Passeios em Aruba
Contratar passeios em Aruba é uma forma prática e cômoda de conhecer a Ilha Feliz. Há aventuras por mar e por terra, incluindo versões off-road.
Você pode desbravar a ilha a bordo de diferentes maneiras: de barco, jipe, buggy, cavalo, do seu próprio tênis de trilha e até de submarino. Alguns dos tours buscam e "devolvem" o turista no hotel, o que é uma vantagem enorme para quem está sem carro. Veja neste link os passeios disponíveis pela Civitatis.
Trazemos informações sobre os principais passeios de Aruba neste post, com links para reserva.
Passeios de barco em Aruba
Com sua incrível paleta de azuis, o mar é a grande estrela de Aruba. E os passeios de barco são uma forma deliciosa de explorá-lo vendo a ilha de outro ângulo. Existem opções de passeios privativos (você encontra à venda em tendas de Palm Beach), mas os compartilhados saem mais em conta.
Passeio de barco com snorkel
Os barcos partem de Palm Beach, justamente a praia que concentra a maioria dos hotéis. O passeio mais popular é aquele que inclui a atividade de snorkel, um tipo de mergulho em que o praticante permanece na superfície da água, observando a vida marinha com uma viseira especial. O tour costuma incluir o empréstimo do snorkel e do pé de pato.
Uma parada popular desse passeio de Catamarã é próxima aos destroços do SS Antilla, um navio alemão afundado pela própria tripulação em 1940, na II Guerra Mundial. Chamado de "navio fantasma" pelos locais, é o maior naufrágio visível no Caribe, a 18 metros de profundidade, atraindo corais e muitos tipos de peixes. Tem gente que desce mergulhando em apneia, mas, além de ser difícil, isso pode não ser seguro: siga as recomendações do seu guia para evitar acidentes.
Esse passeio em questão ainda inclui uma parada perto de Boca Catalina, na ponta norte de Aruba, outro lugar muito bom para se fazer snorkel. Ah, e durante o passeio os turistas podem curtir lanchinhos e bebidas: é open bar.
O passeio tem cerca de três horas e acontece tanto de manhã quanto à tarde. Você pode ver o preço e fazer a reserva neste link.
Passeio de barco ao pôr do sol
Como minha agenda estava cheia de atividades durante o dia, optei pelo passeio de barco ao pôr do sol. Esse não prevê parada para snorkel, mas permite que a gente contemple todas as cores do entardecer caribenho e inclui a volta sob a luz das estrelas — acho que nunca tinha andado de barco à noite.
Fizemos o passeio da Pelican Adventures, a convite. Ele partia do cais do píer da Pelican, onde eles também têm um restaurante com bela vista de Palm Beach. Fomos até a ponta norte da ilha, avistamos o Farol Califórnia e então retornamos em direção a Eagle Beach.
Era um barco a vela grande, levava umas 50 pessoas. Havia bancos na parte de trás e, na proa, dois grandes buracos onde foram instaladas redes para as pessoas se deitarem, observando a água do mar sob seus narizes (foto). Deitar ali depois de uns dois ou três drinks foi uma das coisas mais relaxantes da viagem hehe.
O passeio de barco ao pôr do sol também é open bar, e os tripulantes sabiam fazer vários drinks. Não deixe de experimentar o drink Aruba Ariba — o nome já é bom, né?! Leva rum, vodka, creme de banana, um licor chamado Grand Marnier e ponche de frutas. Docinho, docinho, daqueles bem traiçoeiros.
De comida, primeiro serviram espetinhos de fruta e, depois, espetinhos de queijo com tomate, além de algumas friturinhas. É uma oportunidade para experimentar o pastechi, que é uma "receita de massa de farinha em formato de meia-lua, recheada com vegetais, queijo, carne, frango ou outros recheios, frita". Sim, é um pastel, daquele tipo mais massudo.
Então, se você gosta de mergulhar e ver a vida marinha, faça o passeio durante o dia, com snorkel, até porque, com o calor, você vai querer se refrescar. Caso prefira observar o marzão do lado de fora mesmo, o do pôr do sol pode ser ótimo, e mais fresquinho também.
Para ver os preços desse passeio que a gente fez e reservar, entre no site da empresa. Na Civitatis também dá para comprar a versão do passeio operada por outra agência, com os preços já em reais — acesse o link.
Passeios off-road em Aruba
Uma das aventuras que Aruba oferece são os passeios off-road realizados em jipes ou outros veículos 4X4, buggies, quadriciclos ou até mesmo em UTV, que é uma mistura meio doida de carro e quadriciclo. Também tem gente que prefere conhecer o interior da ilha por meio de trilha.
Esses passeios são a melhor forma de conhecer a versão "nua e crua" da ilha, com um aspecto árido, toda sorte de cactos, rochas vulcânicas e estradas acidentadas.
- Tour de buggy ou quadriciclo por Aruba
- Tour de 4x4 por Aruba
- Trilha pelo Parque Arikok
- Passeio a cavalo pelo norte de Aruba
Eu fiz o passeio de jipe, também a convite da Pelican Adventures. Fui de carona no carro do guia, mas o legal desse passeio é a possibilidade de, de fato, dirigir um jipe. Lembrando que o motorista do seu grupo precisa levar a carteira de habilitação no passeio, a CNH brasileira mesmo.
Essa agência tem dois roteiros diferentes: o primeiro passa por Arashi Beach, Farol Califórnia, Cabo Norte, Capela Alto Vista, Ruínas de Bushiribana, Mangel Halto, San Nicolas Street Art e inclui meia hora de praia em Baby Beach; o segundo, que fizemos, ocorre majoritariamente dentro do Parque Arikok. Eu acho mais vantajoso, porque, ao contrário dos locais do primeiro roteiro, que podem ser visitados de carro de passeio, inclui a piscina natural de Aruba, onde só se chega de carro tracionado.
No tour Off-road Safari pela Piscina Natural e Cavernas, nossa primeira parada foi nas formações rochosas de Ayo, um parque gratuito de 23 mil metros quadrados, com rochas monolíticas de até 50 metros. Ali você encontra alguns lugares sagrados para os ameríndios, povos originários da ilha, incluindo pedras com pinturas rupestres. É uma paradinha de 20 minutos apenas. Inclusive, dá para chegar sem dificuldades com carro de passeio.
Então, partimos para o Parque Arikok, uma área de preservação nacional que ocupa 20% da área da ilha. O parque possui algumas elevações consideráveis e, em certos pontos, dá para ter uma bela vista da ilha. Pode ser que você encontre lagartos e cobras pelo caminho, mas eu só vi cabras. Fiquei emocionada quando o guia apontou para uma sobre uma rocha; mal sabia que dezenas cortariam nossa frente na estrada mais adiante. Ah, dentro do Arikok também existe um parque de energia eólica.
A primeira grande atração que visitamos, na área do parque, foi a piscina natural "Conchi" (concha) ou "Cura di Tortuga" (Enseada das Tartarugas). Ela fica a 5 km da entrada principal e não pode ser acessada com carro de passeio. É uma formação de pedras vulcânicas na costa leste da ilha que forma uma depressão invadida pelo mar cristalino do Caribe.
Enquanto as ondas batem nas pedras, borrifando água para tudo o que é lado, os banhistas boiam relaxados na piscina. É um bom lugar para observar peixinhos — vale a pena levar equipamento de snorkel. Mas preciso alertar que não é garantido que ela estará assim, tranquila. Eu mesma tive azar: as ondas invadiam a piscina, impossibilitando o banho.
Depois, paramos em duas cavernas:
- Fountain Cave: a primeira caverna avistada por quem entra por San Fuego, que se estende por pelo menos 95 metros, mas a gente consegue conhecer apenas a pontinha inicial, de onde já dá para apreciar estalagmites, estalactites de calcário e desenhos rupestres. Nas paredes da caverna, há figuras feitas em diferentes períodos de ocupação da ilha. Hoje, a Fountain Cave é lar para morcegos e caranguejos.
- Quadirikiri Cave: Essa é a mais famosa e fotogênica das cavernas do Arikok National Park. Uma escadaria leva à entrada e a partir daí você pode usar a lanterna do celular para conseguir avançar por túneis escuros rumo às galerias, parcialmente iluminados por fendas no teto (cuidando sempre para não bater a cabeça). A caverna tem 30 metros de extensão e é possível encontrar desenhos rupestres e, é claro, morcegos por ali.
Como não rolou o mergulho na piscina natural no final do passeio, o guia fez um desvio no roteiro original e nos levou à Baby Beach. Com tanto calor, a gente merecia mesmo se refrescar.
Você pode ver os preços e fazer a reserva deste passeio no site da agência.
Passeio pelo sul de Aruba
Se você não alugou carro, o tour pelo Sul de Aruba é uma boa forma de conhecer as praias mais distantes da região hoteleira, na ponta sul da ilha.
Esse roteiro aqui, por exemplo, vai de micro-ônibus a praias menos conhecidas, como Mangel Halto, onde os turistas colocam máscara de snorkel e pulam no mar, até a famosa Baby Beach, uma das mais bonitas da ilha. Com formato de meia-lua, Baby Beach é uma praia de águas rasinhas, de um tom azul que quase nos enfeitiça. O nome não mente: é amada por famílias com crianças.
É um passeio de meio dia, mas observe que ocorre em dias específicos (quando viajei, era apenas às sextas-feiras). Verifique se o transfer busca você no hotel.
Passeio no submarino de Aruba
O Altantis é um submarino de verdade que leva até 48 passageiros em um "rolezinho" pelo fundo do mar. Ele desce até 130 pés no alto-mar, cerca de 40 metros de profundidade, possibilitando que os turistas vejam de perto peixes, corais e até barcos naufragados. A visibilidade me surpreendeu; não esperava enxergar tanta coisa apenas com a iluminação natural do sol.
Construído no Canadá na década de 1990, o Atlantis faz três passeios por dia: às 11h, às 12h e às 13h. A saída ocorre na capital de Aruba, Oranjestad, perto do terminal de cruzeiros da ilha. A idade mínima para fazer o passeio é 4 anos. Havia muitas crianças e idosos no meu grupo, mas, por causa dessa escada, existe a limitação para pessoas com dificuldade de locomoção. Ah, se você é claustrofóbico, obviamente essa é uma péssima ideia.
Veja nosso relato completo e informações sobre preço e reservas neste post.