As ilhas ABC - Aruba, Bonaire e Curaçao
As ilhas ABC — Aruba, Bonaire e Curaçao — ficam bastante próximas umas das outras e são motivo de dúvidas na hora de escolher para onde viajar. Localizadas no Caribe, logo ao norte da Venezuela, as ilhas têm praias lindas, de areia clara e água azul-transparente. Entretanto, há várias peculiaridades em cada uma delas, e por isso vamos ajudá-lo a descobrir qual das ilhas ABC mais se encaixa na sua viagem dos sonhos.
Aruba (foto à esquerda) é uma ilha bastante influenciada pelo turismo norte-americano, com grandes hotéis e lojas variadas. As praias são rasas, perfeitas para crianças e para pais que não querem nada além de tranquilidade. Bonaire é mais voltada para belezas naturais e procurada por mergulhadores, que encontram no país um dos melhores pontos do mundo para observar peixes e corais. Já Curaçao (foto à direita) se divide entre belas praias, bons restaurantes e a história de uma ilha muito quente mesclada ao charme da colonização holandesa.
Quem viaja em família e não tem como desejo principal desbravar os mistérios do mar das Caraíbas deve dar preferência às ilhas de Aruba e Curaçao. Como Bonaire não tem acesso tão fácil, esse é um destino bastante específico, procurado especialmente pelos amantes do mergulho — esse é o principal motivo pelo qual as pessoas conhecem a ilha.
Aruba e Curaçao são os destinos mais populares entre as ilhas ABC e, por isso, é muito comum dividir a estada entre os dois países. Um voo de 30 minutos é suficiente para ir de uma capital a outra e desfrutar das ótimas praias de ambos os países.
As duas ilhas possuem moeda própria, mas na verdade elas funcionam mesmo é com dólar. A língua local é o papiamento, uma mistura crioula de línguas africanas, espanhol, português, holandês, francês, inglês e indiano arawak, embora todos falem em inglês com os turistas. E a infraestrutura turística é ótima. Se você já decidiu a ilha, precisa ler nossos posts sobre onde ficar em Aruba e onde ficar em Curaçao. Trazemos as melhores dicas de hotéis.
Se você não está viajando apenas pelo mergulho e bater uma dúvida entre ficar em Aruba ou em Curaçao, acompanhe esse rápido comparativo entre os dois países:
Praias: Curaçao. A variedade de boas praias em Curaçao é superior à de Aruba, embora algumas delas sejam pagas.
Vida Noturna: Aruba. Em Aruba o agito noturno é muito maior, com mais opções de bares e lugares animados para ir à noite.
Cultura: Curaçao. Fortes, arquitetura encantadora e casarões antigos são alguns dos motivos pelos quais Curaçao é um lugar não só mais charmoso, mas também mais atrativo culturalmente.
Compras: Aruba ganha nesse quesito, apesar de Curaçao também ter boas lojas.
Transportes: Aruba. A facilidade de se locomover em Aruba é superior à da vizinha. O transporte público, além de barato, circula entre a parte principal da cidade constantemente. Em Curaçao, será necessário alugar um carro.
Hotéis: Aruba. Em Aruba, grande parte dos hotéis fica pertinho da areia e oferece uma ótima estrutura para o hóspede desfrutar de um belo dia na praia.