Aruba
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Pontos Turísticos de Aruba

Falar dos pontos turísticos de Aruba é falar de natureza. As praias paradisíacas são o principal atrativo que leva milhares de turistas à ilha. Porém, elas não são o único encanto que os viajantes encontram. 

Além de um ranking com os principais pontos turísticos, esse post sugere um roteiro de quatro dias por Aruba, incluindo outras atividades incríveis. Mas roteiro pronto é feito para adaptar, né?! Ainda mais em um destino que é feito para relaxar! 

9 principais pontos turísticos de Aruba:

Clicando em cada link, você acessa as matérias sobre os pontos turísticos, com as melhores dicas para aproveitá-los. Nesse mapa você consegue ver também a localização de cada um:

Sugestão de roteiro de 4 dias por Aruba

Esse é um roteiro só para quem quer conhecer um pouco melhor a ilha. Imagino que se você vai para um resort, prefira ficar relaxando na beira da praia mesmo. Atente-se que não inclui os dias de chegada e de partida.  

O roteiro não inclui todas as atrações, pois não cabem em quatro dias. Você vê um material ainda mais completo no post o que fazer em Aruba, para fazer seu roteiro personalizado. 

Dia 1: Palm Beach

Pontos Turísticos de Aruba

  • Palm Beach: No primeiro dia, não é necessário fazer nada trabalhoso. O melhor que você faz é vestir a roupa de banho, ir para a praia e começar a relaxar e a sentir a vibe da ilha. Considerando que a maioria dos hotéis fica na região de Palm Beach, vá para essa praia mesmo, que tem areia branquinha e água cristalina. Ela é justamente a praia que tem a maioria das atrações de lazer no mar. Então, se sobrou energia, vale se aventurar em um banana boat ou em um parasailing, talvez!
  • Almoço à beira-mar: Não vale a pena sair da praia nem para almoçar, pois há excelentes opções de restaurantes em Palm Beach. Comi um PF de Mahi mahi (dourado) honestíssimo no restaurante Nos Clubhuis, que fica em cima do Hadicurari, outra boa opção. No píer do Pelican Nest (grill e frutos do mar), eu fui de garoupa (grouper), leve e úmida, com batata frita e salada. Estava gostoso, mas o melhor foi a vista, um ângulo diferente da praia mais famosa e badalada de Aruba. 
  • Noite em Palm Beach: Bons restaurantes, bares animados e cassinos estão entre as principais atrações da noite em Palm Beach. A pedida ali é passear sem pressa pela rua J.E. Irausquin Blvd, especialmente no trecho de meio quilômetro entre o Paseo Herencia Mall e o Arawak Gardens Mall, e descobrir tudo de bom que tem por lá. Veja todas dicas no post Noite em Aruba

Dia 2: Parque Arikok e Eagle Beach

Pontos Turísticos de Aruba

  • Parque Arikok: Já está descansado? Podemos começar a aventura? Vale a pena agendar um passeio de jipe e outro tipo de off-road no Parque Arikok. Certifique-se que o roteiro inclui a ida à piscina natural de Aruba e às cavernas do parque nacional, que têm desenhos rupestres e uma pegada misteriosa. A Quadirikiri é a mais instagramável (foto). 
  • Eagle Beach: Aproveite o que sobrou da tarde em uma das praias mais lindas do mundo, que integra vários rankings do tipo. Não se esqueça de tirar uma foto da Fofoti Tree, e leia todas as dicas sobre a praia neste post. Se você estiver em clima romântico, vale reservar um jantar à beira-mar no Passions on the Beach durante o pôr do sol.  
  • Noite no Moomba Beach: Em Palm Beach, é um restaurante e bar pé na areia com atmosfera deliciosa, bem caribenha. As mesas são iluminadas por velas, e costuma ter música ao vivo, voz e violão — isso quando não tem DJ e vira balada! Vale ir, nem que seja para uns drinks.

Dia 3: Baby Beach e Oranjestad

Pontos Turísticos de Aruba

  • Baby Beach: Acorde cedinho e pegue a estrada para Baby Beach,  uma praia de mar rasinho e azul impressionante. Dá para ir de carro ou com passeios de agência que a incluem (leia neste post). Se você estiver por conta própria e achar que tem vento demais lá, pode ver se a coisa está melhor na vizinha Rodgers's Beach, que é menor e não tem estrutura. 
  • Oranjestad: Na volta, pegue o caminho para Oranjestad, a capital de Aruba. Oranjestad é onde a gente se depara com a influência holandesa na ilha, impressa na arquitetura de alguns prédios, e a criançada se encanta no passeio gratuito de bondinho. É um bom lugar para fazer compras em Aruba, e vale visitar o histórico Forte Zoutman e o Museu de Arqueológico. Se você se programar, pode fazer um passeio de submarino (as saídas ocorrem às 11h, 12h e 13h). 
  • Jantar em restaurante típico: Vale experimentar um Keshi Jena ou outro prato típico no The Old Cunucu House, que ocupa uma casa de 150 anos, a 1 km da praia de Palm Beach. Remete às influências europeias da Ilha, especialmente no protagonismo do queijo (Edam ou Gouda). Não tem como ficar ruim, né? Veja mais dicas sobre onde comer em Aruba.

Dia 4: Passeio de barco, ponte natural e farol

Pontos Turísticos de Aruba

  • Barco e snorkel: Os barcos partem de Palm Beach, justamente a praia que concentra a maioria dos hotéis. O passeio mais popular é aquele que inclui a atividade de snorkel, que é um tipo de mergulho em que o praticante permanece na superfície da água observando a vida marinha com uma viseira especial. O tour costuma incluir o empréstimo do snorkel e do pé de pato. Leia mais no post passeios em Aruba
  • Ponte natural e ruínas: Se você estiver de carro, dá para pegar a estrada até a Natural Bridge de Aruba, parando no caminho para ver as Ruínas de Bushiribana. Essa ponte natural já foi o grande ponto turístico da ilha, mas desabou em razão das ondas e do clima. O que tem lá hoje são os escombros e uma ponte menor, mas linda também (foto acima).
  • Pôr do sol no Farol Califórnia: Dependendo do tempo que levaram as atividades anteriores, rola ainda de dar uma passadinha na Arashi Beach, uma praia pacata e com um convidativo bar pé na areia que fica aos pés do famoso Farol Califórnia. É possível subir no topo do farol, mas se já estiver na hora do pôr do sol, ele não deve estar aberto. Cogite reservar uma mesa no Restaurante Faro Blanco para ver esse belo entardecer. 


As 7 atividades preferidas dos turistas em Aruba

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Aruba