinheiro posso levar, e qual a melhor forma de gerenciar este dinheiro lá? Obrigado!

  • Img0025 leticia haab há 3 anos

    ola camille!! Estou indo agora em maio passar 1 semana em cuba!! Você poderia me informar mais ou menos como fica a conversão de euros para os CUCs ?? muito obrigada

  • Img0025 leticia haab há 3 anos

    quanto se gasta mais ou menos em taxi por dia la? uma media!!!

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Oi, Leticia. Eu estive lá já faz algum tempo, não sei dizer quanto você gastaria em táxi por dia, até porque depende muito de onde você vai se hospedar e quais trajetos pretende realizar. Para saber a conversão oficial você pode dar uma olhada aqui: http://www.xe.com/pt/currencyconverter/convert/?Amount=1&From=CUC&To=EUR
    Abs

  • Missing ana paula há mais de 2 anos

    oi Letícia!
    Acabei de chegar de lá agora. 1 CUC está sendo trocado a 1,06 Euro aproximadamente.
    Uma corrida do aeroporto a um hotel em Vedado paguei 25 CUC. A média de gasto com Taxi foi de 10 CUCs por corrida.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.