Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Farol Califórnia

O Farol Califórnia é uma das estrelas da ponta Norte de Aruba. Construído em 1916, ele enche os olhos de quem faz passeios de barco, pega uma prainha em Arashi Beach ou sobe o pequeno morro na região de Hudishibana para vê-lo de perto. É possível até mesmo subir no farol — custava 5 dólares no final de 2024. 

Farol Califórnia

A construção recebeu esse nome de um navio que naufragou perto da costa de Aruba em 1910, o S.S. California. Ele estava indo de Liverpool para a América Central, com passageiros, mercadorias, provisões, roupas e móveis. 

Farol Califórnia

Dizem que, quando o navio se chocou contra a costa, à meia-noite, os passageiros estavam fazendo uma festa, e os moradores de Aruba só foram se dar conta do que aconteceu à luz do dia. A tripulação precisou jogar boa parte da carga mo mar, e muita coisa foi retirada da água e vendida em Oranjestad

Após o acidente, o Farol California foi construído para evitar que outros navios naufragassem. É uma torre branca de 30 metros de altura, mas que também tem seu charme, e por isso virou ponto turístico.

Farol Califórnia

Acabei não conseguindo subir no farol, porque havia um evento particular no dia em que visitei. Mas normalmente a atração está aberta entre 9h e 17h. O visitante precisa subir 117 degraus de uma escadaria apertadinha, não indicada para quem tem claustrofobia. Muita gente prefere fazer a visita próximo ao entardecer, quando tudo fica ainda mais bonito. 

Farol Califórnia

Caminhei em direção ao restaurante Faro Blanco para conseguir ter um ângulo melhor do "mergulho" do sol no mar do Caribe. Considere fazer uma reserva lá para assistir a esse espetáculo enquanto aprecia a gastronomia italiana da casa.  

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Aruba

Farol Califórnia

Noroeste da ilha
Aruba