Domingos Martins
Domingos Martins é a cidade mais conhecida da região das montanhas capixabas, no Espírito Santo. Quem quiser fugir no clima quente da capital pode pegar a estrada, subir a serra e, em menos de uma hora, conhecer o clima ameno de Domingos Martins e seus arborizados distritos, como Pedra Azul.
São muito fortes as culturas alemã e italiana nessa parte do Espírito Santo, influenciando diretamente na culinária, na arquitetura e nos costumes da cidade. Em Domingos Martins, você verá diversos edifícios e casas respeitando a arquitetura enxaimel, tradicional da Alemanha. Também poderá participar de festas e ver danças que mantêm vivas as culturas alemãs e italianas, tão fortes nessa região.
Domingos Martins e seus arredores são um ótimo destino para quem quer respirar ar puro, curtir um pouco de ecoturismo, fazer passeios tranquilos, apreciar cachoeiras e áreas verdes. Por lá, você encontrará também pequenos produtores rurais que abrem suas propriedades para visitas.
Destaques na região de Domingos Martins - o que fazer e conhecer
1. Conhecer o centro de Domingos Martins
O centrinho de Domingos Martins é uma gracinha e vale uma visita. O lugar é bem tranquilo, típico de uma cidade pequena, tem edifícios de arquitetura enxaimel, uma pracinha com parquinho infantil, diversos restaurantes e uma rua conhecida como a Rua do Lazer, que reúne boa parte do comércio da cidade e bons lugares para comer e provar um docinho!
2. Se hospedar em uma pousada em Pedra Azul
O que muitas pessoas procuram ao visitar Pedra Azul e Domingos Martins é um pouco de tranquilidade e sossego. Muitas pessoas optam por viajar à região somente para descansar e curtir uma pousada durante o fim de semana, por isso, vale super à pena escolher um bom lugar para ficar hospedado, podendo curtir das baixas temperaturas da serra capixaba!
Abaixo você confere alguns lugares para ficar hospedado em Pedra Azul!
3. Visitar o Parque Estadual da Pedra Azul
O Parque Estadual da Pedra Azul, criado em 1991, é um patrimônio natural do estado que possui muitas áreas verdes, trilhas, piscinas naturais e uma enorme formação de granito azulado, com 1882 metros de altura, que parece ter um lagarto em direção ao topo de sua montanha. Daí o nome Pedra Azul. O Parque é um ótimo passeio para um dia inteiro, muito procurado por quem quer contato com a natureza. Além da paisagem da Pedra Azul, que é um cartão-postal da região, vale a pena reservar um momento para visitar as piscinas naturais do parque, que são deliciosas!
4. Passear na Rota do Lagarto
A Rota do Lagarto é uma estradinha localizada em Pedra Azul, que possui um cenário lindo e digno de filmes. Ao longo dessa pequena estrada, você pode ir desfrutando a vista que se tem para a Pedra Azul, passar em restaurantes, cafeterias, lojinhas de artesanato ou simplesmente curtir a vista rural das montanhas capixabas. A rota é um dos lugares mais badalados de Domingos Martins e tem diversas pousadas em seus arredores.
5. Visitar o Lavandário de Pedra Azul
O lavandário de Pedra Azul é uma propriedade particular muito bonita, com mais de 16 mil pés de lavanda plantados, uma planta muito conhecida por suas propriedades medicinais e fragrância. O lugar tem uma vista muito bonita, é sempre procurado pelos amantes de boas fotos, possui um bistrô e uma lojinha com produtos produzidos a partir da lavanda. Se você estiver visitado Pedra Azul e região, vale a pena aproveitar para fazer uma parada no Lavandário.
6. Visitar propriedades rurais e conhecer seus produtos
Essa região do Espírito Santo é bastante conhecida pela produção de queijos, embutidos, frutas, geleias e vários outros produtos. Você pode aproveitar sua visita para experiêntá-los! Entre alguns dos estabelecimentos para conhecer na região das montanhas capixabas estão a fazenda Carnielli, que fica em Venda Nova do Imigrante e é famosa pela produção de cafés, queijos e do Socol, que é um embutido típico dessa região. No sítio Pedreiras, você pode colher morangos ao estilo "pegue e pague", assim como no Dom Douro Agriturismo.
7. Conheça Venda Nova do Imigrante
Venda Nova do Imigrante é uma das outras cidades das montanhas capixabas que vale a pena colocar no roteiro. A região foi desbravada por imigrantes, sobretudo italianos, e tem uma festa que acontece anualmente chamada Festa da Polenta, que reúne pessoas de todo o estado. O evento, além de ser muito interessante, permite conhecer melhor a história das famílias que se instalaram na região e contribuíram para o desenvolvimento do estado e da cultura local. Em Venda Nova fica a Casa Nostra, uma casa museu onde você pode conhecer uma casa tradicional dos imigrantes que chegaram na região no fim do século XIX, os objetos utilizados pelos imigrantes e participar de oficinas, aprendendo a cozinhar produtos típicos da imigração.
8. Conheça Santa Teresa
Santa Teresa é outra pequena cidade do Espírito Santo, criada a partir de núcleos rurais ocupados por imigrantes provenientes da região do Norte da Itália. Ela é considerada a primeira cidade da imigração italiana no Brasil e, para muitos nascidos nessa região, sobretudo pessoas mais velhas, o dialeto vêneto foi a primeira língua utilizada no dia-a-dia. Santa Teresa é um lugar muito charmoso, com ótimos restaurantes e casinhas com uma bela arquitetura. Na pequena cidade fica o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, fundado por Augusto Ruschi, um grande estudioso da fauna e floras locais.
Espero que as dicas te ajudem a programar sua próxima viagem à Domingos Martins e Pedra Azul!